Os melhores aparelhos de cardio das academias

12 de junho de 2019
Os aparelhos de cardio das academias são essenciais, embora eles nem sempre sejam usados por todos os frequentadores. Quais são os melhores que podemos encontrar?

Os aparelhos de cardio das academias são ideais para os atletas que querem fazer um bom aquecimento, ativar os músculos do corpo ou queimar calorias.

Nas academias, existem inúmeros aparelhos que são projetados para você entrar em forma e emagrecer. Neste artigo, vamos listar quais são as alternativas mais convenientes para cada objetivo.

Certamente, os aparelhos de cardio são um complemento ideal para a musculação que a maioria dos atletas faz na academia.

A melhor parte do exercício cardiovascular é que você não precisa fazê-lo durante horas ou com uma alta intensidade para obter os benefícios; até mesmo poucos minutos podem proporcionar benefícios para a saúde.

Quais são os melhores aparelhos de cardio das academias?

Se você geralmente se exercita, você deve saber que tem acesso a muitos aparelhos, tais como bicicletas ergométricas, elípticos, esteiras, máquinas de remo e outros. Para guiá-lo na sua escolha, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre os melhores aparelhos de cardio das academias.

1. Esteira

A esteira é um dos aparelhos de cardio mais populares e mais utilizados nas academias. A razão é óbvia: correr em um ritmo constante e moderado é uma maneira segura de queimar gordura e calorias.

No entanto, este movimento pode exercer pressão sobre as articulações, por isso tente manter movimentos suaves. Além disso, recomendamos que você sempre comece caminhando e então comece a correr gradualmente.

Um dos aspectos mais benéficos da esteira é a sua flexibilidade. Independentemente da sua habilidade, idade ou tamanho, todos podem usá-la para aumentar a resistência, emagrecer e melhorar a saúde cardiovascular.

Como se não bastasse, a esteira provavelmente é o mais simples de todos os aparelhos cardiovasculares que você pode encontrar nas academias. Basta pressionar start e selecionar as setas para ajustar a velocidade ou o grau de inclinação!

Mulher correndo na esteira

2. Remo

Embora seja verdade que nem todas as academias têm uma máquina de remo, ela é excelente para trabalhar a parte superior e inferior do corpo com quase nenhum estresse sobre as articulações e ligamentos. Pelo contrário, a maior desvantagem desse aparelho é a de que uma técnica ruim pode limitar a sua eficácia.

Para fazer o exercício corretamente, você deve manter o seu peito elevado e usar o corpo inteiro ao remar. Porém, não deixe os seus braços fazerem todo o trabalho e tente usar as pernas para fazer com que o movimento flua.

máquina de remo

3. Elíptico

O elíptico é um excelente aparelho de cardio, que minimiza o impacto nos joelhos e no quadril. Sua principal vantagem é a de que ele permite um ótimo treino sem desgastar excessivamente as articulações.

Se o seu objetivo é o de queimar calorias usando o elíptico, recomendamos adicionar uma inclinação alta ao exercício para realmente ativar os músculos das pernas, especialmente a área dos glúteos.

O elíptico, um excelente aparelho de cardio

4. Bicicleta ergométrica, a cara dos aparelhos de cardio das academias

Certamente a bicicleta ergométrica é um dos aparelhos mais comuns e mais utilizados nas academias. O único problema com ela é que, se você realmente quiser promover o emagrecimento, você deve manter um ritmo bastante intenso.

Caso você queira aumentar a dificuldade, você pode mudar a resistência para que as suas pernas façam mais esforço, por exemplo.

Caso você queira maximizar o emagrecimento com a bicicleta ergométrica, sugerimos que você inclua o treino intervalado. Isso significa que você deve manter a intensidade alta durante intervalos de alguns minutos, depois desacelerar por cerca de um minuto. Repita continuamente durante o tempo que você puder.

Bicicleta ergométrica

Então, como você pode ver, existem muitos aparelhos de cardio nas academias; todos ideais para você entrar em forma e queimar calorias. Mas, como sempre, recomendamos fazer um bom aquecimento tanto antes quanto depois das sessões de cardio.

Lembre-se também de que a intensidade do exercício é primordial. Conforme você aumentar a intensidade, mais calorias serão queimadas! 

  • Rutinas de entreno cardio. Artiem Hotels. https://www.artiemhotels.com/uploads/media/defaul/0001/03/f71ad2c76220eba1e49828a01e3fd6468df4d455.pdf
  • Martins, J., Honório, S., Costa, A. M., Batista, M., & Cardoso, J. (2014). Journal of Human Sport and Exercise. Journal of Human Sport and Exercise(Vol. 9, pp. 645–655). University of Alicante. Retrieved from http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=301037983004