Os 4 melhores esportes para aliviar o estresse

23 de junho de 2019
Todos nós já sofremos com o estresse em algum momento. Trata-se de algo normal e, em muitos casos, inevitável. No entanto, quando se torna algo permanente, ele pode causar problemas psicológicos e até mesmo físicos.

O estresse se tornou comum na vida de muitas pessoas. O ritmo acelerado do dia a dia, os horários de trabalho e a dificuldade para conciliar todos os afazeres são alguns dos principais fatores que levam a esse estado de fadiga. Para reduzir as suas consequências, vamos apresentar algumas opções de esportes para aliviar o estresse.

Se você está passando por um momento de estresse, você deve saber que os esportes são uma das melhores opções para encontrar a calma de que você precisa. Porém nem todo esporte é apropriado, já que algumas modalidades podem não surtir efeito ou até mesmo aumentar ainda mais essa sensação.

Depois de ler este artigo, você só terá que escolher o esporte que melhor se adapta ao seu condicionamento físico. Aliviar o estresse ao mesmo tempo em que você se mantém em forma será verdadeiramente satisfatório. Confira!

Alternativas de esportes para aliviar o estresse

1. Natação

Só de entrar na piscina, colocar o tampão de ouvido, a touca e os óculos de mergulho, você já vai conseguir se isolar de tudo por um tempo. Quando você começar a nadar, você não vai ouvir nem ver nada que possa te alterar.

Na água você só precisa se preocupar com o movimento coordenado do seu corpo. Após cada sessão de treinamento, você pode fazer exercícios de relaxamento simples como, por exemplo, ficar flutuando na água.

Além de fazer um exercício completo, como é o caso da natação, você também vai se beneficiar do ambiente no qual este esporte é praticado. Entrar em uma piscina não tem nada a ver com ir para a academia. O ambiente de silêncio e umidade será muito benéfico para restaurar a calma.

Uma boa dica é, depois de nadar, aplicar um creme relaxante. Você vai notar como você deixará de ficar tenso e chegará em casa muito mais relaxado.

Alternativas de esportes para aliviar o estresse

2. Zumba

Sem dúvida, um dos melhores esportes para aliviar o estresse é a zumba. Depois de um dia de trabalho opressivo, o melhor que você pode fazer é mover o seu corpo ao ritmo da sua música favorita.

Além disso, você pode praticá-la na companhia das suas amigas. Se você incentivá-las e vocês se matricularem juntas para as aulas, esta também será uma maneira diferente de passar um tempo juntas.

Ao mesmo tempo em que você aproveita esta prática esportiva divertida, você também estará praticando um esporte de alta intensidade. Talvez por ser algo tão divertido você nem perceba isso, mas você estará queimando cerca de 400 calorias por sessão.

O melhor de tudo é que as aulas de zumba são ministradas em vários espaços: academias, centros de lazer ou locais públicos são apenas alguns exemplos disso. Então você não tem desculpa, bem perto da sua casa você certamente poderá encontrar um lugar para dançar um pouco!

3. Sair para correr

Às vezes você não precisa de nada além do que calçar um par de tênis e sair para correr um pouco para se afastar dos problemas. Desta forma simples você pode eliminar o estresse acumulado ao longo do dia.

Se, além disso, você também complementar com um banho relaxante quando chegar em casa e um jantar leve, o resultado será uma situação de relaxamento total.

Sair para correr

Sair para correr é especialmente recomendado para as pessoas cuja jornada é extensa e não envolve muito movimento ao longo do dia. Nestes casos, é muito benéfico praticar esportes ao ar livre. Estar em contato com a natureza vai te ajudar a limpar a sua mente e a aliviar os níveis de estresse.

Se você optar por este tipo de esporte para aliviar o estresse, é recomendável que você faça isso acompanhado. Dessa forma, não será tão difícil sair de casa mesmo se estiver cansado, porque você saberá que alguém está esperando por você.

Além disso, ao mesmo tempo em que você se exercita, você pode estar com os seus amigos ou o seu parceiro e falar sobre diferentes tópicos que façam você se esquecer do trabalho.

4. Boxe, indispensável entre os esportes para aliviar o estresse

A última proposta de esporte para aliviar o estresse é o boxe. Poucas ações são mais desestressantes do que bater em alguma coisa. Mas, na verdade, o boxe é muito mais do que bater! Ele implica em aprender a dominar o corpo e se concentrar, ter inteligência e dominar a força.

Boxe, indispensável entre os esportes para aliviar o estresse

Para adquirir todas essas habilidades, é necessário frequentar as aulas. Você verá que vale a pena desde a primeira sessão, pois você perceberá como consegue liberar a tensão e chegar em casa muito mais relaxado.

Além disso, você vai trabalhar outros aspectos interessantes, tais como força ou coordenação, e vai queimar uma quantidade considerável de calorias.

Em suma, não há alternativas mais convenientes do que esses esportes para aliviar o estresse. Lembre-se de que, além de se divertir e se sentir mais relaxado, você vai aproveitar todas as virtudes da atividade física. Vá em frente!

  • Fernández-Castillo, E., Molerio Perez, O., Grau, R., & Cruz Peña, A. (2012). Ansiedad y Estrés. Ansiedad y Estrés. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1016/j.anyes.2016.03.001 113
  • Iturbe, L. M. (2010). Deporte y estrés. Crítica, 60(968), 79–83. Retrieved from https://dialnet.unirioja.es/servlet/extart?codigo=3289082