Cinco remédios para dor de cabeça: opções naturais

· 24 de outubro de 2018
Existem múltiplas causas que podem ser geradoras de dor de cabeça, um problema que nos impede de aproveitar e render ao máximo. Felizmente, há remédios naturais que nos ajudam a combatê-la de maneira efetiva

A dor de cabeça pode ser gerada por tesão muscular, estresse, problemas alimentares, falta de sono, cansaço ocular ou outras doenças. É chata e irritante. Mas o bom é que existem remédios para dor de cabeça naturais, práticos e muito eficientes.

No mercado, temos muitos analgésicos e anti-inflamatórios, mas não convém sobrecarregar o organismo com eles. Quando a cefaleia tensional pressiona as têmporas, olhos e testa, ou “martela” um dos lados da cabeça, a melhor ideia é não castigar o estômago com remédios.

Há pessoas que melhoram com um pouco de silêncio e repouso, mas outras precisam mais do que descanso. Nesses casos, talvez seja interessante recorrer a um destes cinco remédios para dor de cabeça.

Água

Casal tomando água

Algo básico como tomar água pode ajudar a acabar com a dor de cabeça. Não podemos esquecer de que uma das causas do mal estar é a desidratação. Dois copos de água ou suco natural podem ajudar. Mais potentes ainda são os benefícios da água com limão.

A água, além disso, relaxa. Por isso, para quem sofre de dores de cabeça frequentes, recomenda-se tomar banho com água morna, sem molhar a cabeça. Também funciona colocar uma bolsa com água quente na nuca e no pescoço.

Outra opção é colocar os pés em água morna e depois fria, revezando. Se você quiser, pode colocar sais de banho ou essência de alfazema. Isso traz uma sensação de calma muito satisfatória.

Chás

Um bule e uma xícara de chá

Chás são outros dos remédios para dor de cabeça e substituem o analgésico sem efeitos colaterais. Para a cefaleia, recomenda-se o chá de gengibre, que inibe a síntese das substâncias que desencadeiam a dor. Você pode prepará-lo fervendo 10 gramas da raiz em um pouco de água.

Muito consumido quando existe um quadro gripal, o chá de equinácea também é eficiente contra a dor de cabeça. Uma colherada da planta seca pode ser misturada a 200ml de água fervendo. Deixe repousar para depois coar e servir.

Dentro da lista de plantas que aliviam a dor de cabeça, talvez a mais conhecida seja a camomila. Para aproveita-la, colocamos três colheradas da planta para cada meio litro de água. Ferva e deixe repousar, para então coar e tomar durante o dia.

Massagens

Mulher recebendo massagem para dor de cabeça

O estresse, o cansaço e a insônia causam dor de cabeça. O corpo pede, gritando, relaxamento e descanso. Para aliviar a tensão e chegar ao estado físico desejado, é muito benéfico massagear o pescoço, o couro cabeludo e outras regiões afetada pela dor.

As massagens nas têmporas, lóbulos da orelhas, nariz e couro cabeludo são feitas com as pontas dos dedos. Devem ser feitos círculos, sem fazer muita pressão. Esse tratamento pode ser acompanhado de óleos ou essência para ter um efeito maior.

Os óleos de essência mais utilizados são o eucalipto, alfazema e camomila. Também são usados noz moscada, alecrim e manjerona. Todos esses podem ser utilizados nas massagens separadamente ou misturados em banhos ou inalações.

Café

O café reduz a inflamação dos vasos sanguíneos do cérebro e torna-se um dos bons remédios para dor de cabeça. No entanto, se o organismo está acostumado com seu consumo diariamente, pode ser que não tenhamos o resultado esperado.

Antes de pensar nos remédios para dor de cabeça, pense em se prevenir

A melhor medicina é a preventiva. A seguir, daremos alguns conselhos:

  • Consumir vitamina B2 e magnésio. Ambos estão presentes em amêndoas, nozes, vegetais, ovos e outros alimentos.
  • Caminhar ou correr pelo menos 30 minutos por dia. Isso libera as tensões, melhora a saúde física e aumenta a qualidade de vida.
  • Assumir bons hábitos. Com as mudanças hormonais, como o período menstrual nas mulheres, é preciso relaxar. Também é conveniente beber muita água, não levantar peso e evitar as comidas mais salgadas.
  • Controlar o estresse. É preciso praticar Yoga, exercícios de respiração ou outras atividades físicas que sirvam para afastar o estresse, um dos causadores da dor de cabeça.