Benefícios da natação: quando você pode começar a praticar?

· 28 de julho de 2018
Se há um esporte que consegue esculpir o corpo mais que os outros esse esporte é a natação. Quando uma pessoa se dispõe a nadar e segue uma rotina de treinamento, não apenas consegue moldar seu corpo, como também traz benefícios para seu estado mental e emocional.

No campo esportivo, a natação é uma modalidade integral. Ela permite que você treine e desenvolva todos os seus membros, assim como seu tronco. Ela afeta até a sua qualidade de vida e estado emocional. Mas antes de começar a praticar esta modalidade, veja todos os benefícios da natação que irão motivá-lo ainda mais.

A natação, um esporte completo

O que a natação tem de especial é que você pode praticá-la durante toda a sua vida, desde bebê até a velhice. Você também pode dominar vários estilos. Além disso, os benefícios da natação não são apenas físicos, porque ela é uma atividade agradável e divertida.

A habilidade que permite que você se mova através da água se desenvolve enquanto você treina e pratica a técnica. A coordenação dos seus movimentos permitirá que você se mova e fique na superfície, ou até mesmo possa submergir por alguns minutos.

E se você descobrir sobre todos os benefícios da natação, certamente ficará animado para iniciar essa prática que fornece resultados consideravelmente rápidos e notórios.

Pessoas praticando natação em uma piscina olímpica

Quais são os benefícios da natação?

Seus objetivos na vida devem ser apoiados por pequenas conquistas durante o caminho, então os benefícios da natação servirão como incentivo para que você saiba que está na direção certa. Entre seus principais benefícios estão:

  •  A natação estimula a circulação do sangue por todo o corpo.
  • De forma quase surpreendente, fortalece a função cardiopulmonar.
  • Minimiza o risco de doenças cardiovasculares.
  • Consegue controlar a pressão arterial.
  • Permite o desenvolvimento de grande parte da sua musculatura.
  • Ajude na posição correta do seu corpo.
  • Dá força às suas articulações, evitando possíveis lesões.
  • Melhora seu estado emocional criando um ambiente descontraído.
  • Estimula a atividade no seu cérebro para se concentrar nos objetivos.
  •  Ajuda no desenvolvimento psicomotor de todo o seu corpo.

Sendo um esporte muito completo, permite o desenvolvimento muscular de todo o corpo.

Homem que estava praticando natação saindo da piscina

Funções cognitivas

As imersões que você faz ao nadar melhoram significativamente a capacidade do fluxo sanguíneo para o cérebro em até 14%, fazendo com que a capacidade dele aumente rapidamente, ajudando na concentração e na memória.

Seu humor

Ao nadar, endorfinas que reduzem o estresse e a ansiedade são liberadas no cérebro. Além disso, alguns consideram que a natação é um antidepressivo.

Processo de aprendizagem

A natação mantém você, de um certo ponto de vista, alerta. Longe de causar ansiedade, ela faz com que os dois hemisférios do cérebro se ativem e iniciem um processo de comunicação que permite combinar várias funções cerebrais que ativam a coordenação entre os diferentes órgãos do corpo.

E no caso das crianças, os benefícios da natação são ampliados porque a prática as ajuda a alcançar a destreza ao usar as mãos e os dedos em outras atividades.

Para quem se recomenda a natação?

Criança praticando natação na piscina

A natação é recomendada para ser praticada em qualquer idade, todos nos podemos nos sentir um pouco como crianças na água.

É uma modalidade tão completa que não discrimina ninguém. Existem academias que ministram cursos para bebês, crianças, adolescentes, adultos, homens e mulheres, gestantes, idosos.

Mas isso não é tudo, os benefícios da natação são tantos que essa modalidade pode ser aplicada de diferentes maneiras, até mesmo acomodando as necessidades particulares de cada indivíduo. Tanto se a pessoa tiver todas as suas habilidades físicas quanto se tiver mobilidade reduzida.

Portanto, independentemente do motivo que você tenha para nadar, anime-se! Os benefícios da natação são múltiplos e tornarão sua vida mais produtiva e prazerosa.