Esporte e depressão: como a atividade física pode ajudar

· 3 de outubro de 2018
O esporte tem muitos benefícios além dos estéticos. Ele também nos ajuda a manter a mente saudável, já que gera endorfinas e melhora nossa relação com nosso interior. 

Há momentos ou situações na vida que interferem no nosso humor a longo prazo. Às vezes, esses acontecimentos podem ter uma conotação negativa e causar doenças como a depressão. Mas qual a relação entre o esporte e depressão? Ele pode nos ajudar a combatê-la.

Uma etapa difícil

Para saber como esporte e depressão se relacionam e como a atividade física pode ajudar, devemos primeiro saber identificar a depressão. Todos já fomos expostos a situações difíceis que mudam nosso humor. Mas e quando isso se torna algo recorrente?

A depressão é uma doença que causa baixo-estima, queda no humor, perda de interesse por tudo e tristeza, entre outros sintomas. Em poucas palavras, uma angústia permanente.

Mulher desanimada na academia

Quais são as etapas no desenvolvimento da depressão?

A depressão não se instala de um dia para o outro. Como qualquer outra doença, há sintomas que vão se agravando se não são tratados a tempo. As etapas da depressão podem ser divididas em quatro:

  • Causa: qualquer evento ou situação que leva à aparição de sintomas. Por exemplo, o bullying.
  • Sintomas recorrentes: ansiedade, perda de sono, apatia, entre outros.
  • Abandono: o indivíduo começa a evitar situações que costumava gostar. Isola-se.
  • Abandono total: não abandona só situações que costumava gostar, mas também suas responsabilidades.

É muito importante saber identificar qualquer uma dessas etapas. Mas não se preocupe, neste texto você verá como esporte e depressão estão relacionados positivamente! Ele será seu melhor aliado para superar e diminuir as etapas depressivas pelas quais você pode passar ou estar passando. Siga lendo!

Esporte, o melhor amigo do seu coração

O esporte é qualquer tipo de atividade física sujeita a certas normas. Neste caso, o esporte pode se tornar o melhor amigo de seu coração, tanto física quanto mentalmente.

O esporte e a depressão dificilmente caminham juntos. Você pode superá-la com mais facilidade se você faz alguma atividade física. Mesmo que você não acredite, o esporte tem muitos benefícios mentais, dê uma olhada e se surpreenda:

Libera endorfinas

As endorfinas são neurotransmissores que o cérebro libera que produz felicidade e nos faz relaxar. A música, assim como o esporte, libera endorfinas. Combinando os dois, você terá bons resultados. Você não precisa praticar esportes intensamente. Trata-se de se sentir bem saindo para trotar no parque meia hora escutando suas músicas favoritas, por exemplo.

Mulher feliz depois de praticar esportes

Ajuda a conectar-se consigo mesmo

O esporte cria uma conexão mente-corpo. Afina seus sentidos, melhora sua concentração e sua habilidade motora. Ajuda a conectar-se com o interior, o que é uma ferramenta essencial para tratar a depressão. Principalmente na etapa do abandono, ter um bom controle do corpo e da mente tornará muito mais simples avançar e deixar a depressão para trás.

Você fará mais amizades

Às vezes é complicado sair das etapas depressivas sozinho. Se, por uma razão ou outra, você está passando por uma etapa sozinho, praticar algum esporte poderá ajudar a se relacionar com pessoas que, em sua maioria, têm o mesmo objetivo que você: sentir-se saudável e bem consigo mesmo.

Além disso, tudo é mais divertido quando você está acompanhado ou em equipe. Você fará novas amizades e se divertirá fazendo esportes.

Você vai se amar muito mais

As etapas depressivas geralmente levam à perda da autoestima. Fazer atividade física não só lhe fará sentir-se melhor liberando endorfinas, mas você também começará a ver mudanças no corpo que farão subir sua autoestima.

O melhor de tudo é que as mudanças não serão só físicas, mas também em sua saúde. Você se sentirá orgulhoso de ver tudo o que poderá conseguir fazendo esportes.

Esporte e depressão: qual praticar para combatê-la?

Se você está passando por uma etapa depressiva em sua vida, é importante lembrar que você pode para sair dessa situação. Uma boa maneira para começar a se motivar é fazer esportes. Você terá muitos benefícios. Aqui estão alguns esporte que você pode experimentar:

Boxe para combater a depressão

O boxe é um esporte de combate. Consiste em dois adversário enfrentando-se com os punhos em um ringue. Esse esporte é ideal para ajudar na luta contra a depressão, já que você pode descarregar suas emoções negativas no ringue ou até no treinamento.

Mulher praticando boxe

Se o que você está procurando é aumentar a adrenalina, vai gostar de experimentar o boxe. Seus treinamentos, mesmo fora do ringue, serão muito variados e enérgicos. Pular corda ou socar o saco ajudará a drenar esses sentimentos depressivos.

No mar a vida é mais saborosa

Se você gosta da água e mora perto da praia, isso é para você. Aflore seu lado aventureiro com o surf. Sentir seu espírito livre ajudará a diminuir as etapas depressivas. Você não só terá contato com o mar e um corpo bronzeado, mas também poderá se divertir fazendo uma atividade física.

Além de surfar, a praia tem muitas outras opções para fazer esportes. Você pode correr na orla do mar, fazer Yoga, jogar vôlei ou futebol, entre outros. Ou, se preferir, deixe sua imaginação voar e invente qualquer atividade física. A ideia é que você aproveite a paisagem grandiosa da praia para deixar qualquer tipo de angústia para trás.

Deixe tudo de lado e dance!

Zumba, aeróbicos, hidroginástica, ginástica rítmica, balé… Todos eles serão seus aliados para diminuir as etapas depressivas. A combinação entre música e exercícios liberam uma grande dose de endorfinas que lhe farão sentir-se fenomenal. Esporte e depressão definitivamente não combinam!

Apenas escolha a música que mais se aproxima de seu gosto musical e siga em frente! Você vai encontrar muitas variedades, e isso é excelente para não cair na rotina. Assim, você pode combater as etapas depressivas de maneira alegre e divertida.

Casal dançando na cozinha

Mente sã, corpo são

As etapas depressivas podem ser complicadas e difíceis de superar. É importante que você se lembre que há diferenças entre passar por uma etapa depressiva e ter depressão. Por isso, preste muita atenção para saber identificar quando a situação tornou-se um transtorno psicológico e precisa da ajuda de um profissional.

Se você está passando por um momento difícil ou problemático na vida, qualquer tipo de esporte ajudará muito. Não somente os esportes dos quais falamos aqui, mas qualquer tipo de atividade física que te faça sentir melhor.

O esporte sempre será um escape para todo o estresse e tensão do dia a dia. Esporte e depressão dificilmente caminharão juntos. Aproveite!