Máquinas ou peso livre, qual opção é a melhor para você?

· 23 de setembro de 2018
Se você não tem certeza sobre qual é o tipo de treinamento de força melhor para você, no artigo a seguir contamos tudo o que você precisa saber sobre cada um. Anote tudo e escolha se prefere o treino com máquinas ou peso livre!

Um dos debates que sempre surge nas academias sobre os treinos é saber qual opção é melhor: máquinas ou peso livre? Neste artigo vamos tentar decifrar qual é a opção mais adequada para você.

No geral, se você quiser desenvolver músculos da forma mais rápida e eficiente possível, então você deve usar peso livre para a maior parte de seu treinamento. No entanto, isso não significa que as máquinas sejam inúteis.

O debate entre máquinas ou peso livre já existe há décadas. Tenha em mente que decidir entre essas duas opções de treino depende principalmente da pessoa e dos seus objetivos finais. Alguns exercícios podem ser bons para uns e podem não ser para outros.

Máquinas ou peso livre: as máquinas

As máquinas da academia são ideais para iniciantes e para pessoas que querem treinar com máxima segurança ou realizar uma reabilitação. Basicamente, o exercício de máquinas consiste no levantamento de pesos de uma pilha com uma margem específica de movimento.

Prós do treino com máquinas

Fáceis de usar

Todas as máquinas da academia vem acompanhadas de uma imagem que demonstra como usá-la. Isso faz com que sejam muito fáceis de usar, seja de forma individual ou com um personal trainer.

Homem malhando peito em uma máquina de academia

Trabalha grupos musculares de forma eficiente

Como a maior parte do seu corpo fica bastante estável na maioria das máquinas, você pode se concentrar nos grupos musculares maiores de forma mais eficiente.

Úteis para iniciantes

Para aquelas pessoas que têm um nível de experiência baixo ou estão se recuperando de alguma lesão, as máquinas podem ser uma ferramenta para aumentar a resistência de forma rápida e segura. Tenha em mente que usar máquinas pode também evitar certas lesões e, por isso, são ideais para pessoas idosas.

Permitem treinar com mais peso

Se você não tem muita experiência com levantamento de peso, é possível que seja um pouco complicado adicionar muito peso a um exercício livre. No entanto, diferentemente do peso livre, algumas máquinas permitem carregar um peso extra sem risco de lesões.

Contras do treino com máquinas

Não treina os músculos estabilizadores menores

A primeira coisa que você deve saber é que as máquinas se concentram nos grupos musculares objetivos e, em consequência, os músculos estabilizadores em torno das articulações ficam esquecidos.

Não esqueça que se você negligenciar esses músculos menores durante muito tempo corre o risco de sofrer uma lesão crônica ou ficar com uma má postura.

Mulher malhando peito com peso livre

Não são funcionais

Em segundo lugar, você deve saber que apesar de as máquinas te tornarem maior e mais forte, não treinam os padrões de movimento completos tão necessários para as atividades cotidianas.

Podem causar lesões

Por último, apesar de na comparação entra máquinas ou peso livre aquelas serem muito mais seguras para pessoas com níveis mais baixos de habilidade, é possível que ao carregar muito peso possa surgir alguma lesão grave.

“Não se meça pelo que você já conseguiu, mas pelo que deveria ter conseguido com a sua capacidade”

–John Wooden–

Máquinas ou peso livre: o peso livre

Os pesos livres fazem com que o seu corpo trabalhe contra a gravidade para realizar várias repetições. Para certos exercícios, é possível que precisemos de um banco para completá-los ou outro equipamento. O objetivo de equipamentos auxiliares é de trabalhar de forma conveniente e segura com o peso.

Prós do treinamento com peso livre

Gama completa de movimentos

Em primeiro lugar, você deve saber que o peso livre permite treinar com uma gama completa de movimento. Isso torna possível se exercitar através de vários movimentos que são completamente naturais para o corpo. Nesse caso, nada está proibido nem colocado em qualquer tipo de posição fixa que possa não ser natural para o seu corpo.

Usa músculos adicionais

Além disso, você deve ter em mente que uma vez que você tem o controle total do peso, deve estabilizar todo o movimento em si mesmo. Como consequência, você estará fazendo uso de vários músculos estabilizadores que não são usados com as máquinas.

Variação infinita de exercícios

Com os pesos livres, você pode fazer infinitas variações de exercício. Eles oferecem liberdade de rotação para que o exercício seja muito mais confortável e natural na comparação entre máquinas ou peso livre.

Contras do treinamento com peso livre

Maior risco

Em primeiro lugar, você deve saber que é mais fácil para os pesos livres provocarem algum tipo de lesão. Por isso, certifique-se de saber o que você está fazendo e use o peso adequado.

Requerem aprendizado

O treinamento com pesos requer o aprendizado de algumas habilidades para dominar a técnica adequada e, por isso, é possível que você precise da ajuda de um treinador para compreender qual é o caminho correto. É importante ter paciência e evitar criar maus hábitos desde o início.

Em suma, a escolha está em suas mãos, já que tanto o treinamento com máquinas como o peso livre são ideais para manter o seu condicionamento físico saudável.

No entanto, não se esqueça de que certos tipos de exercícios são melhores para determinadas pessoas em função de fatores como o nível de experiência, as preferências de treinamento e o objetivo físico específico.