Os 5 melhores hábitos para desenvolver e perder peso sem muito esforço

· 16 de dezembro de 2018
Não é indispensável se matricular em uma academia ou poder se dedicar durante horas todos os dias para fazer exercício. Quase sem perceber podemos podemos implementar alguns hábitos em nosso cotidiano e emagrecer sem nos darmos conta

Você acha emagrecer a coisa mais difícil do mundo? Saiba que você pode perder peso sem muito esforço e sem necessidade de ir para a academia. Você vai ver como apenas mudando um pouco a sua rotina você poderá emagrecer de forma saudável.

Para entender como você pode alcançar isso explicaremos a seguir quais são as tarefas cotidianas que irão te tirar do sedentarismo e te ajudarão a perder peso sem muito esforço.

Lembre-se, claro, que os dois pilares do emagrecimento são dieta e exercício, então você deverá manter uma alimentação saudável enquanto adere a esses hábitos a seguir.

Como perder peso sem muito esforço

1. Estacione o carro longe de sua casa ou desça alguns pontos antes no transporte público

Nosso ritmo de vida é muito estressante. Acordamos muito cedo para ir trabalhar, e claro temos que deixar nossos filhos na escola antes, arrumar um tempo para ir no supermercado… Cruzar a cidade de ponta a ponta para chegar do trabalho e fazer mais mil coisas. E no fim do dia nos damos conta que não andamos nem 100 metros!

Como isso é possível? Para acabar com a vida sedentária nossa recomendação é que você estacione o carro longe da sua casa ou trabalho, ou que desça um ou dois pontos de ônibus ou metrô antes do seu ponto do dia a dia. Dessa forma você andará um pouco mais até o seu destino.

Claro que não é necessário andar vários quilômetros, mas você pode caminhar por 15 minutos e dessa forma já ter algum estímulo ativo no seu dia. No fim da semana você vai ter andado quase 2 horas se fizer isso pelo menos uma vez no dia, e 4 horas se fizer 2 vezes por dia. É um ótimo jeito de perder peso sem muito esforço.

Homem estacionando o carro

Aprenda a aproveitar um passeio agradável antes de entrar no trabalho, ou desacelere ao buscar os seus filhos caminhando. Essa é a única forma de tornar esse hábito constante ao longo do tempo e fazer com que você use o carro cada vez menos.

2. Vá fazer compras andando

Outra das atividades cotidianas que podemos incorporar na nossa rotina para perder peso sem muito esforço e sair do sedentarismo é ir fazer compras andando. Em algumas situações isso pode ser muito complicado, porque pode ser impossível transportar as compras de volta para casa.

Mas quantas vezes vamos ao supermercado só para comprar uma coisinha? A verdade é que fazemos isso várias vezes na semana e nesses momentos podemos dar uma pequena caminhada.

Nosso conselho é que só vá fazer compras de carro quando for muito necessário. Se você vai a pé já estará fazendo duas coisas de uma vez, e ainda dois exercícios! O primeiro quando você estiver caminhando de casa até o supermercado e o segundo quando estiver voltando carregando sacolas pesadas.

Mulher caminhando pela cidade

Quando você for caminhando faça isso em um ritmo mais forte, para que assim a queima de calorias seja maior. Na volta, quando você estiver também carregando o peso das sacolas, divida-o entre as duas mãos ou leve uma mochila. Não coloque coisa demais nas costas para não causar nenhuma lesão.

3. Passeie com o seu cachorro

Se você tem um cachorro, saiba que ele pode ser um aliado no seu objetivo de perder peso. Muitas pessoas passeiam com seus cachorros simplesmente dando uma volta no quarteirão ou se sentando em um banco enquanto o cão corre por uma zona cercada.

Mas você pode, e é o que recomendamos fazer, caminhar com seu cachorro com um ritmo forte e preferivelmente em zonas inclinadas. Assim você pode queimar mais calorias e alternar entre diferentes terrenos.

Se você mora perto de um morro pode subi-lo e fazer exercício enquanto deixa seu cachorro feliz. Além de perder peso você ainda estará trazendo felicidade ao seu cão! Não há nada mais agradável para os cachorros do que poder brincar e passar tempo ao ar livre.

Casal passeando com um cachorro no parque no outono

4. Cuide de seu jardim ou crie um

Sabia que cuidar de um jardim queima 300 calorias por hora? Agachar, levantar, agachar, levantar… Aproveite para cuidar do seu jardim e torná-lo lindo enquanto ainda perde peso. Você pode fazer isso na sua varanda também caso não more em uma casa.

Além disso, a jardinagem é também uma tarefa muito agradável, então não será muito difícil cuidar do jardim e fazer exercício. A consequência será perder peso sem muito esforço.

A melhor opção é ir alternando os tipos de trabalho para que você não se canse muito. Você terá que regar, podar, semear as plantas… Como você pode ver, há muitas tarefas e todas elas envolvem movimentos e são portanto exercícios de pernas e braços.

Se além disso você ainda tem que limpar e recolher os restos da poda, agachar e recolher as folhas, ou mover vasos de peso mais elevado você ainda aumentará consideravelmente o seu gasto.

5. Mude a cadeira por uma bola de pilates

Essa última proposta é pouco conhecida, mas ao mesmo tempo é uma das mais efetivas na nossa lista de perder peso sem esforço. Você fica muito tempo sentado, não é mesmo? Não necessariamente só no trabalho, mas em outros locais também.

Procure uma cadeira que você passa pelo menos meia hora por dia. Pode ser a do escritório, ou alguma outra da sua casa. Agora troque essa cadeira por uma bola de pilates. Estamos falando daquelas grandes nas quais podemos nos sentar de forma minimamente confortável.

Você terá que manter seu corpo ativado para se manter em equilíbrio, tanto nas pernas quanto no abdômen e core. Com esse exercício, você poderá queimar 100 calorias extras a cada meia hora.

Ainda que a ideia te pareça um absurdo, na realidade é uma maneira muito fácil de fazer um exercício no dia. Talvez os dois ou três primeiros dias você ache um pouco estranho e seja difícil manter o equilíbrio, mas depois você sentará com normalidade.