Como dormir bem: dicas para ter um sono melhor

· 9 de agosto de 2018
Dormir pouco é um dos maus hábitos mais comuns. Muitas vezes não podemos remediá-lo e acabamos agoniados ou desistindo por causa da resignação, mas melhorar a qualidade e nosso tempo de descanso está sim ao nosso alcance.

Priorizar o sono em nossa vida não é nada fácil, pois depende de uma série de fatores sociais, psicológicos e fisiopatológicos. Para fazer isso, aqui está uma lista de dicas de como dormir bem e ter um sono melhor.

Como dormir bem: evite bebidas estimulantes

É muito imprudente consumir cafeína, bebidas alcoólicas ou bebidas energéticas pelo menos seis horas antes de dormir; podemos substituí-las por bebidas sem cafeína.

Mulher bebendo café pela manhã

Dormimos bem em um ambiente agradável

O ideal seria ter um ambiente confortável para dormir, como por exemplo um lugar com uma temperatura adequada, a maior escuridão possível e que evite ao máximo o ruído.

Olhe para seus hábitos alimentares e de exercícios

Devemos consumir alimentos leves antes de dormir, porque não é aconselhável ir dormir com o estômago cheio, mas não é bom ir para a cama com o estômago vazio; então o mais recomendável é uma refeição equilibrada, saudável e leve, aproximadamente três horas antes de ir dormir.

Realizar exercícios aeróbicos diariamente por 15 minutos é altamente recomendado, pois favorece o ciclo do sono. A ideia mais apropriada é fazê-lo durante o dia e não durante a noite, porque isso impedirá o relaxamento do corpo.

Antes de dormir, recomenda-se fazer exercícios de relaxamento e respiração, como Yoga. Esta é uma das melhores dicas para ter um sono melhor.

Uma rotina de sono nos faz dormir bem

É importante gerar uma espécie de cronograma na hora de dormir, para tentar deitar e acordar sempre nas mesmas horas, o que ajudará muito a relaxar a mente para dormir.

Mulher dormindo em uma cama aconchegante

Evite cochilos

Evite tirar sonecas durante o dia, você chegará em casa à noite com a necessidade de um bom e merecido descanso.

Escolha o momento certo para dormir

Muitas vezes vamos para a cama mas não estamos com sono. Nesse caso, é recomendável levantar-se para ler um livro ou para realizar uma atividade que pode nos relaxar e quando estivermos com sono, poderemos voltar para a cama.

Tome um copo de leite

É muito apropriado beber um copo de leite antes de ir dormir, o leite contém um aminoácido chamado triptofano que favorece a produção de serotonina, um hormônio que nos ajuda a relaxar e ter um sono melhor.

Tome um banho quente

Além de produzir um efeito relaxante no corpo, também irá diminuir a temperatura do corpo e produzirá sono em nós.

Limpe sua mente

No caso de você sofrer de transtornos de ansiedade ou medos que não permitem que você durma, você pode aplicar técnicas de relaxamento que podem ajudá-lo.

Mulher meditando na beira de um lago

A técnica mais simples e recomendada é respirar profundamente e pensar em algo que seja claramente positivo, ou pelo menos tentar evitar os problemas que nos afligem a mente.

Evite bebidas alcoólicas antes de dormir

Beber uma bebida alcoólica antes de ir dormir pode ajudá-lo a relaxar, mas seu uso excessivo tira seu sono profundo e nos mantém nos estágios mais leves do sono.

A ingestão excessiva de álcool também pode contribuir para a alteração da respiração durante a noite. Além disso, as pessoas tendem a acordar no meio da noite quando os efeitos do álcool passam.

Como dormir bem? Consulte um profissional

Se você achar difícil conciliar ou manter o sono ou se sentir cansado durante o dia, pode ter um distúrbio do sono. Um médico ou um especialista irá orientá-lo melhor para lidar com o problema.

Consultar um médico é importante para descartar outros problemas de saúde ou emocionais que possam perturbar seu sono e afetar sua saúde.