Exercícios durante a gravidez: o que fazer e o que evitar

· 7 de setembro de 2018
Na maioria dos casos, fazer exercícios durante a gravidez é benéfico para o seu corpo. É importante conversar com o seu médico desde o início para que ele te indique o nível adequado - isso dependerá principalmente do estado físico antes da gravidez

Muitos especialistas recomendam a caminhada como um dos exercícios durante a gravidez mais benéficos. Você deve começar com duas ou três vezes por semana andando em um ritmo moderado e, com o passar do tempo, você deve aumentar os minutos, ritmo e declives ao longo do caminho.

Mas o que mais as mamães podem praticar além da caminhada?

Exercícios durante a gravidez: o que fazer

Os exercícios durante a gravidez que você deve fazer dependem principalmente do seu gosto e do conselho do seu médico. A natação é um esporte muito atraente, já que você pode flutuar e seu corpo pesa menos.

A melhor coisa nestes casos é combinar exercícios cardiovasculares, exercícios de força e flexibilidade, contanto que você evite os exercícios nos quais você tem que pular.

Gravida na academia

Se você gostava de correr antes de engravidar, na maioria dos casos você pode continuar correndo durante a gravidez, embora você possa ter que mudar um pouco seu treino. Nos primeiros cinco minutos e nos últimos cinco, você deve ir em um ritmo mais lento para aquecer e reduzir a atividade do corpo, respectivamente.

Muitas mulheres ficam tontas durante os primeiros meses de gravidez e, à medida que o bebê cresce, o seu centro de gravidade muda. Portanto, é provável que seja mais difícil manter o equilíbrio, especialmente durante o último trimestre; e por esse motivo talvez fique mais difícil realizar exercícios durante a gravidez.

Além disso, se o seu corpo pedir uma pausa por causa de algum sintoma anormal, você deve fazê-la. Seu corpo está enviando mensagens para descansar nos seguintes casos:

  • Você está tonta
  • Você se sente cansada
  • Você não tem ar
  • Você tem batimentos cardíacos fortes e rápidos
  • Sente alguma dor nas costas, na pélvis ou em alguma outra área relacionada

Outro fator que deve ser levado em conta ao realizar exercícios durante a gravidez é a temperatura do seu corpo. Para o bebê, não é bom que a temperatura seja superior a 39 graus Celsius, pois pode causar problemas no desenvolvimento do feto. Evite praticar esportes em altas temperaturas.

Quando estiver quente, não pratique exercício ao ar livre. Lembre-se também que a natação não permite que você perceba se a temperatura do seu corpo está aumentando muito, já que a água dá uma sensação de frescor.

Exercícios que você deve evitar

A maioria dos médicos não recomendam os exercícios em que você deve se deitar de costas, especialmente se for o primeiro trimestre da gravidez. A menos que seu médico lhe diga o contrário, também é aconselhável evitar atividades que envolvam o seguinte:

  • Exercícios para descer e subir escadas
  • Exercícios de rebote
  • Mudanças súbitas de direção
  • Saltos
  • Exercícios que podem causar lesões na região abdominal

Geralmente é aconselhável evitar esportes que tenham algum tipo de contato físico, mergulho e equitação ou outros esportes em que a queda pode causar ferimentos graves.

Mulher fazendo exercícios em casa

Se você gosta muito de esportes aeróbicos, você pode fazer subidas e descidas no step. Esse exercício pode ser muito benéfico durante a gravidez, mas você deve reduzir o tamanho do degrau, especialmente à medida que os meses de gravidez progridem. Além disso, você deve controlar o ritmo, para não atingir nunca a exaustão.

Se você tiver algum dos seguintes sintomas, notifique imediatamente o médico e pare a atividade esportiva:

  • Dor incomum
  • Dor vaginal
  • Batidas rápidas e fortes dores no peito
  • Tontura e atordoamento
  • Falta de ar
  • Contrações uterinas

Em suma, fazer exercícios durante a gravidez é muito benéfico para o seu corpo, contanto que você os faça bem e converse com seu médico para saber o que fazer e o que evitar.