É possível fazer exercícios com enxaqueca?

· 29 de maio de 2019
Caso você sofra de enxaqueca com frequência, pode ser que você se pergunte se é aconselhável ou não praticar exercícios com estas condições. Vamos trazer informações valiosas para te orientar na decisão correta, ainda que você saiba melhor do que ninguém como se sente e se deve encarar o esforço do exercício físico.

Existem muitas opiniões, mitos e debates em relação a fazer ou não exercícios com enxaqueca. Neste artigo, esclarecemos todos os pontos em relação à enxaqueca, os exercícios e o que é mais conveniente para quem tem este problema.

Algumas pessoas acham que fazer exercícios com enxaqueca é recomendável, pois ajuda a diminuir as dores, que podem ser muito intensas.

Entretanto, outros pensam que não é conveniente realizar nenhum tipo de atividade que exija do corpo. Esta contradição nos leva à seguinte pergunta: podemos ou não fazer exercícios com enxaqueca? Contaremos em seguida.

Exercícios com enxaqueca: O que devemos saber?

Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa, a palavra “enxaquecaé definida como uma dor de cabeça frequente e intensa, localizada em um lado da cabeça e relacionada com alterações vasculares do cérebro.

Além disso, as enxaquecas podem vir acompanhadas de náuseas, vômitos, sensibilidade ao som ou à luz. Isto resulta em um desconforto que, em muitos casos, impede o desenvolvimento normal das atividades do cotidiano.

Contudo, devemos levar em consideração diversos fatores que são relevantes na hora de determinar se é conveniente ou não realizar exercícios com enxaquecas.

Mulher com enxaqueca

  • Intensidade da dor. Existem momentos que a dor se apresenta como um desconforto na cabeça que pode ter duração breve. Outras vezes, também há dores muito mais fortes e é necessário tomar remédios e descansar.
  • Tipo de exercício a ser realizado. Os exercícios de alto impacto como o CrossFit, HIIT ou corrida exigem muito do organismo. Por outro lado, os exercícios de baixo impacto são mais tranquilos e não forçam tanto o corpo.
  • Condições especiais. As pessoas que possuem algum problema de saúde como hipertensão, diabetes ou algum problema cerebral devem tomar precauções pertinentes em relação ao seu bem estar.

Desta forma, determinar se você pode ou não fazer exercícios com enxaqueca depende dos fatores mencionados acima. Alguns destes pontos podem contribuir para aliviar a enxaqueca, assim como outros podem piorá-los.

Diminuindo a dor com exercício

Por um lado sim, você deve fazer exercícios com enxaqueca, inclusive as atividades físicas podem te ajudar a se sentir melhor. No entanto, isto só se aplica a algumas condições:

  • Os exercícios a serem realizados não devem demandar muito esforço.
  • Você deve sentir completa capacidade de terminá-los apesar da dor de cabeça.
  • Se achar que o movimento influencia na sua dor, o melhor é consultar um médico para ter certeza de que você pode realizar atividades físicas com enxaqueca.
  • A dor de cabeça deve ser leve.

O exercício pode ajudá-lo a se livrar da enxaqueca, visto que aumenta o fluxo de sangue e, portanto, melhora a oxigenação do cérebro. Por sua vez, a liberação de endorfina te fará se sentir melhor. Dessa forma, exercícios leves como Yoga ou Pilates podem ser benéficos para acabar com a enxaqueca.

Piorar a situação com exercícios

Por outro lado, fazer exercícios com enxaquecas não é recomendado nos seguintes casos:

  • Se você vai fizer exercícios que envolvem peso, velocidade e força.
  • Quando a enxaqueca é muito dolorosa e vem acompanhada de outros problemas.
  • Ter alguma patologia que coloque sua saúde em risco.

Ainda assim, mesmo que você não se encaixe nestes cenários, fazer exercícios com enxaqueca pode piorar a situação. O motivo é que a dor de cabeça pode significar estresse elevado ou outras doenças de risco, como hipertensão. Então, o esforço físico pode aumentar a tensão e piorar o seu estado.

fazer exercicios com enxaqueca

Exercícios com enxaqueca: uma faca de dois gumes

Mesmo que fazer exercícios seja benéfico para diminuir a enxaqueca, não significa que seja algo que você deve fazer com muita frequência. Ou seja, fazer exercícios com enxaqueca é uma faca de dois gumes: por um lado pode te beneficiar e, por outro, pode te prejudicar.

Por isso, você deve ser o mais cuidadoso possível. Não tem problema se você não treinar um dia, sua prioridade número 1 é a saúde, tenha sempre isso em mente. As dores de cabeça podem ser inofensivas, entretanto, às vezes podem ser sintomas de problemas graves. Você deve ficar atento, se necessário procure um médico.

A enxaqueca e os exercícios nem sempre combinam. Mais do que poder ou não praticar esportes, o mais importante é o seu bem estar. Portanto, pense bem antes de fazer exercícios com enxaqueca.