3 posturas de Yoga para combater as dores no pescoço

· 5 de novembro de 2018
Em parte devido à tensão gerada pelo estresse e em parte devido às más posturas que costumamos manter em nosso dia a dia, as dores no pescoço geralmente causam muito incômodo. Graças a algumas posturas de Yoga podemos nos esquecer desses desconfortos de uma forma relaxante!

As dores cervicais estão na ordem do dia devido aos nossos hábitos diários: trabalhamos muito tempo sentados, dormimos pouco e passamos horas olhando o celular. A boa notícia é que, graças a certas posturas de Yoga, podemos combater as dores no pescoço. Você gostaria de saber quais são elas?

Quais são as posturas de Yoga para combater as dores no pescoço?

Dores no pescoço são muito mais frequentes do que você imagina. O desconforto no pescoço pode ser causado por movimentos errados, estilo de vida sedentário ou então certos hábitos diários, como por exemplo olhar para baixo para verificar o celular.

Se a tudo isso somarmos o estresse, problemas financeiros e ainda a falta de descanso e travesseiros inadequados, é compreensível que nosso pescoço doa tanto.

Quando não tratada, essa dor pode se tornar um problema crônico muito doloroso, acompanhada por dores de cabeça, tonturas, formigamento ou dormência nas mãos, além de fraqueza dos ombros e braços.

A prática do Yoga pode ser uma boa opção para tratar e ao mesmo tempo evitar as dores no pescoço, entre outros benefícios tanto em nível físico quanto emocional. Esta prática milenar nos dá flexibilidade, fortalecimento dos músculos e articulações, tranquilidade e harmonia.

O Yoga vai te dar a serenidade que você tanto precisa nesta vida agitada que você leva. Nas aulas, não há pressa, não há relógios e não há problemas… Assim, tudo é lento, pausado, pensado e equilibrado.

Mulher com dores no pescoço

As 3 melhores posturas de Yoga para as dores cervicais

Em primeiro lugar, você deve identificar o que está causando as dores cervicais. Nem sempre se trata de um hábito, mas às vezes elas podem acontecer devido ao acúmulo de tensões emocionais, devido a coisas que você não fala mas que te fazem mal… Enfim, de algum lugar elas vêm!

Medo, bloqueio mental, injustiça, vergonha… Todos esses sentimentos são causas de dores no pescoço, e nem sempre falamos sobre eles. Pensamos que tudo se deve apenas a passarmos oito horas na frente do computador… Mas também pode ser fruto da nossa tensão muscular.

As  posturas de Yoga podem ajudar a aliviar as tensões, mas também é muito importante que você trabalhe naquilo que te causa dor. Se você está planejando fazer uma aula em casa, então vamos propor esses três exercícios para reduzir as dores no pescoço:

1. Postura da criança

É uma das mais conhecidas e tem dezenas de benefícios, como por exemplo alongar completamente as costas, ombros e pescoço. Ajoelhe-se no colchonete e então afaste os joelhos ligeiramente.

Mulher fazendo a postura da criança

Esta postura é extremamente positiva para aliviar dores nas costas, além de ser muito relaxante.

Respire profundamente ao mesmo tempo em que eleva os braços bem estendidos e abaixa o tronco. A ideia é que as mãos toquem o colchão e que a cabeça repouse entre os ombros. Se puder, apoie sua testa no chão. Respire fundo várias vezes e feche os olhos.

2. Postura de torção sentada

Esta posição também é perfeita para alongar as costas e a cervical. Você deve se sentar e cruzar as pernas, levantar a perna direita e fazer uma torção para que o pé fique ‘preso’ à parte externa da coxa esquerda.

Segure a perna levantada com o braço direito; a mão direita fica apoiada no colchonete. Gire levemente o tronco para a direita, assim como a cabeça. Faça um pouco de pressão com o ombro esquerdo.

3. Postura do gato

Graças a essa postura, você pode eliminar não apenas a dor no pescoço, mas também a dor nas costas. Primeiramente, deite de bruços no colchonete e, em seguida, apoie as palmas das mãos, os joelhos e o peito do pé.

Mulher fazendo a postura do gato

Arqueie ligeiramente a coluna ao mesmo tempo em que inspira e leva a cabeça um pouco para trás, abrindo bem o peito. Após alguns segundos, expire o ar e forme um arco oposto ao anterior, ou seja, com as costas ‘para cima’. Apoie o queixo no pescoço. Repita esses movimentos várias vezes, para cima e para baixo.

Se, além do Yoga, você também modificar alguns hábitos e incluir outros, como por exemplo algumas massagens por semana, banhos de imersão ou alongamento no escritório, você vai ver como as dores no pescoço vão diminuir.