Dor na virilha: 4 exercícios de alongamento
A dor na virilha pode ser causada por vários motivos. Entre eles temos a tensão muscular, a falta de força nos adutores e o excesso de treinamento. No artigo a seguir, vamos mostrar vários alongamentos para aliviar a dor na virilha.
A virilha é a parte do corpo onde a coxa e o tronco se encontram. É composta pelos músculos pectíneo, grácil, adutor magno, longo e curto. Estes músculos trabalham em conjunto para permitir a gama completa de movimentos das pernas.
Por que alongar ao sentir dor na virilha?
Ao fazer exercícios ou movimentos diferentes, você pode sentir alguma dor ou tensão na virilha. Alongar a virilha ajuda a reduzir o desconforto e dá aos músculos mais força e resistência.
Dessa forma, os alongamentos são úteis não só para dores na virilha. Afinal, também servem para prevenir a rigidez muscular e aumentar a amplitude de movimento. Por essas razões tão importantes, preste atenção aos seis exercícios de alongamento da virilha a seguir:
1. Borboleta
Este alongamento é amplamente utilizado por bailarinos. Ele, é apelidado de “borboleta” e estica os adutores e a parte interna das coxas. Para fazê-lo, siga estas instruções:
- Sente-se num tapete com as costas eretas e olhe para a frente.
- Dobre os joelhos e junte as solas dos pés.
- Coloque uma mão em cada tornozelo para segurar os pés na posição.
- Você pode manter a posição ou aplicar alguma pressão em seus joelhos, direcionando-os para o chão. Tenha cuidado para não colocar demasiada força nos joelhos. Você sentirá alguma tensão na virilha.
- Sustente a posição de vinte a trinta segundos, repita quatro vezes.
- Eventualmente, com mais flexibilidade, você pode aproximar os pés da zona da virilha.
2. Alongamento com agachamento
O alongamento com agachamento, que está representado na imagem no topo deste artigo, é bastante intenso e eficaz. Ou seja, ele trabalha o equilíbrio e estica ambos os lados da virilha ao mesmo tempo. Para realizá-lo faça o seguinte:
- Fique com os pés um pouco mais separados do que a largura dos seus quadris.
- Aponte os pés ligeiramente para os lados, não para dentro.
- Dobre os joelhos até que suas panturrilhas estejam num ângulo de 90 graus em relação às coxas.
- Ponha as mãos nas coxas e empurre suavemente para fora para abrir os quadris.
- Você sentirá um pequeno estiramento na virilha. Segure por 30 segundos, descanse um pouco e repita pelo menos três vezes.
3. Alongamento com uma perna
Este exercício trabalha a virilha, abre os quadris e estica a parte inferior das costas. Além disso, ele fortalece as pernas. É muito simples realizá-lo:
- Mantenha-se firme e dê um passo à frente flexionando a perna direita.
- Aponte o joelho da perna esquerda para o chão, o que significa que todo o peso será mantido pela perna direita.
- Agora, ponha o cotovelo direito na parte interna da perna de apoio e vire o tronco para a esquerda.
- Segure por 30 segundos. Em seguida, volte à posição inicial e repita com a outra perna.
4. Agachamento lateral contra a dor na virilha
O agachamento lateral tem uma dupla função: fortalecer e esticar os músculos. Por isso, é importante que você tenha aquecido muito bem seu corpo antes de começar. Para realizá-lo, siga estes passos:
- Fique de pé com as mãos nos quadris ou com os braços no nível do peito.
- Dê um passo para um lado e dobre o joelho da perna que fez o movimento. Enquanto isso, a outra perna deve permanecer esticada.
- Você vai sentir um ligeiro estiramento na perna que não foi flexionada.
- Volte à posição inicial e faça oito repetições. Depois, faça o exercício com a outra perna.
- Não se esqueça de flexionar bem a perna que sustenta o peso. Uma meia flexão não terá efeito algum. Sua panturrilha deve estar num ângulo de noventa graus e as suas costas devem estar eretas.
- Os seus pés devem estar sempre virados para a frente para garantir a utilização correta de todos os músculos.
A dor na virilha é geralmente bastante desconfortável. Afinal, este é um grupo de músculos usado para ações simples, como andar ou sentar. Portanto, é muito importante que estejam saudáveis e fortes.
Sendo assim, o alongamento é uma excelente alternativa para tratar a zona da virilha. No entanto, se o desconforto persistir, é melhor consultar um médico. Afinal, lembre-se sempre que o seu bem-estar é a coisa mais importante.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Almeida, M. O., Silva, B. N., Andriolo, R. B., Atallah, Á. N., & Peccin, M. S. (2013). Conservative interventions for treating exercise‐related musculotendinous, ligamentous and osseous groin pain. Cochrane database of systematic reviews, (6). https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD009565.pub2/abstract
- Charlton, P. C., Drew, M. K., Mentiplay, B. F., Grimaldi, A., & Clark, R. A. (2017). Exercise interventions for the prevention and treatment of groin pain and injury in athletes: a critical and systematic review. Sports Medicine, 47, 2011-2026. https://link.springer.com/article/10.1007/s40279-017-0742-y
- Machotka, Z., Kumar, S., & Perraton, L. G. (2009). A systematic review of the literature on the effectiveness of exercise therapy for groin pain in athletes. BMC Sports Science, Medicine and Rehabilitation, 1, 1-10. https://link.springer.com/article/10.1186/1758-2555-1-5
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.