Anatomia dos músculos das costas

22 de janeiro de 2020
Os músculos das costas têm muitas funções. Por exemplo, uma das mais importantes é que eles recobrem a coluna vertebral. É essencial conhecer o básico dessa região para fortalecê-la de forma apropriada.

A área que cobre a coluna é composta por mais de quinze grupos musculares. Não precisamos aprender todos os músculos das costas, mas é bom ter pelo menos uma noção básica sobre eles. Saiba mais sobre o assunto no artigo a seguir.

Músculos superficiais das costas

Eles estão associados aos movimentos dos ombros e se juntam às clavículas, escápula e úmero. Eles também são conhecidos como intrínsecos do dorso e são cobertos pela fáscia profunda. São os seguintes:

1. Trapézio

Este músculo está localizado entre o pescoço e o tronco. Ele deve seu nome à forma achatada, com um lado inferior mais longo que o superior e duas laterais diagonais. Ele cobre do pescoço até as omoplatas e se insere nas cervicais. O seu objetivo é mover as escápulas, erguer os ombros e virar a cabeça.

Músculos superficiais das costas

2. Dorsal

Dos músculos das costas, o dorsal é o maior, mais forte e mais largo. Está localizado nas laterais do tronco, embaixo das omoplatas e sobre as costelas. Tem uma forma triangular e é essencial em vários esportes, como natação (estilo borboleta) e alpinismo.

3. Músculo levantador da escápula

É um músculo triangular, localizado na lateral do pescoço até a raiz das costas da escápula . Como função, o músculo levantador da escápula é responsável por mover esse osso e também por inclinar a coluna vertebral.

4. Músculos das costas: romboide

músculo romboide está localizado sob o pescoço, no centro das costas, e vai até a borda da escápula. Tem uma forma trapezoidal (dois lados longos horizontais e dois lados curtos verticais). É dividido em menor e maior, de acordo com a sua localização.

Músculos das costas intermediários

O grupo intermediário dos músculos das costas está ancorado na caixa torácica e na coluna vertebral. Sua função é elevar e abaixar as costelas, bem como colaborar na função respiratória. Entre eles, estão:

1. Músculo serrátil póstero-superior

Está localizado na parte superior das costas, da coluna às primeiras costelas. Nasce no ligamento cervical posterior e é direcionado para os lados das costas. Levanta as costelas superiores, portanto, intervém na respiração.

Músculos das costas intermediários

2. Músculo serrátil póstero-inferior

Está localizado na parte inferior das costas, da coluna vertebral às últimas quatro costelas. Como ação, desempenha um papel muito importante, juntamente com o músculo grande dorsal, para proteger as costelas. Também está envolvido na expiração.

Músculo serrátil póstero-inferior

3. Músculo iliocostal

Está dividido em lombar, dorsal e cervical, de acordo com a sua inserção. Passa pela crista ilíaca do coxal, sacro, costelas, vértebras cervicais e tubérculos posteriores dos processos transversais.

Músculos das costas: iliocostal

Músculos das costas profundos

Esses músculos sempre devem ser desenvolvidos para alcançar uma boa postura corporal. Eles se estendem da base do crânio ao sacro, e sua principal função é ajudar nos movimentos da coluna vertebral. Eles são:

1. Músculo esplênio

Ocupa a nuca e a parte superior das costas, sob o trapézio e o esternocleidomastoideo. Suas funções são inclinar e girar a cabeça, além de estender e hiperextender o crânio e o pescoço.

2. Músculos espinotransversais

O músculo espinotransversal está localizado na parte posterior do músculo, conhecido como semiespinhoso. Seu maior desenvolvimento está localizado na região lombar.

Músculos espinotransversais

Como trabalhar os músculos das costas?

Através de exercícios e alongamentos, podemos fortalecer os músculos das costas. O principal benefício de fazer isso é que eles nos ajudam a evitar contraturas e dores.

Existem muitos exercícios dedicados inteiramente às áreas cervical, dorsal e lombar. No entanto, antes de realizá-los, recomendamos que você consulte um treinador ou um fisioterapeuta.

As costas sofrem devido ao estresse, estilo de vida sedentário e posturas ruins ao dormir ou trabalhar muitas horas todos os dias. Portanto, para evitar rigidez (principalmente na cervical), o alongamento durante o dia ou antes de dormir é uma alternativa muito recomendável.

Os músculos das costas exigem muita atenção, porque a maioria dos nossos movimentos depende deles, incluindo a respiração e a adoção de uma boa postura, que apóia a cabeça e nos permite ficar em pé. Não deixe as costas de lado durante o treinamento!

  • Hansen, L., De Zee, M., Rasmussen, J., Andersen, T. B., Wong, C., & Simonsen, E. B. (2006). Anatomy and biomechanics of the back muscles in the lumbar spine with reference to biomechanical modeling. Spine. https://doi.org/10.1097/01.brs.0000229232.66090.58