Conheça algumas substâncias tóxicas para o corpo

· 5 de janeiro de 2019
Existem certos tipos de substâncias que são realmente perigosas para o ser humano, e por incrível que pareça acabamos tendo contato com elas em nossas vidas em maior ou menor quantidade, inclusive por vontade própria devido a razões estéticas.

Todos os dias nos deparamos com vários elementos prejudiciais à nossa saúde, mas não sabemos. Neste artigo vamos dizer algumas das substâncias tóxicas para o corpo. Preste muita atenção e evite-as no seu dia a dia!

As substâncias mais tóxicas para o corpo

A toxicidade de um elemento pode ser determinada por meio de diferentes testes, seja sua consistência líquida, gasosa ou sólida. Se você quiser saber quais substâncias são mais tóxicas para o corpo, continue lendo.

1. Mercúrio

Há muito tempo muitos fabricantes pararam de produzir termômetros com mercúrio, pois descobriu-se que essa substância era muito tóxica.

A exposição a este elemento pode causar danos irreparáveis ​​aos rins e ao cérebro. O contato com mulheres grávidas é proibido, pois causa problemas de audição, visão e memória nos fetos.

Recipientes com avisos de toxicidade

2. Arsênico

Se uma pessoa inala arsênico presente no ar, o sistema circulatório absorve de acordo com a solubilidade (ou seja, como ele é dissolvido no oxigênio que é respirado) e no tamanho das partículas da substância (se foi dosado ou não).

Quando o arsênico está na comida, o intestino o absorve rapidamente e atinge o sangue em pouco tempo. Através da urina, uma boa quantidade é eliminada, mas sempre fica um pouco dentro do corpo e isso causa muitos problemas de saúde.

3. Chumbo

Nesta lista de quais são as substâncias mais tóxicas para o organismo está um dos metais que até algumas décadas atrás era usado em pinturas domésticas, em tubulações e até mesmo em preenchimento de cáries. Quando ingerido, o chumbo não é excretado pelo corpo e se torna prejudicial em pouco tempo.

4. Toxina botulínica

É amplamente utilizado na indústria estética (por exemplo no conhecido ‘botox’ que é injetado nos lábios e em outras partes do corpo), no entanto, é uma das substâncias mais tóxicas que existem. As neurotoxinas botulínicas podem causar paralisia muscular e “grudar” em vírus e bactérias tornando-os mais resistentes aos medicamentos.

5. Cianeto

Embora seja produzido naturalmente por várias plantas, como o bambu, o sorgo e a mandioca, quando as concentrações são mais altas, elas podem nos intoxicar e até causar a morte.

Cianeto líquido ou gasoso, assim como sais alcalinos desta substância, podem entrar no corpo através da ingestão, inalação ou contato com membranas mucosas (olhos, nariz) e pele.

Mulher com roupa que cobre todo o corpo, luvas, óculos e touca

6. Tolueno

Outra das substâncias que são mais tóxicas para o corpo e que podem ser encontradas em muitos objetos que temos em casa, como: garrafas plásticas, tintas, cosméticos, adesivos, nylon, perfumes… E a lista continua.

Inalar o tolueno pode ser muito perigoso para a saúde, por isso é necessário tomar certas precauções como usar máscaras se pintarmos uma parede, não respirar gasolina no carro, usar luvas de látex ao limpar ou procurar esmaltes e maquiagem que o incluam.

7. Policlorados

Estes produtos químicos sintéticos eram muito populares em certas indústrias comerciais por causa de suas duas características principais: estabilidade e não serem inflamáveis.

Embora existam cada vez menos produtos no mercado que apresentem policlorados, a verdade é que ele ainda é encontrada em tintas baseadas em petróleo, carvão, plásticos e culturas alimentares.

Na última pesquisa, traços de PCBS também foram encontrados em peixes como salmão e vários mamíferos aquáticos. Para evitar que ele entre em seu corpo, opte por consumir produtos orgânicos e lave bem os alimentos antes de comê-los.

8. Tetrodotoxina

Nem todas as substâncias tóxicas são produzidas em laboratórios; elas também estão presentes na natureza. O elemento mais nocivo fabricado por um animal é a tetrodotoxina, que é encontrada no famoso ‘baiacu’ ou ‘fugu’.

Este prato caro que requer manipulação por chefs especializados e garantido por licenças pode causar morte instantânea por envenenamento.

Um único baiacu tem toxinas para matar 30 pessoas. A tetradotoxina é mil vezes mais mortal que o cianeto e 100 vezes mais mortal que o veneno de uma aranha viúva-negra.