Conheça os benefícios de realizar alongamentos

29 de maio de 2019
Você dedica o tempo adequado ao alongamento após uma sessão de atividade física? Descubra oito razões pelas quais eles não deveriam faltar na sua rotina de treinamento.

Muitas pessoas que praticam atividades esportivas deixam de lado o alongamento, até mesmo o acham entediante. No entanto, a verdade é que o benefícios de realizar alongamentos são importantes para o funcionamento do corpo.

Alongamentos são exercícios que procuram aumentar a amplitude de movimento das articulações e alongar tendões e músculos. Costumam ser exercícios suaves e lentos que não devem causar nenhum tipo de desconforto.

Quais são os benefícios de realizar alongamentos?

Existem várias razões pelas quais você deveria começar a fazer alongamentos regularmente. Afinal, não só melhora a sua flexibilidade, que é um fator importante no exercício, mas também dá uma boa postura, reduz o estresse e as dores musculares. Vamos mostrar, a seguir, os benefícios de realizar alongamentos. Anote!

1. Melhora o seu desempenho nos esportes

O alongamento aumenta a amplitude da mobilidade das articulações e prolonga os tendões e músculos. Isso permite um melhor desempenho em diferentes exercícios.

Afinal, o corpo adquire melhores condições para fazer movimentos e melhor flexibilidade, além de ocorrerem menos cãibras e lesões. Dessa forma, o seu desempenho atlético aumenta à medida que você tem mais liberdade para se mover e controlar o seu corpo.

2. Reduz as dores musculares

Não alongar causa rigidez nos músculos, o que por sua vez causa dor muscular. Portanto, o alongamento melhora sensivelmente essas situações. Afinal, a oxigenação dos músculos aumenta, as articulações são lubrificadas e o ácido lático é reduzido através do alongamento.

Grupo de mulheres fazendo alongamento.

3. Relaxa seus músculos e sua mente

Ao terminar um treino extenuante, o alongamento é ideal para limpar a sua mente e relaxar os seus músculos. A principal razão para isso é que o alongamento consiste em exercícios sustentados sem que os tecidos musculares estejam tensos.

Por conta disso, passar algum tempo se alongando pode funcionar como meditação. Na verdade, vários dos exercícios de alongamento são posições de Yoga.

É significativo notar que alongamentos não são sinônimo de sofrimento, ou seja, eles não devem doer nada. Deve haver apenas uma pequena pressão. Ou seja, é importante relaxar os músculos para que seja uma atividade leve.

4. Benefícios de realizar alongamentos para a postura

O alongamento ajuda a desenvolver uma postura firme, adequada e alinhada. Assim, a memória muscular assimila esses exercícios e aplica essas posturas mesmo fora da atividade física.

As dores lombares são muito desconfortáveis e bastante comuns em pessoas que trabalham sentadas a maior parte do dia. O alongamento ajuda a reduzir a dor lombar e também evita desequilíbrios musculares que tensionam o tronco.

5. Reduz o estresse

Ao passar por períodos muito estressantes, os músculos tendem a ficar tensos, o que é normal. Nesse contexto, os músculos tendem a se contrair em resposta ao estresse físico e emocional.

Sendo assim, uma maneira de liberar o estresse é fazer alongamentos focados em áreas onde o estresse tende a se acumular. Entre elas temos o pescoço, as costas e os ombros.

6. Melhora o controle do corpo

O alongamento permite melhor controle das articulações e dos membros. Os exercícios de alongamento devem ser realizados com muito cuidado em cada detalhe. Além disso, é preciso manter cada parte do corpo na posição correta.

Dessa forma, é possível desenvolver a capacidade de controlar a contração muscular e o alinhamento dos membros, entre outras ações cotidianas do corpo.

7. Aumenta o fluxo sanguíneo

Ao alongar-se, o fluxo sanguíneo no corpo aumenta. Isso, por sua vez, oxigena os músculos e reduz a dor. Além disso, melhora o sistema circulatório. Dessa forma, o alongamento é uma boa alternativa para combater as varizes e a celulite.

Conheça os benefícios de realizar alongamentos antes da prática esportiva.

8. Aumenta a energia

A vida moderna deixa nossas rotinas bastante agitadas. O cansaço pode ser muito incômodo e pode nos pegar a qualquer momento. Seja quando nos levantamos de manhã ou ao meio-dia no trabalho, quando você se sente exausto um bom alongamento pode oxigenar os músculos e limpar sua mente para continuar seu dia.

Por quê? Quando os músculos estão cansados, isso nos faz sentir ainda mais exaustos. Então, faça alguns alongamentos se sentir cansaço ou preguiça. Isso irá ajudá-lo a estabilizar os seus níveis de energia de forma rápida e eficaz.

Os benefícios de realizar alongamentos: conclusão

Em suma, o alongamento pode alterar positivamente o funcionamento do seu corpo. Portanto, não coloque demasiada pressão e faça os exercícios corretamente. Por fim, chega de desculpas! Passe a fazer pequenos alongamentos na sua rotina e você verá a diferença!

  • Weerapong, P., Hume, P. A., & Kolt, G. S. (2004). Stretching: Mechanisms and Benefits for Sport Performance and Injury Prevention. Physical Therapy Reviews9(4), 189–206. https://doi.org/10.1179/108331904225007078