Fazer exercício em família fortalece o vínculo afetivo

· 10 de outubro de 2018
Fazer exercício em família não é apenas benéfico para os seus filhos, mas também é benéfico para você. Vamos te contar no artigo a seguir a influência que essa prática tem no vínculo afetivo.

Em um mundo onde pais e filhos estão ocupados com seus esportes individuais, hobbies e outras atividades, as famílias muitas vezes têm dificuldade para passar um tempo de qualidade juntas. Uma boa maneira de fazer isso seja através do esporte, uma vez que fazer exercício em família fortalece o vínculo afetivo.

Além disso, os benefícios de passar tempo em família são bastante claros. Vínculos familiares fortes são essenciais para o desenvolvimento social e emocional das crianças, assim como para o bem-estar de toda a família e o desenvolvimento de hábitos saudáveis.

Da mesma forma, fazer exercício em família não é apenas uma boa maneira de fazer o coração bater e queimar calorias. Mas também é uma excelente maneira de construir laços familiares e aproveitar a companhia de todos os membros da casa.

As crianças estão observando cada movimento de seus pais e refletindo cada uma de suas ações. Se um pai tem um estilo de vida sedentário, há chances de que os filhos também o tenham. No entanto, pais que comem de forma saudável e, além disso, fazem exercício regularmente, dão lições muito valiosas para as crianças.

Uma família fazendo exercício juntos

Fazer exercício em família é bom para todos

Atualmente, a maioria das crianças costuma se divertir brincando com aparelhos eletrônicos. É bom se familiarizar com as novas tecnologias, mas não é conveniente abusar delas e passar o dia inteiro sentado.

Fazer exercício em família pode, além de ser uma boa maneira de passar um tempo divertido com as crianças, ser muito útil para os pequenos começarem a se conscientizar dos benefícios e valores que o mundo do esporte proporciona.

Ao fazer com que as crianças relacionem a atividade física com pensamentos de união, comunidade e diversão, você pode orientá-las a praticar esportes. E esses hábitos positivos a longo prazo não se restringem apenas aos jovens.

O exercício não é importante apenas para o desenvolvimento muscular das crianças, mas também ajuda a desenvolver a disciplina e a resistência, além de melhorar suas habilidades sociais.

Sem dúvida, essa é uma responsabilidade dos pais, pois as crianças acreditam que a maioria dos comportamentos que encontram em casa são ações aceitáveis, sejam eles bons ou ruins.

O primeiro vínculo afetivo é ao mesmo tempo o mais especial e aquele que vai marcar para a vida toda. É aquele estabelecido pelas crianças com seus pais. Esses vínculos vão marcar o seu comportamento, atitudes e também pensamentos durante toda a sua vida.

“Não conheço nenhuma outra maneira de liderar que não pelo exemplo”

–Don Shula–

Benefícios de fazer exercício em família

Os benefícios do exercício são infinitos. De fato, um programa diário de exercícios é essencial para o crescimento e desenvolvimento normal de cada criança. Por essa razão, aproveitamos a oportunidade para te contar alguns dos benefícios de praticar exercício em família:

1.-Traz motivação e incentivo adicionais

Quando as pessoas com quem você passa a maior parte dos seus dias estão interessadas no exercício, as chances de sugerir praticar uma atividade física são muito mais prováveis. Além disso, o fato de fazer exercício em família traz motivação e um estímulo adicional.

2.-Fortalece o vínculo familiar

Por meio do esporte, os membros da família podem fortalecer seus laços familiares. Tenha em mente que, durante qualquer atividade que façam, não haverá outra escolha a não ser conversar entre si e trabalhar em equipe.

Seja jogando tênis, correndo ou passeando tranquilamente no parque, fazer exercício físico em família te dá a oportunidade de se concentrar em suas interações e nos objetivos que estão alcançando juntos.

Família jogando futebol

Além disso, fazer exercício em família oferece a oportunidade de sair, respirar um pouco de ar fresco e conhecer realmente as pessoas com quem você passa todos os dias.

3.-Incorpora bons hábitos

Ao usar o tempo com a família para fazer uma atividade física em conjunto, você incentiva seus filhos a se exercitarem. Além disso, você está construindo hábitos para a vida toda.

As crianças geralmente carregam tradições familiares para sua vida adulta, e uma delas poderia ser o exercício. Além disso, também ajuda a incutir nas crianças quais são os hábitos normais e saudáveis de saúde. Elas aprendem por exemplo o fato de fazer da atividade física ser uma prioridade.

Finalmente, lembre-se de que dar um passo à frente para ser fisicamente ativo com a família pode ser o começo de um prazer para a vida toda, para você e também para os outros membros da família. Assim, fazer exercício em família é uma oportunidade ideal para estar em forma e se divertir!