Truques para evitar a retenção de líquido no corpo

· 27 de outubro de 2018
A retenção de líquido causa inchaço dos tornozelos, pés e pernas. Além de reter toxinas, detritos podem se acumular, o que pode causar inflamação.

A retenção de líquidos é um problema que a maioria das mulheres sofre em algum momento da vida. Mas há truques para evitar a retenção de líquido no corpo. Veja a seguir.

As mulheres sofrem mais com esse problema sobretudo como consequência da menopausa, gravidez ou menstruação, embora também possa aparecer em doenças hepáticas, renais e cardíacas e no consumo de substâncias artificiais.

Dicas alimentares para evitar a retenção de líquido no corpo

Aumente o consumo de alimentos que são ricos em água, como frutas e legumes.

– Tente consumir oito copos de água durante o dia. Se tiver dificuldade em beber água, pode trocá-la por sucos naturais que não tenham açúcar, por infusões de ervas ou adicione um pouco de suco cítrico à água para dar sabor. Veja mais dicas aqui.

Mulher bebendo um copo de água.

– Controle a ingestão de sal, tente colocar uma pequena quantidade nos alimentos e até mesmo substituí-lo por ervas aromáticas ou outros condimentos.

– Evite ou reduza o máximo possível o consumo de todos os alimentos ricos em açúcares.

– Não se esqueça de ingerir muitas proteínas, porque se elas estão faltando em sua dieta, a albumina é reduzida e isso pode causar um acúmulo de líquidos entre os tecidos.

– É também conveniente beber chá e algumas infusões de ervas que têm efeito diurético.

– E, finalmente, tente evitar consumir bebidas com gás, café ou farinhas refinadas.

Remédios naturais para evitar a retenção de líquido

– Você deve fazer alguma atividade física: pode ser todos os dias e pelo menos por meia hora. Ao se exercitar, a circulação sanguínea é ativada e isso evita problemas como coágulos sanguíneos.

Você pode dar um passeio, andar de bicicleta… Mas o mais aconselhável é fazer natação, já que é uma atividade de baixo impacto que não se exerce mais pressão sobre os tornozelos, pés ou pernas.

Homem praticando natação

– É importante tentar fazer um descanso adequado, pois ele ajuda a evitar a retenção de líquido principalmente nos membros inferiores.

– Tente não ficar sentado por muito tempo seguido. Se você o faz por obrigação de trabalho,  tente dar uma pausa a cada hora para esticar as pernas e andar um pouco por exemplo.

– Outra coisa muito importante é não usar roupas muito apertadas.

– Use sulfato de magnésio (sal de epsom) durante o banho. Ele é um excelente remédio para desinchar os tornozelos ou outras extremidades. Estes sais estimulam a circulação e reduzem o inchaço.

Uma maneira de usá-los é adicionar uma xícara à banheira com água morna e submergir todo o corpo por 15 minutos. Se o inchaço afeta apenas os tornozelos e pés, você pode preparar a mistura em uma tigela e só submergir os pés por 20 minutos.

– Use Aloe Vera, já que esta planta tem múltiplos benefícios para o corpo, tanto interna quanto externamente. Uma de suas propriedades mais notáveis ​​é a ação anti-inflamatória e depurativa que pode ajudar a combater a retenção de líquidos que afeta as extremidades inferiores.

– Faça uma massagem nos pés e nas pernas, pois é muito relaxante, estimula a circulação e isso favorece a eliminação de líquidos. Faça movimentos suaves mas firmes, sempre na direção do coração.

Se você também acompanhar as massagens com óleos essenciais com propriedades anti inflamatórias, como hortelã, eucalipto, limão ou lavanda, poderá ver uma melhora muito maior.