Contribuições da epicatequina para a saúde e o desempenho esportivo

· 22 de novembro de 2018
De todas as plantas em que a epicatequina é encontrada, o cacau e o chá verde são as opções onde está mais presente e, como você verá, é um composto totalmente natural.

Você conhece a epicatequina? Contaremos a seguir tudo sobre este composto muito interessante do ponto de vista da saúde, bem como do esporte. Além disso, ingeri-lo será um verdadeiro prazer. Continue lendo e descubra como.

O que é epicatequina?

A menos que você seja um atleta experiente, provavelmente não ouviu falar da epicatequina. É um composto bioativo encontrado em algumas plantas. Tem um grande número de propriedades para a saúde em geral e para atletas em particular.

Como consumir epicatequina?

Agora que você conhece a existência dos benefícios da epicatequina, com certeza você quer começar a consumir. Você está com sorte, porque isso é muito simples e aqui estão algumas maneiras de fazê-lo.

  • Suplementos alimentícios. Os suplementos são cada vez mais utilizados pelos atletas. Eles são facilmente tomados e comprados em qualquer academia ou loja especializada. Se você optar por essa opção, recomendamos que você sempre compre em um local confiável e siga as instruções e tome as quantidades mencionadas no pacote. Um consumo maior do que o recomendado não causará melhores resultados, pelo contrário.
  • Chá verde. Embora em menor proporção do que o chocolate, o chá verde também contém epicatequina. A maneira mais comum e simples de tomá-lo é através de uma infusão. No inverno eles são ótimos para esquentar, e no verão podemos tomar chá gelado. Você pode tomar no momento do café da manhã, lanche ou depois de comer. Nossa recomendação é que você tome com estévia caso queira adoçar, já que é muito mais benéfico que o açúcar.
Xícara de chá verde

  • Chocolate. É uma sorte que a melhor maneira de nos nutrirmos deste composto seja através de uma comida tão deliciosa quanto o chocolate. De todas as suas variedades você deve consumir o mais puro possível, pois contém uma quantidade maior deste componente, que fica no cacau, e também é muito mais saudável. As formas de consumir são infinitas. Ralado em um iogurte, acompanhado por um biscoito de grão integral… Como você pode ver, você pode incorporá-lo em praticamente qualquer receita doce.

Benefícios no esporte

A epicatequina é um componente a ser levado em conta pelas pessoas que praticam esportes regularmente e especialmente para aqueles que querem aumentar sua massa muscular. Abaixo, mostramos quais são seus principais benefícios.

  • Aumento da massa muscular. A principal razão pela qual os atletas consomem este componente é porque eles querem aumentar sua massa muscular. Isso não significa que você não precise fazer tanto esforço ou menos repetições. Mas os resultados são maiores do que se você não consumir esse nutriente.
  • Maior resistência. Graças ao óxido nítrico, o sangue flui e oxigena melhor e, como resultado, a fadiga chega mais tarde. Portanto, os atletas que tomam epicatequina têm maior resistência para prolongar a série e fazer o exercício em um nível mais alto.
  • Maior absorção de proteínas. Um dos benefícios menos conhecidos da epicatequina é que após o consumo habitual, as proteínas são absorvidas em maior quantidade e, portanto, o exercício é mais eficiente.
Mulher consumindo shake

Benefícios na saúde

Epicatequina é um componente recomendado para qualquer pessoa e não apenas para aqueles que praticam esportes. Alguns dos benefícios para a saúde geral são os seguintes:

  • Diminui o colesterol. A ingestão regular de alimentos ricos em epicatequina faz com que os níveis de colesterol diminuam. De qualquer forma, se você tem níveis elevados de colesterol, você deve consultar o seu médico, uma vez que a comida é uma ajuda natural, mas nunca um substituto para a medicação.
  • Melhora a memória. Basta tomar um pouco de chocolate escuro por dia para manter sua memória e evitar perdas. É por isso que o chocolate amargo é especialmente recomendado para os idosos.

Agora que você conhece a epicatequina e sabe como é fácil consumi-la, não tem desculpa para não fazer isso. Seja você um atleta ou alguém que não se exercita regularmente, recomendamos que comece a consumir a epicatequina hoje mesmo.