Como o consumo de bebidas açucaradas afeta seu corpo

· 24 de outubro de 2018
O consumo de bebidas açucaradas está totalmente incorporado na sociedade atual. No entanto, essas bebidas podem causar diversos problemas de saúde, sobretudo se ingeridas em excesso

O consumo de bebidas açucaradas tem crescido ao redor do mundo inteiro. A popularidade dessas bebidas tornou-as algo básico em qualquer refeição.

Esse tipo de bebida é consumido mais ainda pelos jovens, por isso é importante conscientizar os menores sobre o quanto elas são prejudiciais. A seguir, vamos explicar como o consumo de bebidas açucaradas afeta seu corpo.

criança com bebida açucarada

Como você verá, o consumo de bebidas açucaradas afeita muito seu corpo. Além disso, a maioria dos problemas que essas bebidas causam são graves. Por isso, é importante moderar seu consumo.

Se você é um consumidor de bebidas açucaradas, o melhor a fazer é modificar sua dieta e trocar essas bebidas por água, sucos naturais e chás. Essas bebidas são muito mais saudáveis e farão com que, rapidamente, você se sinta muito melhor.

Obesidade

Mulher obesa segurando uma balança

A obesidade é uma das consequências mais conhecidas do consumo de bebidas açucaradas. Pelo alto teor de açúcar, esse tipo de bebida contribui para o aumento da gordura corporal e, por consequência, para a obesidade e sobrepeso.

Nos últimos anos, a maioria das marcas de bebidas açucaradas levaram ao mercado uma linha que contém adoçantes ao invés de açúcares. Esse tipo de produtos é uma opção mais saudável, mas sempre é preciso levar em conta que há outros tipos de bebidas com muito mais propriedades nutricionais.

Se você gosta deste tipo de bebidas, o recomendável é consumir esses produtos somente de vez em quando, e em quantidades pequenas. Escolha sempre a opção sem açúcares para que não sejam tão prejudiciais. Uma simples lata de uma bebida açucarada tem o dobro de açúcar que o organismo precisa em um dia.

Enfraquecimento da memória

menina pensando com peças de quebra cabeça

A maioria das bebidas açucaradas contém uma substância chamada óleo vegetal bromado – também chamada de BVO – cujos efeitos secundários são a perda da memória e problemas nervosos.

Mesmo que esses problemas só apareçam quando há um consumo excessivo, tomar essas bebidas segue sendo prejudicial e representando um risco para a saúde das pessoas.

Nos últimos anos, houve muita polêmica sobre esse óleo, e cresceu a pressão para que as marcas de bebidas açucaradas deixem de utiliza-lo. Por fim, várias das principais fábricas anunciaram, no último ano, que modificaram suas receitas e deixaram de utilizar o BVO.

Osteoporose

A osteoporose pode estar relacionada ao consumo de bebidas açucaradas. Isso porque esse tipo de bebidas altera o nível de cálcio nos ossos. Um consumo elevado deste tipo de líquido faz com que a absorção de cálcio se modifique, já que essas bebidas contêm ácido fosfórico.

Vale ressaltar que a osteoporose é uma doença que faz com que os ossos fiquem mais frágeis e porosos. Em geral, aparece em idade avançadas e faz com que os ossos se quebrem com mais facilidade.

Consumo de bebidas açucaradas: cáries

Menina no dentista

A saúde dental é muito prejudicada com o consumo habitual deste tipo de bebidas. Como já comentamos anteriormente, a base principal destes líquidos é o açúcar. É por isso que seu consumo está diretamente relacionado à aparição de cáries.

Além disso, essa bebida afeta o esmalte dos dentes. Manchas aparecem e você sente que os dentes estão mais expostos a possíveis problemas e infecções.

Como você pode ver, pelo bem de sua saúde bucal, é recomendável que você pare de consumir esse tipo de bebidas. Se beber, lembre-se de escovar os dentes ao terminar de consumir para eliminar os restos de açúcar da boca.

Problemas renais

Muitas pessoas sabem que o açúcar provoca diabetes e obesidade. No entanto, pouca gente sabe que o consumo de bebidas açucaradas também traz problemas renais.

O mesmo acontece com os problemas no pâncreas. Essa é uma das consequências mais graves do consumo dessas bebidas, já que sua cura é mais complexa.