O que é o treinamento LISS e quais seus benefícios?

· 13 de setembro de 2018
O treinamento LISS, tipo de treinamento de baixa intensidade, nos ajuda a perder calorias de forma contínua e progressiva sem grandes esforços e sem nos expor ao risco de sofrer uma lesão, tornando-o ideal para certas idades ou pessoas que não estão habituadas a praticar atividades esportivas

O que você acharia de um treino de baixa intensidade, mas altamente eficaz para queimar gordura? Certamente você vai pensar que é uma piada, mas não, ele existe e é o treinamento LISS.

LISS significa Low-Intensity Sustained State, ou seja, um treinamento prolongado de baixa intensidade. Este treinamento é ideal para as pessoas que querem queimar calorias sem ter que realizar exercícios de exigência muito alta.

Este treinamento não é novo, mas é uma tendência atual graças à personal trainer Kayla Itisines. Dura entre 30 e 60 minutos. Portanto, torna-se uma alternativa perfeita para aquelas pessoas que querem perder peso e modelar seu corpo investindo pouco tempo.

Treinamento LISS

Se você quer começar no mundo fitness ou quer experimentar coisas novas, sem dúvida você deve experimentar o treinamento LISS. O melhor sobre esse treinamento é que ele é bastante flexível, isto é, você pode simplesmente adicioná-lo ao seu treinamento ou programar atividades que sejam simples de incluir no seu dia a dia.

Mulher andando de bicicleta na estrada.

Agora, em que consiste o treinamento LISS? Você deve usar um equipamento especial? Você deve recorrer a um treinador profissional? Não, você não precisa de nada disso. O treinamento LISS não é algo complexo, simplesmente abrange todos os exercícios que envolvem cardio de baixo impacto. Desta forma, destacam-se os seguintes exercícios:

  • Caminhar em um bom ritmo.
  • Nadar
  • Andar de bicicleta.
  • Remar.
  • Trekking.
  • Atividades ao ar livre (como jogar bola, surfar, entre outros)

Você deve realizar essas atividades por 30 ou 60 minuto. Diferentemente do HIIT, o treinamento LISS pode ser realizado mais de duas vezes por semana. Além disso, você pode variar os exercícios para que eles não fiquem cansativos, desta forma você vai se divertir e também colocar o estresse de lado.

Constrói seu corpo

Para modelar o corpo e ter um bom condicionamento físico, é necessário ter certos hábitos como uma boa alimentação, boa saúde mental e exercitar o corpo constantemente para garantir um bom funcionamento dos músculos.

O treinamento LISS queima calorias, previne a celulite e a retenção de líquidos. Além disso, é baseado em exercícios que são fáceis de seguir e executar.

Estes exercícios são excelentes para pessoas que estão se recuperando de uma lesão ou que sofrem de algum problema respiratório, uma vez que a exigência do treinamento LISS é baixa. Então você não precisa se preocupar com o risco de se lesionar ou romper ou ligamento.

Mulher nadando em uma piscina

Relaxa os músculos

O treinamento LISS não é igual nem parecido ao HIIT (High-Intensity Interval Training). Pelo fato do HIIT ser composto por intervalos de cardio de alta intensidade, você não pode realizá-lo com muita frequência.

Realizar o treinamento LISS depois de expor o corpo a sessões de alto impacto é mais recomendável para os músculos. Uma vez que os exercícios do treinamento LISS aumentam o fluxo sanguíneo e ajudam no processo de recuperação.

Oxigênio

A chave para queimar gordura corretamente está diretamente ligada à quantidade de oxigênio a que seu corpo tem acesso durante o treinamento. Isso significa que, quanto mais oxigênio você der ao corpo, mais gordura ele pode queimar.

Desta forma, embora os exercícios de treinamento LISS pareçam simples e pouco exigentes para o corpo, na verdade eles são altamente eficazes para perder peso!

O treinamento LISS traz muitos benefícios para a saúde. Ajuda a manter um peso adequado e acelera o metabolismo. Além disso, são exercícios que você pode adicionar à sua rotina sem problemas. Mas lembre-se: apesar de ser de baixa intensidade, deve ser sustentado. Isso significa que você deve manter um ritmo constante.

Não há um momento específico para treinar, você pode escolher o momento e o exercício que quiser; o que mais se adaptar ao seu estilo de vida. Da mesma forma, lembre-se de alongar e se hidratar após o treinamento.

Mesmo sendo exercícios pouco demandantes, os músculos trabalham da mesma forma, então precisam de uma hidratação adequada e um processo de recuperação completo. Se você ainda não realiza o treinamento LISS, anime-se, você estará queimando gordura sem muito esforço. Vá em frente!