Curry: especiaria benéfica para o organismo

22 de março de 2019
Graças à sua mistura de ingredientes, o curry concentra múltiplos benefícios para a nossa saúde que podemos aproveitar consumindo um único produto e sem a necessidade de ingerir grandes quantidades

Curry é o nome geralmente adotado no Ocidente para descrever uma mistura de especiarias, mais ou menos picantes, desenvolvidos nas culinárias asiáticas, do leste e sudeste da Ásia.

Trata-se de uma mistura baseada em diferentes especiarias de cor amarela que são usadas na Índia, para guisados ou ensopados com molho; além disso, também se refere aos pratos preparados com esse molho.

Prevenção da doença de Alzheimer

De acordo com estudos realizados pelo Instituto de Neurociências e Medicina de Jülich, na Alemanha, os efeitos da cúrcuma, incluída no curry, ajudam na recuperação e autorreparação das funções cerebrais.

Nestes estudos, foi demonstrado que este ingrediente do curry pode prevenir a propagação de placas amiloides que causam o mal de Alzheimer.

Bom para a digestão

O curry favorece a redução de problemas digestivos, como por exemplo o mau hálito e a cólica, além de acalmar o intestino e bloquear intoxicações alimentares.

curry para a digestão

 Anti-inflamatório

As propriedades anti-inflamatórias da curcumina, ingrediente ativo da cúrcuma e presente no curry, reduzem a dor nas articulações.

É especialmente eficaz para as dores associadas a doenças como a artrite reumatoide, por exemplo. Seus efeitos foram comparados até mesmo com as propriedades antiespasmódicas do ibuprofeno.

Ação antioxidante

Usadas de forma tópica, algumas substâncias do curry protegem contra os danos dos radicais livres, ajudando assim a combater os sinais do envelhecimento.

  • Uma forma prática de uso é através de máscaras, que vão permitir reduzir as rugas geradas pela idade.
  • Além disso, também pode ajudar a clarear a pele no caso de sofrer de uma pigmentação no corpo.

Fortalece o sistema imunológico

O consumo regular de curry nos ajuda a combater numerosas bactérias patogênicas, bem como fortalece o sistema imunológico. Além disso, também pode prevenir o resfriado e seus sintomas, e é também muito eficaz para descongestionar as vias respiratórias.

curry, fortalecedor do sistema imunológico

Benéfico para os ossos

Há estudos que mostraram que a inclusão da curcumina poderia reduzir as fraturas ósseas em pessoas com osteoporose. Sua ingestão aumenta a resistência óssea, assim como a velocidade de regeneração e reparação dos ossos.

Previne o câncer

As propriedades antioxidantes do curry previnem certos tipos de câncer e sua disseminação. Entre esses tipos estão, por exemplo, o câncer de mama, de células gástricas, de próstata ou cólon, entre outros.

Reduz a pressão arterial

O cardamomo, outra especiaria do curry, ajuda a baixar os níveis de pressão arterial. Essa característica favorece a diminuição da incidência de inúmeras doenças cardíacas.

  • Tanto esta especiaria quanto o manjericão possuem propriedades vasodilatadoras.
  • Diminui a tensão dos vasos sanguíneos, tendo como resultado a redução da pressão arterial.

Previne o diabetes

Além disso, o curry estimula o apetite nos casos de dispepsia. Por outro lado, o curry também previne o diabetes tipo II e até mesmo a obesidade; porque acelera ligeiramente o metabolismo.

o curry Previne o diabetes

Outros efeitos do curry

Além de todos os benefícios mencionados anteriormente, a cúrcuma tem uma influência sobre a agregação plaquetária; o que provoca uma ligeira liquefação do sangue e melhora assim a irrigação cerebral, bem como o tratamento de gripes e resfriados.

Os benefícios da cúrcuma são muito semelhantes aos de outro ingrediente comum do curry, o gengibre. A mistura de ervas desta especiaria igualmente desempenha um efeito antibacteriano.

O curry também ajuda a combater o colesterol e é benéfico para o estômago; além disso, é eficaz contra problemas ou desconfortos intestinais, como gases ou inchaço, por exemplo.