Bromelaína: conheça as propriedades e os benefícios dessa enzima

· 26 de março de 2019
Veremos porque o uso dessa enzima está tão na moda e algumas formas de utilizar a bromelaína, assim como descobrir onde nós podemos encontrá-la.

A bromelaína é uma enzima proteolítica que podemos encontrar no abacaxi, tanto no talo quanto na fruta. Mas somente é possível obtê-la a partir do consumo de abacaxi fresco, devido ao fato que a enzima não resiste ao calor.

Os benefícios da bromelaína para a saúde

Artrite e sinusite

A bromelaína é um suplemento que está muito na moda nos países europeus. É usada para tratar as dores, como a artrite e a sinusite. Diversos estudos comprovaram as suas propriedades anti-inflamatórias, já que pode reduzir a dor das doenças comentadas anteriormente.

Além disso, especialistas indicam que a bromelaína pode reduzir a tosse, assim como diminuir a inflamação causada pela rinite alérgica. O uso dessa enzima foi aprovado para estimular o equilíbrio das estruturas do nariz, da orelha e da garganta após uma cirurgia, além da inflamação após uma infecção de sinusite.

Abacaxi e bromelaína

Inchaço e inflamação

Com a bromelaína podemos reduzir o inchaço, acelerar a cura e diminuir os hematomas produzidos por batidas, além de tratar as dores após uma operação cirúrgica.  Um estudo identificou que 90% das pessoas que tomaram a bromelaína após uma operação se recuperaram mais rapidamente que o restante dos pacientes.

Ardor no estômago e má digestão

Por si só, essa enzima pode reduzir o inchaço, os gases e outros sintomas do intestino irritado. Mas além disso, se for usada junto com outras enzimas, como por exemplo a amilase, ela se torna mais eficaz para digerir os carboidratos, e junto com a lipase, para digerir a gordura.

Queimaduras de segundo e terceiro grau

Inúmeros estudos demonstraram a capacidade da bromelaína de curar as queimaduras de até segundo e terceiro grau, tudo isso graças às suas qualidades anti-inflamatórias e antissépticas comentadas previamente.

Em um estudo com animais, verificou-se que poderia ajudar a eliminar o tecido morto das queimaduras de terceiro grau.

Melhora geral do sistema imunológico

Também se demonstrou que essa enzima pode estimular a função imunológica das pessoas. Isso se deve, em parte, ao estímulo da produção de hormônios desse sistema.

Outros estudos verificaram que ela também tem a capacidade de aliviar algum dos efeitos colaterais produzidos durante o tratamento para o câncer, que ocorrem como consequência de um sistema imunológico mais debilitado.

Bromelaína para o osteoartrite e as varizes

Com ela, nós podemos aliviar a dor produzida pela osteoartrite. Além disso, está sendo usada por diferentes tipos de medicinas alternativas para reduzir as varizes, as hemorroidas e outras doenças que acometem as veias.

Acidez do estômago

Além das propriedades que nós comentamos anteriormente sobre o intestino e o estômago, essa enzima pode também regular a acidez do estômago, assim como a alcalinidade do intestino delgado.

Atualmente, diversos estudos demonstraram a sua qualidade para reduzir e aliviar a diarreia produzida por infecções do E. coli, um micro-organismo que causa muitas doenças.

Mulher com dor de barriga

Doenças respiratórias

A bromelaína pode também tratar doenças respiratórias, isso porque evita o acúmulo de água nos pulmões e diminui a mucosidade. Para essas razões, muitos são os especialistas que recomendam que as pessoas que têm asma ou bronquite crônica a tomem diariamente, já que se nota uma grande melhora.

Coagulação das plaquetas

Alguns estudos elaborados em laboratórios e com animais dão a entender que essa enzima pode evitar que as plaquetas coagulem. Quando for possível confirmar essas propriedades estaremos diante de um grande avanço médico devido aos efeitos benéficos que essa propriedade representará para a saúde cardíaca.

Em conclusão, como nós vimos, a bromelaína é uma enzima com uma grande quantidade de benefícios para o nosso organismo.

Por essa razão, você pode tomá-la como suplemento natural para ajudar a impedir o desenvolvimento de diferentes doenças ou, se você sofre de alguma das doenças mencionadas, para tratá-la de forma natural.