5 dicas para dormir bem antes de uma competição

21 de julho de 2019
Descubra a importância do sono e como ele afeta o desempenho esportivo. Além disso, use essas dicas para dormir perfeitamente bem antes de qualquer competição.

Os momentos antes de uma competição envolvem o nervosismo, inquietação e insegurança. Como resultado, é comum que os distúrbios do sono apareçam, e isso pode prejudicar gravemente o desempenho esportivo. Para que você não tenha esse tipo de problema, damos cinco dicas para dormir bem antes de uma competição.

Sono e performance esportiva

O desenvolvimento correto dos ciclos de sono é essencial para desfrutar de um ótimo desempenho esportivo. As consequências da falta de sono são realmente incômodas, e todos já sofremos isso em algum momento da vida. A irritação, a fadiga ou a falta de concentração são algumas das consequências mais comuns.

No que diz respeito à prática esportiva, é comum que a falta de sono cause uma diminuição significativa no desempenho. Nessa condição, a fadiga aparece primeiro e demanda mais esforço para manter a concentração nos objetivos a serem alcançados.

Recomendações para dormir bem antes de uma competição

1. A importância de ter uma rotina

A rotina é a melhor aliada para manter o ciclo de sono adequado. Se acostumarmos nosso corpo a comer, dormir e se exercitar na mesma hora todos os dias, será difícil sofrer problemas de sono. Se é difícil para você ter uma rotina e ter horários fixos, você pode ser um pouco mais flexível.

Garota dormindo em paz na cama

À medida que a competição se aproxima, você deve fixar as rotinas ao máximo, especialmente a do sono. Evite sonecas muito longas, porque elas vão impedir que você adormeça à noite. Você também pode colocar o despertador de manhã para dormir apenas as horas que considerar necessárias.

2. Evite refeições pesadas

Em muitas ocasiões, as refeições pesadas são as responsáveis por não conseguirmos dormir. É por isso que os jantares devem ser leves. Aqui deixamos várias propostas com as quais você pode jantar de maneira saudável e estar totalmente satisfeito sem se sentir pesado.

Além disso, é importante que você coma pelo menos duas horas antes de ir para a cama. Dessa forma, quando você for para a cama você já terá feito a digestão e não terá a sensação de inchaço.

3. Procure uma distração que faça você esquecer a competição

À medida que a competição se aproximar nossos pensamentos estarão focados nela. É normal, pois é um evento em que investimos muito tempo e esforço.

Pensar nesse momento significa que estamos motivados e isso é bom. No entanto, não ser capaz de se livrar da idéia em nossa cabeça pode se tornar um problema que causa insônia e será impossível dormir bem antes da competição.

Por isso você deve procurar uma distração que faça com que você esqueça a competição um pouco. Ir ao cinema, passear ou ficar com os amigos é uma boa opção. Depois você se sentirá mais relaxado pois terá liberado as tensões.

4. Tome infusões para dormir bem

Como mencionamos em outras ocasiões, as infusões podem ser uma ótima ferramenta para nos ajudar a descansar. É melhor tomá-las nos momentos antes de dormir, pois isso nos ajudará a relaxar e adormecer mais facilmente.

No caso delas funcionarem e você se sentir mais relaxado, você não deve abusar delas. Além disso, não é recomendável tomar com açúcar, especialmente se você tomar várias por dia.

5. Realize técnicas de relaxamento

Antes de uma competição é comum sentir-se tenso e com os músculos travados. É uma consequência clara do estresse pelo qual se está passando.

Outros sintomas de nervosismo são problemas estomacais, incapacidade de permanecer imóvel ou irritabilidade. Tudo isso geralmente leva ao aparecimento de episódios de insônia.

Pessoas fazendo Yoga

Para lidar com todos esses problemas você pode executar técnicas de relaxamento. Você pode começar por exemplo com as que apresentamos aqui. Você conseguirá que sua musculatura fique mais relaxada ao liberar as tensões.

Conclusão: dormir bem é fundamental

O descanso é essencial para render no trabalho, no estudo ou em qualquer competição que tenhamos que enfrentar. A falta de sono prejudica a nossa vida pessoal e profissional, por isso é importante agir no caso de sofrermos de insônia. Aplique as dicas que propusemos e comece a dormir corretamente.

  • Montserrat Galaa, A. M., & Fortes del Valleb, M. A. (2013). Aprender a dormir. Pediatría de Atención Primaria.