Fazer uma atividade física melhora a circulação

· 1 de fevereiro de 2019
O hábito de fazer uma atividade física regularmente e de forma progressiva melhora a circulação e o fluxo sanguíneo. Em contrapartida, o sedentarismo deve ser evitado para prevenir diversas doenças e patologias.

A má circulação sanguínea é um problema muito comum, especialmente para as pessoas com mais de 40 anos. Ela ocorre quando os vasos sanguíneos perdem a sua elasticidade natural e isso dificulta o fluxo do sangue. Mas você sabia que a atividade física melhora a nossa circulação, além dos muitos outros benefícios que ela oferece?

Se a circulação do sangue não for adequada, podem ocorrer graves consequências para a saúde; por isso, esta é uma grande preocupação para muitas pessoas. A atividade física pode ser muito útil para esse problema, da mesma forma que para manter uma boa saúde em geral.

Com efeito, fazer atividades físicas regularmente ajuda a ativar a circulação sanguínea, pois isso melhora o retorno venoso e aumenta o bombeamento de sangue para as extremidades. A seguir, vamos ver alguns elementos-chave para entender melhor porque fazer atividades físicas melhora a nossa circulação.

Causas da má circulação

O sistema circulatório é fundamental para o organismo, já que ele é o responsável por levar o sangue para as células. É por isso que a nossa saúde depende, em grande parte, do seu bom funcionamento.

Com o passar do tempo e graças à vida sedentária, aos fatores genéticos e hormonais e aos maus hábitos, como por exemplo o tabagismo, o sistema circulatório pode ser afetado de forma negativa.

Os sintomas mais comuns de que algo está errado são os pés inchados, o formigamento, o frio nas extremidades e o aparecimento de varizes nas pernas.

Como a atividade física ajuda a melhorar a circulação

Assim como mencionado anteriormente, a atividade física tem um efeito muito positivo na circulação sanguínea. Ao fazer uma atividade física regularmente, o bombeamento do sangue para as extremidades, especialmente para as pernas, melhora significativamente. Da mesma forma, o retorno venoso também é favorecido.

Fazer uma atividade física melhora a nossa circulação e isso impede que as varizes apareçam. Essas veias não são desagradáveis apenas esteticamente, mas também podem causar sintomas muito incômodos e provocar sérias complicações.

Que tipo de atividade física é mais adequado para melhorar a circulação?

Ainda que as atividades físicas melhorem a nossa circulação sanguínea, nem todos os tipos são adequados para isso. Certos tipos de atividade, em vez de ajudar, podem ser prejudiciais.

A regra principal para saber quais atividades físicas ajudam a melhorar a circulação é que elas devem ser aeróbicas.

Isso significa que o grau de esforço deve ser constante, por isso devemos priorizar exercícios de média e longa duração. Algumas atividades como por exemplo caminhar, nadar ou andar de bicicleta são excelentes para alcançar este objetivo.

Os esforços curtos, por outro lado, não são úteis. Por exemplo, o tipo de atividade física feita por um velocista ou um jogador de basquete não é adequado para melhorar a circulação. Os esportes violentos e de impacto também não são aconselháveis.

Da mesma forma, todas as atividades que exigem que os pés batam no chão com força devem ser descartadas. Por impactar fortemente os pés contra o chão, o retorno venoso é dificultado, o que faz com que o sangue permaneça nas pernas e pés.

Este tipo de exercício desaconselhado vai aumentar a sensação de peso e inchaço. Também é importante evitar correr no asfalto ou com calçados ruins, pelo mesmo motivo.

Casal correndo no parque

5 atividades físicas que são aliadas do sistema circulatório

Existem algumas atividades físicas que são particularmente recomendadas para melhorar a circulação sanguínea. Estas são algumas delas:

  • Andar de bicicleta: ao pedalar em um ritmo constante, sem nos sobrecarregar e mantendo a cadência, estaremos contribuindo para melhorar o trabalho do sistema circulatório.
  • Corrida: Também é uma boa aliada contra a má circulação. A única coisa que é necessária é um bom par de tênis que amorteça os impactos e muita disposição. É preferível evitar correr no asfalto para prevenir possíveis lesões nos joelhos e pernas.
  • Natação: É um dos esportes mais completos para o organismo. É perfeita para melhorar a circulação e, além disso, tem muitos benefícios para o coração e os pulmões.
  • Golfe: Embora possa parecer surpreendente, também é um esporte que ajuda bastante o sistema circulatório. As longas caminhadas que este esporte implica, subindo e descendo morros, são uma excelente maneira de reativar o retorno venoso.
  • Dançar: É um exercício perfeito para melhorar a circulação. Tanto a dança clássica quanto a contemporânea ou a dança de salão são grandes parceiras para melhorar a circulação e a flexibilidade. Além disso, esta é uma atividade que nos permite interagir e que também é muito relaxante.
Homem jogando golfe

Em suma, a atividade física prova mais uma vez que ela é a opção perfeita para a prevenção de doenças. Fazer uma atividade física melhora a nossa circulação, fortalece o organismo e, como se isso não bastasse, nos permite relaxar e nos divertir. Não é perfeito?