Logo image
Logo image

Descubra como você pode conseguir um corpo funcional

4 minutos
Aqui está uma série de exercícios que você pode fazer na sua rotina para obter um corpo funcional, que permita que você tenha mais energia e altos níveis de bem-estar.
Descubra como você pode conseguir um corpo funcional
Última atualização: 13 dezembro, 2018

Um corpo funcional é aquele que nos permite realizar qualquer tipo de exercício ou atividade sem dor ou impedimento. No artigo a seguir, iremos revelar como você pode consegui-lo e se sentir bem tanto física como mentalmente.

O que é um corpo funcional?

Em primeiro lugar, é bom que você saiba o que é considerado um “corpo funcional”. A definição diz que a pessoa que o possui tem um desenvolvimento notável em relação à força, à potência, à flexibilidade, à coordenação, à velocidade, à agilidade, ao equilíbrio e à resistência.

Embora possa parecer impossível obter essas qualidades, a verdade é que com exercício diário e perseverança todos nós podemos desfrutar de um corpo funcional. O nosso objetivo deve ser sempre alcançar o potencial máximo e corrigir o que nos falta para desfrutar de uma silhueta em forma.

Some figure

Quais são as vantagens de ter um corpo funcional?

Talvez você esteja pensando que isso de corpo funcional não é para você, já que você não é aquele tipo de pessoa que passa horas e mais horas fazendo exercício. No entanto, talvez você se convença quando souber que os seus benefícios não se resumem só ao que acontece na academia:

  1. Resultados na sua vida diária

Essa é a primeira vantagem que fará com que você tome a decisão de treinar para ter um corpo funcional. É óbvio que você poderá usá-lo em qualquer situação que surja em sua vida diária.

Desde carregar sacolas pesadas do mercado até correr para alcançar o ônibus até quando você quer brincar com os seus filhos ou levar o seu animal para passear. É sempre bom ter um corpo ágil e forte!

  1. Corrige a postura

Atualmente, as dores cervicais e nas costas são muito frequentes, pois passamos horas na frente do computador ou em pé por causa dos nossos trabalhos. Com uma rotina integral ou funcional, nós trabalhamos todos os músculos, mas principalmente os estabilizadores, ou seja, aqueles que estão na região média do corpo.

Um corpo funcional, então, corrige a posição, evita dores musculares e ajuda até mesmo se nós tivermos algum problema ósseo como a escoliose. Fora que impede as lesões ao tonificar os músculos e manter o corpo saudável.

  1. Permite que nós façamos todo tipo de exercício

Outra das vantagens de ter um corpo funcional é que ele se adapta a qualquer disciplina que quisermos praticar. Embora você não acredite, terá um rendimento muito maior em diversos esportes.

Um dos exemplos mais conhecidos é o das disciplinas de contato ou das artes marciais: boxe, karatê, kickboxing ou muay thai. A velocidade dos movimentos, a força, a flexibilidade e os reflexos somados à resistência farão de você um campeão!

Você também vai notar melhorias em outros esportes, como o futebol, o tênis, o basquete e o hóquei. Preste atenção ao físico dos atletas: eles são mais atléticos, não têm gordura acumulada e têm massa muscular.

Então o que você tem que fazer para ter um corpo funcional?

Agora que você já sabe o que é um corpo funcional, passaremos para a prática. Ou seja, para o momento que você começar a treinar para alcançar esse objetivo.

Você deve saber que os resultados não são obtidos de um dia para o outro. Há uma questão fundamental de compromisso e constância. Uma rotina completa pode incluir estes exercícios:

  1. Agachamento

Você já os conhece, eles são um dos exercícios que não podem faltar em um treino. Nesse caso, você terá que fazer 50 repetições de agachamento comum durante as primeiras semanas. Em seguida, adicione peso (por exemplo, com um kettlebell) e aumente as repetições.

  1. Saltos sem sair do lugar

Trata-se do famoso “salto com joelhos no peito”, que aumenta o ritmo cardíaco, faz transpirar e, acima de tudo, trabalha os músculos das pernas e dos glúteos. Faça 50 repetições.

Some figure
  1. Burpees

Eles são um dos exercícios mais completos de cardio. Faça 30 seguidos, o mais rápido que puder e sem parar entre cada repetição.

  1. Corrida no lugar

Acelere o máximo possível, como se estivesse correndo um sprint. A ideia é que você mantenha o movimento por pelo menos um minuto.

  1. Flexões de braços

Finalmente, as conhecidas flexões, que nos permitem fortalecer vários músculos. Faça 40 repetições com as pernas estendidas.

Some figure

Se você deseja ter um corpo funcional, repita esse treino três vezes por semana durante pelo menos um mês. Então, intensifique os exercícios, adicione peso e aumente as repetições.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.