
Por ser um fator que determina os processos mente e corpo, a psicomotricidade desempenha um papel vital na dança, já que o bailarino deve administrar a mente em função do corpo e, ao mesmo tempo, ter consciência de seu entorno…
A bola medicinal é uma ferramenta útil para desenvolver habilidades, queimar calorias e fortalecer os músculos. Com ela você ganha força, tonifica o corpo e melhora a saúde. Mas é preciso conhecer as técnicas exatas para não se lesionar.
As bolas medicinais são muito parecidas com a bola de basquete, mas algumas são muito mais pesadas e há tamanhos diferentes. Elas podem ser levantadas, seguradas ou jogadas, portanto são úteis para fazer vários exercícios. Conheça alguns deles e tire proveito dessa ferramenta para fazer um treino completo com exercícios com bola medicinal.
Incluir no nosso treino esses exercícios com bola medicinal permite um trabalho intenso e efetivo. Você exercitará seu corpo por completo, pois essa bola é útil como carga para exercícios de lançamento e como ponto de apoio.
Esse exercício ajuda a queimar calorias, dá potência a seu corpo e demanda força. Por isso, é muito utilizado no Crossfit. Ele requer uma boa técnica para trabalhar a maior parte de seu corpo. Se for feito com a técnica correta, exercitará glúteos, quadríceps, peitorais, tríceps, ombros e femorais.
É o exercício perfeito para trabalhar a potência muscular do seu corpo e emagrecer. É preciso que a bola tenha um peso médio. Trabalha diferentes músculos, assim como também a mobilidade de suas pernas e braços.
Se feito de forma correta, ajudará você a queimar muitas calorias. Além disso, trabalha peitorais, o centro gravitacional e tríceps.
Mais um dos exercícios com bola medicinal perfeitos para trabalhar os peitorais, ombros e braços. Ao mesmo tempo, queima calorias e trabalha as pernas.
A forma correta de realizá-los é pegar a bola e colocá-la no chão. Depois, apoie-se na bola e não no chão. É um apoio instável que fortalece os músculos trabalhados e demanda mais esforço.
Também conhecido como lançamento de bola ao chão. Trabalha os membros inferiores e superiores e o abdômen. A bola deve ser lançada com o peso suficiente para tornar o exercício difícil para você.
Sua execução requer esforço dos músculos da parte média do corpo. Se você é iniciante, deve apoiar as mãos sobre a bola, esticar os braços e ir descolando o corpo do chão, formando uma linha reta que contrairá o abdômen.
Para avançar na técnica, além de apoiar as mãos, apoie também os pés em outra bola. Não entorte a cintura, e os ombros não devem ultrapassar as orelhas.
Essa bola é um excelente instrumento para treinar e fortalecer o centro de gravidade do corpo. Para tirar proveito desse instrumento, faça os seguintes exercícios:
Sente-se com os joelhos dobrados e os pés no chão. Coloque a bola sobre o peito e incline-se até formar um ângulo de 45 graus. Mantenha o abdômen contraído, eleve a cabeça e os ombros do chão e levante a bola.
Você deve manter os joelhos flexionados e pegar a bola medicinal com as duas mãos. Mantenha os braços esticados e leve a bola para cima, e depois para a esquerda. Faça de 10 a 12 repetições para cada lado.
Apoie as mãos sobre a bola com os braços esticados. Estique as pernas e equilibre as mãos na bola. Fique nessa posição durante 30 segundos, aumentando a intensidade até 60 segundos, contraindo o abdômen.
Tenha cuidado para não cometer o erro mais comum: escolher uma bola mais pesada do que o necessário. Para cada treinamento, você precisa de um peso diferente. Para escolher certo, siga essas recomendações:
Seguir essas dicas para fazer exercícios com bola medicinal é importante. Você terá um efeito maior e cuidará de sua saúde.