Como se aquecer antes de se exercitar: o que fazer e o que não fazer

· 3 de outubro de 2018
Neste artigo iremos apresentar exercícios para aquecimento que servirão para te preparar para qualquer tipo de atividade física mais intensa que você queira fazer depois.

Sabe como se aquecer adequadamente antes de fazer qualquer tipo de exercícios é importante para reduzir o risco de lesões ao praticar esportes. O objetivo do aquecimento é aumentar a temperatura corporal e preparar os músculos e as articulações para o esforço que vamos fazer a seguir.

A primeira parte é estática. Podemos começar com uma rotação de pescoço, depois uma rotação de braços. Em seguida, rotação de quadril e posteriormente, tentamos tocar as pontas dos pés com as mãos. 

Podemos também esticar o quadríceps, fazer agachamento lateral, rotação de joelhos e esticar os gêmeos. Assim, ativaremos todo o corpo.

A segunda parte do alongamento é a dinâmica, e ela pode ser feita com exercícios como levar o cotovelo ao joelho, abrir e fechar as pernas a cada vez que você pular e fazendo agachamento afundo com salto.

homem fazendo exercício de aquecimento

Como se aquecer corretamente: pontos importantes

-Se você tem dúvidas de como se aquecer, saiba que aquecimento deve durar cerca de vinte minutos. Isso pode variar de acordo com a idade e a frequência com que a pessoa pratica esporte.

-Como já dissemos antes, é recomendável começar com simples alongamentos estáticos e, uma vez terminados, subir um pouco mais a intensidade para os aquecimentos dinâmicos.

-Além disso, é importante que, mesmo que você tenha feito um treino de alongamentos em geral dos grupos musculares, reserve mais tempo para os músculos individuais que você vai exercitar de acordo com o esporte ou o exercício que vai fazer.

Faça alongamentos dos músculos que te deem flexibilidade. É muito importante que os músculos estejam preparados para proteger os ossos e evitar um rompimento se houver uma queda.

-O aquecimento, como mencionamos anteriormente, é uma forma de aumentar a temperatura corporal. Por isso, procure que ele seja intenso e mantenha o ritmo para suar, já que isso é um bom sinal de que você está fazendo o exercício corretamente.

Outra dica importante para aprender como se aquecer é que seu corpo precisa estar preparado, mas também a sua mente. Assim, use o tempo do alongamento para pensar em seus objetivos e preparar a sua mente para alcançar os seus objetivos.

homem se alongando no parque

Uma vez terminado o aquecimento, comece a fazer o seu treino de exercícios. No final você deve ter em mente que é importante alongar – tanto ou mais que o aquecimento antes do esforço físico. Você pode gastar cerca de dez minutos no alongamento e será o suficiente.

Nesse caso, o que buscamos é que o músculo quente se alongue e evite a contração devido à uma ausência de tensão muscular súbita provocada no término do exercício.

Alguns dos exercícios que podemos fazer ao terminar o exercício para alongar os músculos são: alongamento de dorsais, de quadríceps, de gêmeos, costas e isquiotibiais.

E não esqueça de dar mais atenção aos músculos que foram submetidos ao maior esforço. Tão importante quanto saber como se aquecer corretamente é saber se alongar corretamente!

Como se aquecer: coisas que você não deve fazer

Algo que não pode acontecer quando você for fazer aquecimento é sentir dor, e isso também não deve acontecer na hora do alongamento pós-exercício. O que buscamos é preparar o músculo antes do exercício ou para uma melhor recuperação, e não o contrário.

Não exagere na intensidade nem no tempo, o aquecimento serve para aumentar a temperatura do corpo e prepará-lo para o exercício. Isso quer dizer que você não deve ficar cansado antes de começar a fazer algum esporte.

Sendo assim, antes de começar a fazer qualquer esporte, não se esqueça nunca de se aquecer. Tão importante quanto fazê-lo é saber como se aquecer corretamente. Siga as diretrizes que comentamos anteriormente e vamos treinar!