Conheça os benefícios da prática de esportes para a mente

· 28 de agosto de 2018
O esporte sempre deve ser considerado como um aliado tanto para seu corpo quando para sua saúde mental. Não abra mão da oportunidade de praticar seu esporte preferido e ter uma vida saudável!

A psicologia é definida como o estudo dos comportamentos e processos mentais. O ambiente que nos rodeia e as coisas que fazemos influenciam em nosso estado psicológico. Por isso, é recomendável procurarmos situações em nosso dia a dia que nos beneficiem psicologicamente. Nesse contexto, hoje vamos falar sobre alguns benefícios da prática de esportes para a mente.

Segundo o dicionário, esporte define-se como atividade física, exercido como lazer ou competição, cuja prática requer treinamento e está sujeito a regras. O esporte é, de fato, uma atividade física, mas também tem efeito na parte psicológica. Siga lendo e descubra os benefícios da prática de esportes para a mente!

Porque o esporte nos faz feliz

Considera-se um benefício qualquer coisa ou ação que faz bem a uma pessoa ou que melhora sua experiência. O esporte é um benefício psicológico importante porque nos traz felicidade, isso graças à liberação de endorfinas. As endorfinas são uma substância química que o cérebro libera e que produz uma sensação de prazer.

Mulher alongando a perna

Assim, o esporte não só traz felicidade, como também traz equilíbrio e estabilidade mental. Além disso, o esporte é uma atividade recreativa. Isso quer dizer que ele atua como meio de distração e até alivia situações problemáticas, estresse, cansaço mental, entre outros.

Dá força a seu espírito

O esporte traz crescimento emocional e espiritual. Isso acontece ao avançar no esporte, praticando mais, melhorando e alcançando metas que as pessoas às vezes acham que não podem alcançar.

Isso também acaba acontecendo  em outros contextos da nossa vida. Ver suas vitórias no treinamento dá força para enfrentar outras situações da vida.

Melhora a coordenação

Os seres humanos possuem algo chamado memória muscular. Isso se refere ao fato de que nossos músculos lembram-se de atividades feitas no passado. Por isso, as habilidades adquiridas ao fazer esporte funcionam, pelo menos em parte, mesmo nos períodos em que os músculos não estão sendo treinados.

Menina fazendo exercício de equilíbrio

O esporte cria uma conexão entre a mente e o corpo, ou seja, colabora para que você conheça seu próprio corpo. Reforça o sentimento de saber até que ponto você pode exigir de seu corpo e, assim desenvolve-se a habilidade da coordenação.

Benefícios da prática de esportes para a mente: memória

O esporte exercita partes do cérebro que estimulam o processo cognitivo e aumentam a produção de células no hipocampo, que são responsáveis pela memória e aprendizagem. Ao estimular o processo cognitivo, prevenimos doenças como o Alzheimer ou a demência.

Um estudo realizado pelo professor de neurociência cognitiva H. Fernandez, da Radboud University, estabelece que fazer atividades físicas depois de quatro horas estudando melhora a consolidação da informação na memória. Assim, você pode aproveitar esse que também é um dos benefícios da prática de esportes para a mente.

Combate emoções negativas

O esporte enriquece o estado físico, melhora a saúde e a estética do corpo. Nesse sentido, esses benefícios levam a outros, que são:

  • Aumento da autoestima: graças às mudanças que o esporte proporciona no corpo, como a perda de peso, definição de músculos, entre outros, aumenta a aceitação do nosso corpo e afasta pensamentos de baixa autoestima.
  • Combate a ansiedade: a atividade física aumenta o fluxo de sangue e oxigena o cérebro. Ao oxigenar o cérebro, traz uma sensação de tranquilidade e plenitude. Assim, a ansiedade melhora com o exercício.
  • Combate a depressão: o humor melhora graças à liberação de endorfinas, evitando assim um estado depressivo. Além disso, dependendo do esporte que se pratica, você se relaciona com outras pessoas. E ao socializar, a saúde emocional melhora, já que faz muito bem fazer novas amizades.
Casal correndo no parque

Adeus estresse

Algumas pessoas têm a ideia errada de que o esporte acaba nos esgotando. E isso não é verdade. Pelo contrário, depois de realizar uma atividade física, o corpo libera um neurotransmissor chamado noradrenalina. Esse neurotransmissor associa-se com a produção de serotonina e até de dopamina, que ajudam o cérebro a aliviar o estresse. Além disso, ajudam a melhorar o sono.

Se você tem dúvidas entre começar a fazer algum esporte ou não, comece já! O esporte é uma das melhores coisas da vida. Aproveite. É muito importante que o ser humano tenha uma boa saúde mental para seu dia a dia. Como você pode ver existem muitos benefícios da prática de esportes para a mente. Anime-se!