Saiba qual é a importância de cuidar bem das costas
Quando vamos à academia, é muito importante cuidar bem das costas usando uma técnica correta. As lesões são mais comuns do que pensamos, assim como também as dores e contraturas nessa área. Saiba mais no artigo seguinte.
Cuidar bem das costas ao fazer exercício
Provavelmente aquelas pessoas que fazem esporte já sofreram alguma dor ou desconforto nas costas. Existem diferentes tipos de sintomas – agudos, traumáticos ou crônicos – e causas – sobrecarga, má postura ou técnica incorreta – e a dor pode aparecer de forma gradual ou brusca.
Os principais motivos pelos quais os músculos dorsais, cervicais ou lombares doem são:
-
Problemas na curvatura das costas
Estamos nos referindo à escoliose, a hipercifose e a hiperlordose, três problemas muito comuns nas costas, e que devemos prestar atenção para que não se intensifiquem.
-
Exercícios não adaptados
Alguns querem “aparecer” demais e se esforçam muito em aparelhos ou em exercícios. Recomenda-se não realizar movimentos que coloquem em risco as costas ou que envolvam posturas pouco naturais.
-
Técnica incorreta
Essa é uma das principais razões de dores nas costas. Aconselha-se prestar muita atenção às indicações do treinador, realizar os movimentos de forma lenta e olhar-se constantemente no espelho. Não se trata de um ato de vaidade, mas é importante para verificar se está você fazendo tudo corretamente.
-
Sobrecarga ou excesso de treinamento
Se quiser cuidar das suas costas, você deve levantar o peso pouco a pouco. A maioria das lesões lombares, por exemplo, são consequência de um trauma repetitivo por causa de um esforço adicional. Isso quer dizer que você não deve tentar usar halteres, discos ou barras com carga extremamente excessiva.
-
Sobrepeso
Ter uns quilos a mais não é muito bom no geral, mas no que se refere aos cuidados das costas, pode aumentar o risco de lesões, já que os discos intervertebrais devem suportar mais peso do que o normal. Um quilo de excesso de peso representa quatro quilos de esforço adicional na coluna.
-
Má postura
Cuidar das costas não é algo que só devemos fazer na academia, mas em todas as nossas atividades cotidianas. Se, por exemplo, passamos muitas horas sentados em frente ao computador, é muito importante contar com uma cadeira adequada e um ambiente de trabalho de acordo.
Preste também atenção a quanto tempo você passa olhando para o celular com a cabeça abaixada, de que forma você dorme (talvez você precise dormir sem travesseiro) ou como caminha (muita gente curva as costas). Estes hábitos afetam negativamente a saúde da coluna e provocam lesões.
Dicas para cuidar bem das costas na academia
Além de prestar atenção à sua postura na vida cotidiana, é necessário cumprir com certos hábitos para cuidar das costas ao fazer os exercícios físicos:
-
Fazer aquecimento antes do treino
Muita gente pensa que isso não é necessário, no entanto, o aquecimento antes do exercício nos ajuda a ter maior flexibilidade, a melhorar a postura e evitar lesões. São só cinco minutos e realmente o seu corpo agradecerá.
-
Fazer exercícios que fortaleçam a área
Os agachamentos nos permitem adotar uma postura mais ereta – se os fizermos corretamente – com os ombros ligeiramente para trás e as costas retas. No caso, os exercícios para a espinha e de dorsais complementam os abdominais e evitam as lesões de coluna e de todos os músculos da cervical até a lombar.
Você também pode fazer flexões de braços, que trabalham bem o peito e os tríceps. Elas também ajudam a endireitar as costas e a fortalecer as omoplatas e os ombros.
-
Adaptar as cargas
Como foi dito anteriormente, não podemos tentar levantar 100 quilos no primeiro dia que vamos à academia. Os exercícios graduais protegem as costas e evitam lesões. Adapte o treino às suas capacidades.
Para cuidar das costas, além disso, recomendamos que você pegue menos peso (caso seja necessário) e que não se esqueça do alongamento ao terminar o exercício.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Barreras, M. T. (2009). Lesiones de la columna vertebral lumbar en deportistas. Medigraphic Artemisa.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.