O melhor treino para trabalhar os músculos das costas

6 de dezembro de 2019
Se você quiser trabalhar os músculos das costas, no artigo a seguir vamos mostrar qual é o melhor treino.

A maioria dos atletas que frequentam as academias reserva pelo menos um dia da semana para trabalhar os músculos das costas. Na verdade, existem vários exercícios, muitos dos quais você provavelmente já está fazendo, destinados a esse grupo muscular.

Neste artigo, vamos mostrar como você pode trabalhar os músculos das costas. Tome nota e descubra a seguir!

As costas são um grupo muscular grande e complexo. No entanto, pode ser a melhor parte do seu corpo se você souber como treinar adequadamente. Os músculos das costas participam de quase todas as atividades que você faz todos os dias, por isso é importante que eles sejam fortes o suficiente para lidar com todo esse esforço.

O melhor treino para trabalhar os músculos das costas

Os exercícios para tonificar as costas podem ser divididos em movimentos compostos e movimentos de isolamento. Assim como todos os músculos do corpo, é possível fazer exercícios para as costas por até três dias não consecutivos durante a semana.

Como não poderia deixar de ser, o número de séries, repetições e a intensidade dos treinos vão definir as metas de condicionamento físico.

1. Remada na polia baixa

O primeiro dos exercícios para trabalhar os músculos das costas é a remada na polia baixa. Para esse exercício, você precisará ter acesso a um aparelho de ginástica com uma polia baixa e usar uma barra em V. Para chegar à posição inicial, primeiramente sente-se na máquina e coloque os pés na plataforma frontal.

O melhor treino para trabalhar os músculos das costas

Incline-se enquanto mantém o alinhamento natural das costas e segure as alças da barra em V. Com os braços estendidos, puxe-a para trás até que o tronco forme um ângulo de 90 graus em relação às pernas. Você verá como é um exercício muito simples de fazer!

2. Remada com halteres

Este segundo exercício permite um trabalho unilateral no qual cada braço trabalha independentemente do outro.

Para fazer o exercício de remada com halteres, você precisa usar um banco para apoiar o joelho esquerdo na parte inferior. Ao mesmo tempo, você deve apoiar a mão direita no encosto do banco enquanto segura um haltere na mão esquerda.

O melhor treino para trabalhar os músculos das costas

Para prosseguir com o exercício, estenda o braço esquerdo e mantenha as costas retas. O exercício consiste em levantar o peso até que o cotovelo fique o mais alto possível.

O haltere deve seguir uma trajetória reta, permanecendo próximo ao corpo, e deve terminar contra o quadril na parte superior do movimento. Não se esqueça de que o tronco deve permanecer imóvel durante todo o movimento.

3. Levantamento terra

O levantamento terra é, sem dúvida, o melhor exercício para desenvolver as costas e aumentar a força geral. Lembre-se de que o levantamento de pesos requer uma poderosa contração dos músculos da cadeia dorsal do corpo, tais como os isquiotibiais, os glúteos e, é claro, as costas, pois é necessária uma estabilização dinâmica do corpo.

Agachamento terra

4. Puxada alta na polia

Para a puxada alta, é necessário ter acesso ao aparelho encontrado nas academias. Para começar, coloque uma barra longa na polia alta e coloque a almofada do aparelho nos joelhos. Basicamente, o exercício consiste em puxar o peso em direção ao peito, começando acima da cabeça, com a ajuda da barra.

Puxada para baixo na máquina

Tenha em mente que, ao fazer este exercício, é fácil perder o controle, portanto reduza a resistência, se necessário. Lembre-se também de que você pode fazê-lo sentado ou em pé, e também com diferentes variações de pegada.

5. Puxada alta na barra

Finalmente, a puxada alta na barra é outro exercício que nunca deve faltar no seu treino para tonificar as costas. Como você já sabe, você só precisa de uma barra de treinamento. Embora alguns atletas façam com que ela pareça algo simples, na verdade, é um dos exercícios mais difíceis de todos.

Isso ocorre porque o peso do corpo inteiro é elevado apenas com os braços. O peso das pernas, ombros, braços e abdômen! É necessária muita força na pegada, além de estar em boa forma.

O melhor treino para trabalhar os músculos das costas

Como você pode ver, existem várias maneiras excelentes de treinar os músculos das costas.

Porém, além de sempre consultar um profissional, antes de executar qualquer treino que permita trabalhar os músculos das costas, você também deve fazer um bom aquecimento para evitar lesões e preparar os músculos para o treinamento.

Então, que tal seguir este treino?

  • A., G. A. (2014). Low back pain related to training in the gym. European Spine Journal. A. Godoy Adaro, CETEC, Entre Rios, Argentina: Springer Verlag. Retrieved from http://ovidsp.ovid.com/ovidweb.cgi?T=JS&PAGE=reference&D=emed12&NEWS=N&AN=71622328
  • Westcott, W. L. (2012). Resistance training is medicine: Effects of strength training on health. Current Sports Medicine Reports, 11(4), 209–216. https://doi.org/10.1249/JSR.0b013e31825dabb8