Os benefícios da natação para a saúde

· 17 de outubro de 2018
Por nos permitir trabalhar o corpo inteiro simultaneamente, a natação traz grandes benefícios para a nossa saúde e condição física, algo que podemos notar rapidamente ao olhar para aqueles que a praticam.

Certamente você já ouviu falar muitas vezes que a natação é um esporte muito completo e que é muito benéfica em muitos aspectos. Mas a questão é: por que e para quê? Conheça os benefícios da natação para a saúde a seguir.

Os benefícios da natação para a saúde

Embora seja considerada um esporte, a natação é também um “remédio” natural que muitos médicos receitam para tratar problemas musculares ou de outro tipo. Os benefícios da natação para a saúde são enormes, e conhecê-los o incentivará a começar a praticá-lo.

Modela seu corpo

Para aqueles que não gostam de ir à academia, mas querem obter um físico perfeito, a natação pode ajudá-los. Além disso, os músculos se tonificam bastante com a prática deste esporte. Estima-se que nadar quarenta minutos por dia fortalecerá seu corpo e você verá resultados em cerca de um mês.

Mulher nadando com touca e óculos de natação

Emagrece

Com a natação queimamos muitas calorias, o que a torna um esporte perfeito para acelerar o metabolismo e emagrecer. Graças a esta queima de calorias você pode perder gordura e adquirir massa muscular, o sonho de toda pessoa.

Ideal para eliminar o estresse

Qualquer esporte é ótimo para o estresse, mas a natação é especial porque exige concentração para não nos desviarmos e nos mantermos flutuando. Isso nos ajudará a esquecer os problemas do dia e a focar nossa mente em outras coisas.

Além disso, o corpo flutua a água, uma experiência muito relaxante que elimina o estresse de forma imediata.

Previne doenças

Embora os assuntos já discutidos sejam benefícios importantes, consideramos que este é um dos mais importantes, já que prevenir doenças é algo que todos desejamos.

Problemas respiratórios, hipertensão, lesões musculares, asma ou problemas de coluna são algumas das doenças que você pode evitar graças aos benefícios da natação para a saúde.

Melhora músculos lesionados

Se você sofreu uma lesão forte em um músculo, é possível que ele tenha perdido muita força enquanto estava imobilizado. O movimento na natação permitirá recuperar massa muscular sem muito esforço, graças à leveza que o corpo adquire ao estar na água.

No entanto, não escolha essa opção por conta própria, o seu médico deve sugerir ou dar o consentimento.

Atrasa o envelhecimento

Está cientificamente provado que um dos benefícios da natação para a saúde é retardar o processo de envelhecimento. Obviamente ele não pode ser eliminado, porque faz parte do ciclo da vida, mas pode ajudar a nos sentir mais jovens por fora e por dentro.

idosa aproveitando os benefícios da natação

Ajuda no equilíbrio

A natação é benéfica para o nosso aparato motor, nosso equilíbrio e nossa orientação. Requer uma grande concentração para nos mantermos na raia que nos corresponde, para coordenar movimentos de braços e pernas e não ir de um lado a outro sem qualquer firmeza.

Quando fazemos isso diariamente, percebemos que essas habilidades são reforçadas e, portanto, teremos mais equilíbrio, mais senso de direção e uma melhor coordenação.

Melhora a circulação

Ao nadar, nosso corpo recebe pequenas massagens por diversas partes do corpo, o que ativa a circulação do sangue. Embora isso seja uma vantagem para todos, é especialmente benéfico para aqueles que têm problemas circulatórios ou de varizes.

Você já viu que os benefícios da natação para a saúde e para o nosso corpo são enormes! Inclusive para a nossa mente. É um esporte muito completo que irá ajudá-lo a se sentir bem e estar em forma. Você se anima a nadar?