Esporte e nutrição: recomendações durante a gravidez

· 25 de fevereiro de 2019
Conheça os benefícios do esporte durante a gravidez combinados com uma nutrição adequada, bem como os problemas a serem levados em conta para evitar riscos

Durante a gravidez, uma boa nutrição é essencial tanto para o bom desenvolvimento do feto como para a boa saúde das mulheres. Agora, não podemos nos concentrar apenas na nutrição, já que, como sabemos, as mulheres engordam com mais facilidade nessa fase.

É por isso que os esportes durante os nove meses de gestação são altamente recomendados, claro que sempre adaptados à capacidade de cada pessoa.

Nutrição durante a gravidez

Em seguida, discutiremos algumas questões sobre nutrição na gravidez, ou seja, alguns conselhos sobre o que é recomendado comer ou beber e, ao contrário, o que é melhor não consumir:

  • Uma maneira de garantir que você e o bebê tenham todos os nutrientes e energia necessários é fazer as três refeições principais e adicionar no almoço e no lanche pedaços de frutas.
  • Você deve se manter constantemente hidratada, então tente beber dois litros de água por dia.
  • Se você puder, evite comer alimentos crus, como ovos, peixe ou carne. Frutas e legumes você deve lavar muito bem.
Mulher grávida bebendo água

  • Faça uma dieta variada e equilibrada, isto significa que você deve incluir em seu menu alimentos de todos os grupos: cereais, tubérculos, legumes, frutas, leite, carne e ovos, gorduras, óleos e açúcares. Este último grupo deve ser consumido com moderação.
  • Na gravidez é comum precisar de suplementos em pílulas de certas vitaminas e minerais, como ácido fólico, ferro ou cálcio.
  • Não consumir álcool, tabaco ou drogas. O consumo de álcool causa problemas de crescimento, anomalias oculares e articulares, retardo mental, malformações e abortos espontâneos.
  • Reduza ou elimine o consumo de café durante a gravidez. Estudos mostram que a cafeína atravessa a placenta e pode alterar a frequência cardíaca e a respiração do bebê.
  • Modere o consumo de sal, lembre-se que existem alimentos processados ​​que possuem sal, como enlatados, salsichas, molhos, entre outros.

Esporte durante a gravidez

Em seguida, veremos qual exercício você pode fazer durante a gravidez sem colocar seu bebê em risco e que seja benéfico para ele e para você. Tenha em mente que toda mulher tem uma resistência e que também é importante pensar se, antes de engravidar, seu corpo era acostumado a praticar esportes ou não.

  • Caminhar: certamente é muito benéfico e não acarreta qualquer perigo a menos que o médico não  recomende a prática por algum motivo. O tempo que você anda e a velocidade são questões da condição física que você tem e acima de tudo do hábito.
  • Corrida: Embora possa parecer o contrário, correr é um dos esportes mais recomendados durante a gravidez. Para praticar este esporte não se esqueça de se consultar antes com um profissional sobre sua condição física, e não se esqueça de levar em conta o período de gravidez que você está. Como já dissemos, é um esporte benéfico na gravidez, mas você deve ter certas precauções.
  • Ginástica: esta atividade é perfeita, mesmo que você nunca tenha praticado, já que pode adaptá-la à gravidez sem nenhum problema. Este exercício estará baseado numa ginástica básica em que não é necessário grande esforço.
Grávida se alongando

  • Natação: é o esporte ideal para a gravidez e pode ser praticado até o final da gestação sem restrições. É também um exercício que melhora a circulação. Os exercícios na água para gestantes são perfeitos para trabalhar todo o corpo e deixar a gestante mais confortável, pois o ganho de peso será menos perceptível.
  • Yoga: é um exercício perfeito durante a gravidez, porque assim como a ginástica pode ser adaptada a qualquer mulher sem nenhum problema. Nesta atividade, movimentos suaves e controlados são realizados coordenados com a respiração, facilitando a flexibilidade e a oxigenação do corpo.
  • Pilates: o mais recomendado é a bola de pilates para grávidas, pois isso ajuda a mulher a ficar em forma. O método pilates ajuda a exercitar os músculos, facilita o relaxamento e ajuda a preparar o corpo para o parto.

Como vimos neste artigo, tão importante quanto nutrição na gravidez, é o exercício, por isso não se esqueça de seguir estas dicas e combinar nutrição e esporte dependendo do seu gosto e seguindo estas orientações.

Parizzi, M. R., & Fonseca, J. G. M. (2010). Nutrição na gravidez e na lactação. REVISTA MÉDICA DE MINAS GERAIS-RMMG, 20(3).

Castro, D. M. S., Ribeiro, A. M., de Lima Cordeiro, L., de Lima Cordeiro, L., & Alves, A. T. (2009). Exercício físico e gravidez: prescrição, benefícios e contra-indicações. Universitas: Ciências da Saúde, 7(1), 91-101.