Máquina de remo na academia: que tal utilizar esse novo aparelho?

· 29 de outubro de 2018
Treinar com a máquina de remo irá ajudá-lo a melhorar seu condicionamento físico geral, queimar calorias e também melhorar seu desempenho em outras atividades físicas

Certamente você já procura melhorar sua resistência, força, perder peso ou ganhar músculos. Seja qual for o seu objetivo, existe um equipamento que atende a todos esses requisitos. A máquina de remo na academia acaba passando despercebida apesar dos seus grandes benefícios.

A versatilidade dessa máquina permitirá que você trabalhe diversos dos seus músculos. Isso combinado com uma dieta adequada irá mantê-lo magro, forte e em boa forma.

Atualmente, há muitos adeptos do treino com a máquina de remo na academia. Isso se deve ao fato de que é um exercício cardiovascular que combina força e resistência. Sendo assim, a máquina de remo na academia nos proporciona muitos dos benefícios do remo tradicional.

No começo, foi um exercício projetado para os remadores de competição. No entanto, pouco a pouco, passou a ganhar diversos usuários que nunca praticaram remo ao ar livre.

É um exercício aconselhável para qualquer tipo de pessoa. No entanto, é sempre recomendável consultar o seu médico pessoal quando você quer realizar uma atividade física pela primeira vez. Especialmente quando a atividade exige um esforço significativo.

mulher usando a máquina de remo

Técnica básica da máquina de remo na academia

Da mesma forma que acontece na natação, no remo usamos a maior parte dos músculos do nosso corpo. Portanto, é essencial prestar atenção à técnica .

É melhor começar com o básico e ir trabalhando a partir de uma base sólida. Sendo assim, evite ir para níveis mais avançados, deixando a técnica de lado e correndo risco de sofrer lesões – algumas comuns ao remo. Há dois tipos diferentes de máquinas, sendo as dinâmicas melhores que as estáticas, caso sua academia tenha as duas.

Em qualquer uma delas, comece verificando se as correias estão presas com firmeza em volta dos pés. Além disso, lembre-se de checar se os seus pés estão na posição correta. Eles devem ser colocados de modo que a força de empurrão venha das pontas dos pés, como no ciclismo.

Inicialmente, ao segurar a alça da barra, nossos joelhos devem estar levemente flexionados. Enquanto isso, nossos braços devem estar estendidos para frente em relação ao tronco.

A partir dessa posição, e prestando atenção para manter as costas retas, empurramos primeiro com as pernas. Logo depois, puxamos com as costas e com os braços, antes das pernas atingirem sua extensão total.

Se você respeitar estas orientações simples, irá evitar que os braços façam a maior parte do trabalho. Isso permitirá que as nossas pernas e os músculos das costas se fortaleçam mais. Além disso, também permitirá que realizemos um movimento mais alongado e mais rápido.

Ao longo do exercício, é importante manter sempre as costas retas. Além disso, tome cuidado para não se curvar demais para trás ou para frente.

Por fim, devemos prestar atenção aos seguintes pontos:

  • Verifique se os seus cotovelos estão próximos ao seu corpo.
  • Na hora de iniciar o movimento, a pélvis e as costas devem avançar em conjunto.
  • Mantenha as costas completamente eretas, sem curvar os ombros.
  • A inclinação para frente e para trás é permitida, mas de maneira leve.
  • A força deve vir, quase inteiramente, das nossas pernas.
  • Tente fazer todo o exercício com um movimento fluido.
Mulher na máquina de remo na academia

Como treinar com a máquina de remo na academia?

Agora, apresentamos uma série de exercícios que podem ser executadas com a a máquina de remo na academia. Esses exercícios serão muito úteis para serem incorporados ao seu treinamento. Especialmente, para trabalhar as costas, o abdômen e os braços.

Exercício na máquina de remo para as costas

É um exercício ideal para trabalhar a parte inferior das costas. Começamos a partir de uma posição em que seguramos a barra com uma pegada justa.

Mantemos a a pegada para progredir rapidamente em direção a uma remada média. Isso permitirá trabalhar os músculos localizados na área central das costas. Além disso, você pode mudar para uma pegada média que irá ativar os músculos da parte superior das costas e ombros.

Esse exercício é tão simples e, além de tudo, ajudará a melhorar a postura.

Exercício na máquina de remo para ativar abdômen

Devemos manter o abdômen e a parte superior do corpo imóveis. Por outro lado, devemos deixar a parte inferior do corpo trabalhar. Sendo assim, puxamos a barra com pegada justa em nossa direção repetidamente. Claro, sem esquecer que temos de realizar esse exercício com as costas eretas.

Exercício em uma máquina de remo com apenas um braço

Segurando a barra entre os nossos dedos anelar e médio, sem rotação e com o abdômen agindo como um estabilizador, puxe a barra para trás.

Se quisermos gerar uma intensidade maior, podemos incorporar a rotação para o mesmo lado do braço.