Os melhores exercícios com bola medicinal

· 5 de outubro de 2018
A bola medicinal é uma ferramenta útil para desenvolver habilidades, queimar calorias e fortalecer os músculos. Com ela você ganha força, tonifica o corpo e melhora a saúde. Mas é preciso conhecer as técnicas exatas para não se lesionar.

As bolas medicinais são muito parecidas com a bola de basquete, mas algumas são muito mais pesadas e há tamanhos diferentes. Elas podem ser levantadas, seguradas ou jogadas, portanto são úteis para fazer vários exercícios. Conheça alguns deles e tire proveito dessa ferramenta para fazer um treino completo com exercícios com bola medicinal.

Exercícios com bola medicinal

Incluir no nosso treino esses exercícios com bola medicinal permite um trabalho intenso e efetivo. Você exercitará seu corpo por completo, pois essa bola é útil como carga para exercícios de lançamento e como ponto de apoio.

Mulher fazendo abdominal com bola medicinal

Lançamento da bola na parede

Esse exercício ajuda a queimar calorias, dá potência a seu corpo e demanda força. Por isso, é muito utilizado no Crossfit. Ele requer uma boa técnica para trabalhar a maior parte de seu corpo. Se for feito com a técnica correta, exercitará glúteos, quadríceps, peitorais, tríceps, ombros e femorais.

Mulher fazendo exercício com bola medicinal na parede

Jumping Jacks

É o exercício perfeito para trabalhar a potência muscular do seu corpo e emagrecer. É preciso que a bola tenha um peso médio. Trabalha diferentes músculos, assim como também a mobilidade de suas pernas e braços.

Flexões alternadas com bola medicinal

Se feito de forma correta, ajudará você a queimar muitas calorias. Além disso, trabalha peitorais, o centro gravitacional e tríceps.

Burpees tradicionais

Mais um dos exercícios com bola medicinal perfeitos para trabalhar os peitorais, ombros e braços. Ao mesmo tempo, queima calorias e trabalha as pernas.

A forma correta de realizá-los é pegar a bola e colocá-la no chão. Depois, apoie-se na bola e não no chão. É um apoio instável que fortalece os músculos trabalhados e demanda mais esforço.

Slamball

Também conhecido como lançamento de bola ao chão. Trabalha os membros inferiores e superiores e o abdômen. A bola deve ser lançada com o peso suficiente para tornar o exercício difícil para você.

Prancha sobre a bola medicinal

Sua execução requer esforço dos músculos da parte média do corpo. Se você é iniciante, deve apoiar as mãos sobre a bola, esticar os braços e ir descolando o corpo do chão, formando uma linha reta que contrairá o abdômen.

Para avançar na técnica, além de apoiar as mãos, apoie também os pés em outra bola. Não entorte a cintura, e os ombros não devem ultrapassar as orelhas.

Exercite o centro de gravidade

Essa bola é um excelente instrumento para treinar e fortalecer o centro de gravidade do corpo. Para tirar proveito desse instrumento, faça os seguintes exercícios:

Giros com a bola medicinal

Sente-se com os joelhos dobrados e os pés no chão. Coloque a bola sobre o peito e incline-se até formar um ângulo de 45 graus. Mantenha o abdômen contraído, eleve a cabeça e os ombros do chão e levante a bola.

Cortes de lenhador

Você deve manter os joelhos flexionados e pegar a bola medicinal com as duas mãos. Mantenha os braços esticados e leve a bola para cima, e depois para a esquerda. Faça de 10 a 12 repetições para cada lado.

Prancha com a bola

Apoie as mãos sobre a bola com os braços esticados. Estique as pernas e equilibre as mãos na bola. Fique nessa posição durante 30 segundos, aumentando a intensidade até 60 segundos, contraindo o abdômen.

Como escolher a bola adequada?

Tenha cuidado para não cometer o erro mais comum: escolher uma bola mais pesada do que o necessário. Para cada treinamento, você precisa de um peso diferente. Para escolher certo, siga essas recomendações:

  • Treinamento de velocidade: bolas leves.
  • Treinamento de força: Bola maior e mais pesada.
  • Se perder o controle da bola, utilize uma mais leve.

Seguir essas dicas para fazer exercícios com bola medicinal é importante. Você terá um efeito maior e cuidará de sua saúde.