A importância do descanso para ser saudável

· 30 de dezembro de 2018
Tão importante quanto se alimentar bem, fazer exercícios e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e fumar, é descansar adequadamente, tanto em quantidade de horas quanto em qualidade.

Vamos falar hoje sobre a importância do descanso. Sabemos que você adora esportes, assim como se alimentar de forma saudável, e nós te parabenizamos por isso. Mas, às vezes, há uma coisa que podemos deixar de lado sem nem mesmo nos darmos conta.

E o descanso é comumente deixado de lado. Isso já aconteceu com todos nós. A boa notícia é que é sempre possível mudar hábitos, pois se trata de uma questão de disciplina e nós, como atletas, sabemos bastante sobre isso.

Por que é difícil descansar o suficiente

Certamente você ouviu ou disse em mais de uma ocasião : “24 horas por dia não são suficientes”. Não entendemos o porquê, mas é assim que acontece com todo mundo.

Pensamos, por exemplo, em como nossas mães e avós antigamente lavavam as roupas à mão, cozinhavam pratos muito elaborados, costuravam e faziam mil coisas em único dia, e enquanto isso, o que nós fazemos?

Não temos tempo para nada, muito embora tenhamos tecnologia em todos os lugares. Os tempos mudaram, o nosso ritmo é estressante e, ao estabelecer prioridades, geralmente nos esquecemos de uma das mais importantes: o descanso.

Trabalho, família e esporte geralmente já ocupam todo o nosso dia. Na verdade, muitas vezes parece que, ao final do dia, não há tempo para cumprir com esses afazeres, e acabamos deixando o descanso de lado.

Isso deve ser mudado porque a importância do descanso é maior do que qualquer outra necessidade na nossa vida.

A importância do descanso

Mulher dormindo em cama branca

Uma vez vistas as razões pelas quais não descansamos o suficiente, vamos ver as razões pelas quais devemos descansar para mudar nossos hábitos e, por consequência, melhorar essa questão.

Energia

O descanso é o intervalo de que nosso corpo precisa para recuperar as forças. É importante permitir que todos os nossos órgãos descansem, bem como recuperar toda a energia gasta. Pode-se dizer que, depois de um dia cansativo, nosso corpo precisa descansar a fim de iniciar um novo dia cheio de atividades.

Quando o descanso é insuficiente dia após dia, sua energia será cada vez menor e isso pode até mesmo te levar a adoecer.

Estresse

O estresse está na ordem do dia. E uma das principais causas pelas quais as pessoas sofrem dele é devido à falta de descanso.

O estresse, além de ser uma doença em si, pode causar outros sintomas não muito agradáveis no seu corpo como por exemplo queda de cabelo, erupções cutâneas, fadiga extrema, entre outros.

Mau humor

Mulher gritando no trabalho pelo celular

Quando não descansamos o suficiente, nosso estado de espírito é afetado e assim apresentamos mudanças repentinas de humor que nos levarão a ter maus relacionamentos em nosso trabalho, com nossa família e amigos e, portanto, não seremos felizes.

Veremos a vida com negatividade; além disso, teremos problemas em nossos relacionamentos pessoais, algo que certamente não é benéfico nem para nossa saúde física nem para nossa saúde emocional.

Engorda

Não dormir ou descansar o suficiente cria um desequilíbrio hormonal e metabólico que vai fazer com que você engorde. Por mais que você se esforce para se manter saudável praticando esportes e mantendo a linha, tudo isso não servirá para nada enquanto você não descansar o suficiente.

Como você pode ver, ser saudável implica fazer esportes, alimentação saudável e descanso. Nenhum deles é mais importante do que o outro. Os três são igualmente necessários para ser saudável. É provável que você tenha que se esforçar para mudar seus hábitos, mas certamente valerá a pena.