Como aumentar os níveis de testosterona naturalmente

11 de abril de 2020
A testosterona é o hormônio sexual masculino por excelência. Muitas pessoas têm como objetivo obter altos níveis de testosterona para alcançar um maior desempenho esportivo.

Muitas pessoas querem aumentar seus níveis de testosterona, um hormônio esteroide sexual. Ele é o principal hormônio androgênico, tanto em humanos quanto em vertebrados em geral. Isso significa que é responsável pelo aparecimento das características masculinas.

Altos níveis desse hormônio, portanto, são capazes de aumentar essas características e, como veremos a seguir, de melhorar o nosso desempenho esportivo. Também veremos como podemos aumentar os seus níveis de forma natural.

Testosterona: o que é

A testosterona é um hormônio esteroide produzido nos testículos e na glândula adrenal. É o hormônio masculino por excelência e é responsável pelas características que entendemos como masculinas.

Entre elas, temos uma maior massa muscular, maior densidade óssea ou maior quantidade de pelos no corpo, principalmente nas axilas e no rosto.

As mulheres também têm testosterona, mas os seus níveis no sangue são 10 vezes mais baixos do que nos homens e a sua taxa de produção é 20 vezes menor.

Isso ocorre porque a produção de testosterona nas mulheres se dá exclusivamente através da glândula adrenal, enquanto os homens têm um órgão sexual que se encarrega da síntese de grandes quantidades desse hormônio: o testículo.

Testosterona e esporte

A testosterona é um hormônio inevitavelmente ligado ao desempenho esportivo. Isso ocorre porque, conforme explicamos anteriormente, uma maior concentração de testosterona está relacionada a uma maior massa muscular, densidade óssea e força.

Além disso, ela também estimula a queima de gordura. A testosterona trabalha promovendo a síntese proteica, um fator essencial para a construção de novos músculos e para a hipertrofia. 

Aumentar os níveis desse hormônio é um dos principais objetivos no mundo do fitness e do exercício físico em geral. Especialmente nas academias, é muito comum encontrar atletas que recorrem a suplementos esportivos para aumentar os níveis de testosterona.

Testosterona: o que é e como aumentar os seus níveis

Outros vão além e começam com o perigoso consumo de esteroides anabolizantes, substâncias químicas derivadas da testosterona que aumentam a sua concentração em grande quantidade, aumentando o anabolismo e os ganhos de força.

Essa estratégia é totalmente contraindicada por qualquer profissional da saúde, pois apresenta enormes riscos para a saúde do atleta.

Como aumentar os níveis de testosterona de forma natural

Aumentar os níveis de testosterona de forma natural é possível e recomendável, tanto para homens quanto para mulheres.

É importante enfatizar que as mulheres podem se beneficiar de um ligeiro aumento desse hormônio no seu desempenho esportivo e que não devem ter medo de passar por um processo de ‘masculinização’, pois, para isso, seriam necessárias concentrações muito altas que o seu corpo, por si só, nunca será capaz de alcançar.

Exercício físico de força

Praticar esportes regularmente tem relação com uma elevação nos níveis desse hormônio. O esporte de força é especialmente eficaz para esse objetivo, principalmente se fizermos exercícios multiarticulares como agachamentos ou levantamento terra.

O halterofilismo é um dos esportes que mais podem aumentar a sua concentração por causa do grande número de exercícios multiarticulares praticados.

Consumir proteínas e gorduras

Incluir proteína suficiente na dieta é essencial para nos recuperarmos após a atividade física. Além disso, o consumo de gorduras saudáveis ​​como o ômega 3 também favorece a síntese de testosterona nos nossos órgãos.

Portanto, se adicionarmos o consumo adequado de proteínas e gorduras saudáveis ​​à prática habitual do esporte de força, seremos capazes de aumentar os nossos níveis de testosterona.

Dormir adequadamente

O descanso é fundamental para a manutenção de níveis elevados de testosterona. Dormir durante 7 a 10 horas, com o sono da mais alta qualidade possível, ajudará o corpo a sintetizar mais testosterona.

Testosterona: o que é e como aumentar os seus níveis

Além disso, dormir bem reduz os níveis de cortisol, um hormônio que faz com que os níveis de testosterona baixem e que está presente no nosso sangue quando não descansamos o suficiente.

Suplementos naturais

Há alguns suplementos esportivos associados a uma elevação nos níveis de testosterona, tais como gengibre ou tribulus terrestris. No entanto, como não existem evidências científicas suficientes para indicar o seu consumo, recomendamos seguir outros tipos de estratégia.

Finalmente, há outros suplementos sobre os quais há evidências científicas, tais como cafeína e creatina,  que ajudam no ganho de massa muscular e de força. Eles nos permitem treinar de forma mais intensa e, indiretamente, aumentar os nossos níveis de testosterona.

  • Craig BW, Brown R, Everhart J. Effects of progressive resistance training on growth hormone and testosterone levels in young and elderly subjects. Mech Ageing Dev [Internet]. 1989 Aug [cited 2019 Sep 15];49(2):159–69. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2796409
  • Pokrywka A, Obmiński Z, Malczewska-Lenczowska J, Fijałek Z, Turek-Lepa E, Grucza R. Insights into Supplements with Tribulus Terrestris used by Athletes. J Hum Kinet [Internet]. 2014 Jun 28 [cited 2019 Sep 15];41:99–105. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25114736
  • Hayes LD, Herbert P, Sculthorpe NF, Grace FM. Exercise training improves free testosterone in lifelong sedentary aging men. Endocr Connect [Internet]. 2017 Jul [cited 2019 Sep 15];6(5):306–10. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28515052