Zumba para iniciantes: dicas para começar

· 11 de abril de 2019
Sem dúvidas a zumba é uma atividade realmente exigente e muito eficaz para perder peso; de fato, dependendo da intensidade da sessão, em uma aula de Zumba você pode queimar 300 calorias aproximadamente

A zumba é uma disciplina que já existe há vários anos, embora sua popularidade tenha aumentado consideravelmente nos últimos tempos. Se você quer entrar na onda dessa moda, abaixo daremos mais detalhes da zumba para iniciantes.

De modo geral, essa disciplina é composta por exercícios que exigem esforço aeróbio para executar movimentos de dança, geralmente de ritmos como salsa, merengue e reggaeton.

Ela foi criada em meados dos anos 90 pelo professor colombiano Alberto Beto Perez e também trabalha a coordenação e flexibilidade do corpo. As sessões são baseadas em ritmos e devemos seguir uma coreografia determinada, que muda de acordo as diferentes partes das músicas.

Embora pareça impossível para muitas pessoas começar do zero, há aulas de Zumba para iniciantes cujo objetivo é receber aqueles que estão apenas começando neste mundo. Mas, em que consistem? Nós te contaremos a seguir.

Benefícios da zumba

Benefícios da zumba

Entre os muitos benefícios que podemos extrair da prática de zumba, podemos listar:

  • Alta eficácia na queima de calorias.
  • Muito útil para tonificar os músculos.
  • Melhora a resistência, uma vez que os músculos toleram melhor o ácido láctico.
  • Contribui para formar novos relacionamentos e, portanto, melhora o humor e o estresse.
  • Praticamente todos os músculos do corpo são exercitados.
  • Potencializa a coordenação e o ritmo.
  • As danças são sempre diferentes, então o tédio não é um problema.
  • Adequado para todas as idades e com resultados em um tempo muito curto.

Zumba para iniciantes: algumas dicas para começar

A primeira coisa que você deve ter certeza é que nenhuma —ou pelo menos não a grande maioria— das pessoas que frequentam Zumba são profissionais de dança. Logo, se elas estão lá, é precisamente porque querem aprender.

Portanto, não fique tímida se a princípio as coisas não saírem do jeito que você esperava. Evoluir é um processo natural típico de todo esporte e atividade.

Uma boa ideia seria começar a praticar em casa. Os ritmos básicos são salsa, merengue, flamenco e reggaeton. Além disso, você pode pesquisar os milhares de vídeos disponíveis na internet ou até mesmo comprar aulas em DVD se ainda não se sentir segura o suficiente para participar de um grupo.

De qualquer forma, você não deve se preocupar por ir a uma aula sem conhecimento prévio. De fato, os instrutores de Zumba frequentemente enfatizam a apreciação dos ritmos, manter um sorriso no rosto e se mover livremente.

Os homens podem praticar?

Claro que sim. Inclusive, muitos grandes instrutores de Zumba são homens e estão preocupados em encorajar outros a participar dessa disciplina. Hoje em dia felizmente os estereótipos sobre atividades ‘para homens’ e ‘para mulheres’ estão ficando para trás.

Zumba para iniciantes: algumas dicas para começar

Quanto aos benefícios, a melhora do condicionamento físico é igualmente efetiva para o sexo masculino. Uma diferença reside no fato da maioria deles achar mais difícil memorizar as coreografias do que as mulheres. Muitas vezes isso acontece por causa da insegurança, de acordo com as palavras do próprio Pérez.

De acordo com uma pesquisa da entidade fundadora da disciplina no mundo inteiro, Zumba Fitness, 80% daqueles que praticam são mulheres. No entanto, há aqueles que se atrevem a desafiar esse número. Seja como for, a verdade é que hoje há muito esforço para incluir os homens entre os praticantes.

Com que frequência devo praticar?

De modo geral é recomendado, para aqueles que nunca fizeram exercício físico intensivo, iniciar com sessões de 20 minutos, três vezes por semana. Uma vez que a capacidade aeróbica é adquirida pode-se aumentar até atingir 45 ou 60 minutos por aula.

Por outro lado, em termos de intensidade, Pérez diz que o ideal é fazer um esforço entre 4 e 6 em uma escala de 1 a 10. Assim, sobrecargas são evitadas e os benefícios da zumba para iniciantes serão aproveitados, especialmente quando se trata de perder peso.

O mais importante: divirta-se!

Uma ideia muito boa para aqueles que estão apenas começando na zumba é praticar com os amigos. Desta forma, você não vai se sentir como um peixe fora d’água quando você não conseguir acompanhar a dança. Além disso, não se esqueça que é só uma aula de dança, e você tem que se divertir.

Por essa razão, a facilidade, a desinibição e o desejo de se divertir não podem faltar. A zumba para iniciantes tem como principal objetivo que mais pessoas participem dessa atividade e que se sintam confortáveis e seguras de si mesmas.

Finalmente, vale a pena notar que, como qualquer outra atividade física, a zumba deve ser acompanhada por um estilo de vida saudável.

Começar uma atividade é altamente recomendável para eliminar hábitos pouco saudáveis, pois passamos a dedicar ao corpo o tempo que ele merece para treinar, descansar e comer de modo saudável. Em suma, os resultados irão te surpreender em breve e você certamente ficará fascinado com a zumba.