Substituto do ovo para veganos e alérgicos

· 21 de agosto de 2018
Independentemente da razão pela qual não temos a opção de usar o ovo como ingrediente na cozinha, a verdade é que temos várias alternativas para não parar de consumir pratos que normalmente são preparados com eles

Hoje em dia, existem muitas receitas alimentares que usam o ovo como ingrediente. Aquelas pessoas que não podem consumi-lo, seja por serem veganas ou alérgicas, podem usar as alternativas que apresentamos abaixo. Conheça as opções e escolha um substituto do ovo para as suas receitas.

O que eu posso usar como substituto do ovo?

Vinagre e bicarbonato de sódio

A reação química produzida por essa mistura de ingredientes dá origem a atributos muito semelhantes aos do ovo em uma receita. Para substituir um ovo você só precisa de uma colher de vinagre e um pouco de bicarbonato de sódio.

Pote de bicarbonato de sódio

Sementes de linhaça

Elas têm uma boa quantidade de ômega 3 e combinam muito bem com a aveia. É um substituto muito saudável para o ovo. Só é necessário pulverizar suas sementes, utilizando um liquidificador ou mesmo no moedor de café. Para substituir um ovo, você precisa de uma colher de sementes de linhaça dissolvida em três colheres de sopa de água.

Ambos os ingredientes são mexidos até terem uma consistência ligeiramente gelatinosa, semelhante à gema de ovo. Este ingrediente é ideal para biscoitos, waffles e tortas.

Tofu como substituto do ovo

O tofu é outro alimento que pode ser utilizado como substituto do ovo, de preferência não o congelado. O mais recomendado é aquele em que o rótulo marca ‘Silken tofu’, porque é muito mais cremoso e macio. Para substituir um ovo, você só precisa de um quarto de xícara de tofu, que deve ser batido no liquidificador para obter uma consistência mais cremosa.

Mulher comendo tofu

Iogurte de soja

O benefício do iogurte de soja é que ele pode adicionar um toque extra de sabor ao que você está preparando. Essa alternativa é ótima quando o que você quer é adicionar um toque mais úmido e denso para, por exemplo, pães e bolos. Para substituir um ovo, você precisa de um quarto de xícara de iogurte de soja.

Banana

A única desvantagem de usar a banana como substituto do ovo é que ela fornece seu sabor característico para a comida que vamos preparar, então isso deve ser levado em consideração. Para substituir um ovo meia banana é suficiente.

Bananas cortadas

Deve ser feito um purê com o garfo, até que se forme uma pasta cremosa. Ela pode ser usada para pães, bolos, waffles, cupcakes ou qualquer sobremesa que pareça combinar com um leve sabor dessa fruta.

Molho de maçã

Esta é outra fórmula para quando você precisa de um pouco mais de umidade no prato. O ideal é escolher o molho que não é adoçado, mas se for para cozinhar algo doce, este também pode funcionar.

O molho de maçã é bastante versátil e também pode ser usado se você quiser preparar algo com menos gordura – você apenas tem que adicionar mais maçã para substituir o óleo. Para substituir um ovo, é necessário um quarto de xícara de molho.

Substituto do ovo

Esta opção é a mais simples, já que não precisa de nenhuma preparação. É uma caixa em que o substituto do ovo já é preparado e vendido em lojas especializadas. É um substituto muito prático e você só precisa de uma colher de substituto e outro de água ou leite de soja.

Uma vez explicadas as diferentes opções que podemos usar como um substituto do ovo, listaremos aquelas que seriam mais apropriadas dependendo da comida a ser preparada.

Empanados

Use farinha especial para empanados sem ovo, uma massa esponjosa e crocante por fora.

Misture cerveja com farinha para formar uma pasta consistente e passe a comida antes de fritar.

Farinha de tempura. A comida revestida com esta farinha cresce muito e tem um sabor muito especial.

Farinha de soja diluída em água. Duas colheres de sopa de farinha de soja e duas de água.

Linhaça moída diluída em água. Duas colheres de sopa de linhaça para um quatro de água; deixe descansar por pelo menos 20 minutos. A mistura será viscosa.

Mistura de farinhas. Podemos misturar farinhas que sejam mais crocantes, como arroz e milho, com outras que sejam mais cremosas, como trigo, grão de bico ou soja.

Farinha de grão de bico, vendida em lojas de produtos naturais, lojas de comida árabe e oriental, é um bom substituto para o ovo por sua cor e textura. Misture com água e um pouco de vinagre ou suco de limão para remover o forte sabor do grão de bico.

Torta de queijo

Se não tivermos farinha de grão de bico, podemos usar farinha para cozinhar sem ovo misturado com farinha de trigo normal ou com farinha de milho.

Por fim, para coisas semelhantes a ovos mexidos, use tofu macio.