Grandes benefícios do exercício físico para a mente e o corpo

14 de agosto de 2019
O exercício físico é uma das atividades mais benéficas para a mente e o corpo. Neste artigo, vamos relembrar quais são seus benefícios. Anote!

Muitas pessoas decidem começar a praticar esportes para superar traumas pessoais. Além de ser benéfico para o corpo, o esporte é ideal para a mente. Por isso, neste artigo iremos relembrar os grandes benefícios do exercício físico para a mente e o corpo.

Todos sabem que o exercício físico regular é bom para o corpo. No entanto, a atividade física também é uma das formas mais eficazes de melhorar a saúde mental.

De fato, a maioria das pessoas que faz exercícios físicos de maneira regular costuma fazê-lo em busca de uma sensação de bem-estar. Isso, por sua vez, promove várias mudanças no cérebro.

Da mesma forma, a prática de exercício físico tem vários benefícios para a saúde, que vão desde ajudar na perda de peso e tonificar os músculos, até a possibilidade de aumentar a confiança e melhorar as funções mentais.

Para a maioria das pessoas, a forma mais fácil de se movimentar é fazer com que a atividade seja parte da rotina. Nesse sentido, muitos decidem caminhar ou andar de bicicleta ao invés de usar o carro para se deslocar.

Principais benefícios do exercício físico para a mente e o corpo

Há muitas boas razões para ser fisicamente ativo. Considerando que o corpo e a mente possuem um vínculo estreito, quando o corpo se sente melhor, a mente também se sentirá.

Por isso, a seguir te contaremos quais são alguns dos benefícios do exercício físico para a mente e o corpo. Anote!

1. Reduz o estresse

O primeiro benefício do exercício físico para a mente e o corpo é a redução dos níveis de estresse. O exercício pode ter um grande impacto no seu humor durante o dia.

De fato, é ótimo para te ajudar a reduzir o estresse, a ansiedade e a tensão, já que permite canalizar os pensamentos e a energia para algo diferente.

Certamente, o simples fato de suar pode te ajudar a controlar o estresse físico e mental. O exercício é uma forma eficaz de romper ciclos de pensamentos negativos gerados e retroalimentados pelo estresse.

Além de liberar endorfinas no cérebro, a atividade física ajuda a relaxar os músculos e a aliviar a tensão no corpo. Entre outras coisas, as endorfinas podem até mesmo fazer com que você se sinta mais relaxado e otimista depois de um treinamento pesado.

benefícios do exercício físico para a mente e o corpo

2. Combate a depressão

Quando estamos fisicamente ativos, a mente se distrai dos fatos estressantes do dia. Você poderá ter um momento tranquilo para relaxar e eliminar os pensamentos negativos que alimentam a depressão.

Quando se sofre com a depressão, o exercício parece ser a última coisa que uma pessoa quer fazer. No entanto, após um esforço inicial, o exercício físico pode fazer uma grande diferença. De fato, diversos estudos têm demonstrado que os resultados do tratamento melhoram com a prática de atividades físicas.

3. Melhora a autoestima

O exercício físico regular pode aumentar a confiança e melhorar a autoestima. A medida que sua força, suas habilidades e sua resistência aumentam através dos esportes, sua autoestima também irá melhorar.

Da mesma forma, com o vigor renovado e a energia que provém da atividade física, é mais provável que tenha êxito nas tarefas diárias.

A autoestima é considerada como um elemento importante do bem-estar, e é algo que se pode melhorar ainda mais através da atividade física. Não hesite em praticar exercício físico se você quiser se sentir renovado por dentro e por fora.

4. Benefícios para seu corpo

A prática regular de atividade física permite queimar gorduras e contribui de forma significativa para a perda de peso. O exercício também ajuda a desenvolver a massa e o tônus muscular, além de fortalecer o corpo.

Por outro lado, como há construção e fortalecimento dos músculos, os ossos e as articulações estarão mais protegidos de qualquer tipo de lesão inesperada.

Mulher malhando braços com pesos

Músculos fortes também dão estabilidade e melhoram o equilíbrio e a coordenação. Isso acontece pois o exercício também melhora o fornecimento de sangue para os músculos e aumenta sua capacidade para usar oxigênio.

Assim, são diversas as conquistas físicas que surgem ao colocar o corpo em movimento com a atividade física. Como vimos, elas vão desde melhorar a resistência até perder peso e aumentar o tônus muscular.

Como você pôde observar, os benefícios do exercício físico regular para a mente e o corpo parecem não ter fim. Por isso, recomendamos que você inclua a atividade física na sua rotina diária para poder aproveitar todos eles. Não espere mais para sair e aproveitar seu esporte ou atividade que mais gostar!

  • Saeed, S. A., Antonacci, D. J., & Bloch, R. M. (2010). Exercise, yoga, and meditation for depressive and anxiety disorders. American Family Physician81(8), 981–987.
  • Oja, P., Titze, S., Kokko, S., Kujala, U. M., Heinonen, A., Kelly, P., … Foster, C. (2015, April 1). Health benefits of different sport disciplines for adults: Systematic review of observational and intervention studies with meta-analysis. British Journal of Sports Medicine. BMJ Publishing Group. https://doi.org/10.1136/bjsports-2014-093885
  • Dishman, R. K., Hales, D. P., Pfeiffer, K. A., Felton, G. A., Saunders, R., Ward, D. S., … Pate, R. R. (2006). Physical self-concept and self-esteem mediate cross-sectional relations of physical activity and sport participation with depression symptoms among adolescent girls. Health Psychology25(3), 396–407. https://doi.org/10.1037/0278-6133.25.3.396
  • Eime, R. M., Young, J. A., Harvey, J. T., Charity, M. J., & Payne, W. R. (2013). A systematic review of the psychological and social benefits of participation in sport for adults: Informing development of a conceptual model of health through sport. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity10. https://doi.org/10.1186/1479-5868-10-135