Sete opções de exercícios para braços definidos

· 19 de julho de 2018
Como no treino de qualquer outro grupo muscular, nosso ímpeto não deve nos levar de maneira alguma a começar com cargas excessivas

Principalmente para aqueles que treinam para fins estéticos, conseguir braços grandes e bem definidos é um objetivo central. Além disso, ter braços fortes também traz benefícios para a prática esportiva: melhorará nossa força e resistência. Quais são os melhores exercícios para braços?

Os braços são compostos por um osso principal, o úmero, e vários músculos, são eles: bíceps braquial, o braquial anterior, o coracobraquial, o tríceps braquial e ancôneo, comumente chamado de antebraço.

Todos eles podem ser treinados através de séries de exercícios, seja com seu próprio peso corporal ou usando ferramentas externas, como pesos, halteres e barras. Abaixo, detalharemos alguns exercícios para braços que podem ser executados em várias circunstâncias. A progressão deve ser gradual e planejada.

7 exercícios para braços

Em termos gerais, estes são alguns dos exercícios para braços mais conhecidos. A divisão será feita em três subgrupos: por um lado, os que podem ser feitos na academia e, por outro, aqueles que você pode fazer em casa ou em qualquer espaço público e, finalmente, aqueles que fazem uso de barras.

Exercícios para braços na academia

1. Rosca direta com barra

Um dos exercícios para braços por excelência. Geralmente é feito com uma barra reta e em pé; se este for o caso, é aconselhável colocar um pé na frente do outro e não os dois na mesma linha. Desta forma, evitaremos que o centro de gravidade se mova e que haja um desequilíbrio que danifique nossa coluna.

2. Tríceps francês com halteres

Poderíamos detalhar muitos exercícios aqui, mas vamos falar especificamente da extensão do tríceps vertical com um haltere. Consiste em pegar um haltere com as duas mãos atrás da nuca e verticalmente. Então, os braços devem ser esticados, trazendo o haltere para cima.

Devemos sempre controlar para que as costas fiquem retas. Quando bem feito, é um trabalho fenomenal para os nossos braços.

3. Bíceps na polia

Para este exercício, você deve usar a polia baixa da academia. Coloque uma barra reta e faça uma pegada supinada; isto é, as palmas voltadas para o corpo. Em seguida, execute o exercício convencional de bíceps. Novamente, tenha em mente que você deve manter as costas retas. É melhor colocar um pé na frente para evitar desestabilizações.

Exercícios para braços com o próprio peso

4. Flexões de braço

Este exercício permitirá que você fortaleça o abdômen, o peito e as costas, além dos braços. É muito simples: coloque-se de bruços no chão e se apoie nas palmas das mãos e nas pontas dos pés.

A abertura dos braços deve ser da largura dos ombros. O exercício consiste em levantar seu corpo esticando seus braços. Em seguida, retorne à posição inicial novamente.

Mulher fazendo flexão de braços no colchonete

5. Tríceps no banco

Uma das alternativas mais eficazes para moldar o tríceps. Consiste em sentar em um banco, colocar as palmas das mãos nas laterais como apoio e levar os pés para frente. Tente abaixar o tronco o máximo possível para exercitar o tríceps dessa maneira.

Se você quiser adicionar alguma dificuldade, coloque outra superfície na frente e apoie os pés nela. Do mesmo modo, os mais experientes também podem adicionar peso nas coxas para subir o nível de dificuldade ao máximo.

Exercícios para braços na barra

6. Puxadas

As puxadas com pegada supinada servem para exercitar suas costas, peito e, é claro, os braços. Esta é, precisamente, uma das principais vantagens dos exercícios com barra: muitos grupos musculares são exercitados ao mesmo tempo.

Alunos fazendo barra em uma aula de CrossFit

Pode ser difícil realizar o exercício no começo, mas com o tempo você ganha mais força e destreza. Segure a barra com as palmas das mãos voltadas para você; em seguida, levante o peso com os braços e retome a posição inicial, esticando-os.

7. Barras paralelas

Esse tipo de barra pode ser encontrado em espaços de atividade física de lugares públicos, assim como em academias.

Homem fazendo tríceps nas barras paralelas de um parque

O exercício consiste em segurá-las e levantar o peso do corpo até que os braços estejam totalmente esticados, inclinando levemente o tronco para a frente. É aconselhável flexionar as pernas para encurtar o comprimento do corpo e ganhar estabilidade.

Por fim, é necessário ressaltar que vários esportes como o tênis, boxe e natação são excelentes para exercitar os braços. Encontre a opção que você mais gosta entre todas estas e comece a treinar para alcançar os braços que você sempre quis.