Exercitar-se com a família: diversão e mais progresso

12 de setembro de 2019
Se você é uma daquelas pessoas que costuma fazer seus exercícios sozinho, talvez tenha chegado a hora de pensar em compartilhar esse momento com os membros de sua família. Neste artigo damos todas as dicas que você precisa para se exercitar em família.

As crianças observam cada movimento de seus pais e isso reflete em cada uma das suas ações. Dessa forma, se um pai leva um estilo de vida sedentário, é muito provável que seus filhos também o farão. Por isso, exercitar-se com a família é uma ótima opção para melhorar a saúde da família toda.

Exercitar-se com a família como um método de diversão e progresso é uma das melhores maneiras de treinar. Os pais que se exercitam com os filhos não estão apenas ensinando-os a levar um estilo de vida saudável. Na verdade, também estão fortalecendo laços e criando tradições familiares maravilhosas.

Uma atividade coletiva que traz muitos benefícios

Entre os benefícios dessa atividade em grupo está a promoção da união dentro do núcleo familiar, devido ao fato de criar interesses compartilhados.

Além disso, é cultivada uma competição amistosa que faz com que todos se esforcem para se destacar no esporte. E claro, permite à família passar bons momentos juntos. Andar de bicicleta, correr ou jogar futebol são alguns dos melhores esportes para se praticar em família.

Da mesma forma, é ótimo para os pais que são muito ocupados e, consequentemente, não fariam tanto exercício se não envolvessem seus filhos. Com isso, os adultos em casa mostram às crianças uma maneira saudável de aliviar o estresse e melhorar seu raciocínio.

Aqui estão algumas dicas para serem levadas em conta ao se exercitar com sua família. Tome nota!

Dicas para se exercitar-se com a família

Entrar em forma em família não precisa ser muito complexo ou levar muito tempo. Na verdade, pode ser algo muito divertido. Aqui estão algumas recomendações simples para ajudar sua família a entrar em forma e permitir que todos participem e se divirtam:

1. Altere as atividades periodicamente

Primeiro de tudo, você não deve permitir que sua rotina se torne extremamente repetitiva. Há muitas coisas divertidas para fazer em grupo, por isso, não se esqueça de variar os seus planos de exercício de vez em quando.

Exercitar-se com a família: mais diversão

Isso pode envolver a implementação de pequenas mudanças, como passar de abdominais para pranchas uma vez por semana ou fazer algo completamente diferente de tempos em tempos. De toda forma, certifique-se de manter o treino atualizado. Além disso, consulte o restante dos participantes para garantir que todos continuem se divertindo.

2. Exercitar-se com a família é manter-se próximo

É importante manter o compromisso com o treino, ou cada dia uma nova desculpa se tornará um motivo para pular o treinamento. Se a diversão de seus jogos e planos de exercício não for suficiente, considere estabelecer um sistema de recompensas para cada prática.

Por exemplo, há maneiras divertidas de acompanhar o progresso, como criar uma tabela com o nome de cada membro da família e seus resultados.

3. Muitas opções

Com a existência de tantos esportes, os membros da família têm muitas alternativas que permitem que a atividade seja sempre nova, excitante e atraente.

As possibilidades são verdadeiramente infinitas, e esse é um dos pontos fortes: o esporte oferece às famílias várias possibilidades e, portanto, ninguém vai ficar entediado ou ficar de fora.

4. Exercitar-se com a família é definir limites

Encontre a atividade esportiva que funciona melhor para seus filhos e sua família. Preste atenção aos sinais que os jovens dão e confie na sua intuição.

Exercitar-se com a família: mais progresso no exercício

Além disso, certifique-se de que os limites estabelecidos sejam definidos por todos os membros da família. Ajude as crianças a aprender a estruturar sua própria programação e encontrar um equilíbrio pessoal entre atividades e tempo de descanso.

Antes de terminar, é importante lembrar  que os benefícios do exercício são quase infinitos. As vantagens vão além de combater doenças, ajudando até com outros fatores de risco para os adolescentes de saúde precária.

Além disso, os esportes oferecem uma alternativa de entretenimento quase gratuita, que praticamente todos podem experimentar.

Portanto, é essencial que as famílias reservem tempo para o exercício em conjunto e que isso eventualmente se torne parte da rotina. Por que não convidar a sua para experimentar?