Descubra dez dicas para você conseguir dormir melhor

· 9 de janeiro de 2019
O estresse, o calor e as opções de lazer são alguns dos fatores que acabam afetando a quantidade e a qualidade do sono. Por isso, queremos que você veja algumas dicas para conseguir dormir melhor e acordar descansado de verdade.

Uma das necessidades mais básicas do ser humano é dormir e descansar bem. No mundo atual, com o ritmo do dia a dia, muitas pessoas experimentam problemas para dormir bem e não conseguem se sentir descansadas. Veja dicas para conseguir dormir melhor a seguir.

Com frequência temos a sensação de acordar cansado. Apesar de, geralmente, esse ser um sintoma habitual dos nossos tempos, isso não deveria ser assim. Por tudo isso, apresentamos algumas dicas para conseguir dormir melhor.

Dicas para conseguir dormir melhor

Fazer exercício físico de forma regular

O exercício é fundamental se você quer descansar e dormir melhor, e por isso a nossa primeira das dicas para conseguir dormir melhor é se exercitar. O fato de manter-se fisicamente ativo com atividades simples, como caminhar ou correr, já ajuda a dormir mais rápido e até mesmo a descansar melhor.

O hábito de fazer exercício físico regularmente é muito aconselhável, e tem vários benefícios para o organismo. Não só é útil para dormir melhor como também para eliminar a energia emocional, que se acumula durante o dia.

Além disso, estimula a secreção de endorfinas e outras substâncias, gerando uma sensação de bem-estar físico e emocional.

Não é recomendável fazer exercícios físicos em horários próximos à noite ou no momento de dormir, já que a atividade gera uma ativação que pode demorar algumas horas para diminuir. O corpo irá descansar de forma estimulada e excitada, e não vai permitir um descanso adequado.

Estabelecer horários regulares é fundamental para dormir melhor

A melhor maneira de ter uma boa noite de sono é dormir todos os dias na mesma hora e acordar na mesma hora, sempre que possível. Dessa forma, o corpo vai treinando através de orientações específicas para conciliar o sono, que servirão para dormir melhor e acordar mais descansado.

Jantar leve

Fazer um jantar leve é uma dica fundamental para conseguir dormir melhor. Está provado que com uma digestão pesada é mais difícil ter um bom sono e, por conseguinte, um bom descanso. É vital dedicar a energia para a noite de sono, e não para uma digestão pesada.

Menina comendo, consuma vitaminas e minerais em todas as refeições

Não realizar atividades mentais antes de dormir

É impossível conciliar o sono adequado quando a parte racional e consciente da mente está ativada. Isso impede de adentrar-se no mundo inconsciente do sonho.

Se realizamos atividades mentalmente exigentes diariamente ou se levamos o trabalho para a cama, isso irá dificultar que o sono chegue; entre outros motivos isso se dá porque o lobo frontal, onde reside a parte racional, está mais estimulado.

Para evitar estas alterações, é necessário delimitar as horas e espaços, e saber que a cama é o lugar para se desconectar das atividades laborais, dormir e descansar.

Deixar de fumar

Uma das razões para deixar de fumar é conseguir dormir melhor. O hábito de fumar é muito prejudicial na hora de conseguir um descanso ideal. A nicotina produz um efeito no organismo que dificulta dormir bem, já que mantém o organismo estimulado e alerta.

mulher quebrando um cigarro ao meio para parar de fumar

Reduzir consumo de bebidas com cafeína

As bebidas, tais como café, chá ou refrigerantes, dificultam a conciliação do sono. A cafeína nessas bebidas pode ser realmente útil durante o dia, mas provocará mais dificuldade para dormir bem durante a noite.

Diminuir o consumo de bebida alcoólicas

Embora o álcool seja um depressor do sistema nervoso e dê sono à princípio, depois ele tem o efeito de nos despertar repetidas vezes e impede que alcancemos um estado de sono ideal. Além disso, o álcool favorece o ronco, causando um descanso pouco saudável.

Cochilos curtos

O hábito de tirar um cochilo é benéfico para continuar com as energias durante o dia, sempre e quando não sejam muito longos. Um máximo de vinte minutos fará muito bem ao organismo e não impedirá de ter sono à noite.

Estabelecer uma boa área de descanso

O lugar onde se dorme e se descansa deve permitir um relaxamento e uma tranquilidade absolutas; deve estar livre de distrações e estimulantes, como televisões, computadores ou laptops. É bom um lugar escuro, fresco e o mais tranquilo possível para garantir uma boa noite de sono.

Respirar e sentir

Uma boa maneira de desligar a cabeça e ligar o corpo é através da respiração. Podemos fazer exercícios de relaxamento antes de dormir, ou simplesmente nos concentrar nas sensações corporais e na respiração.

O corpo e a mente precisam descansar através de um sono que seja realmente reparador. É fundamental para o bom funcionamento do organismo e para poder realizar as atividades diárias.