Como podemos melhorar o nosso desempenho naturalmente?
Evoluir é geralmente um dos objetivos dos atletas. No entanto, nem sempre é fácil melhorar as marcas e, por isso, muitos deles recorrem a recursos que não são naturais. Por esse motivo, propomos que você saiba como podemos melhorar o nosso desempenho naturalmente. Tome nota!
Certamente, se você está procurando por uma maneira de melhorar o seu condicionamento físico e o seu desempenho, o ideal é que isso seja feito naturalmente, sem recorrer a suplementos ilegais.
Lembre-se de que é muito mais gratificante aproveitar o sucesso obtido pelo seu próprio mérito esportivo, em vez de recorrer a qualquer solução rápida.
Além do óbvio, como seguir uma dieta saudável que apoie as suas metas de desempenho, beber a quantidade certa de água ou implementar métodos de treinamento específicos para o seu esporte, há outras boas dicas que os atletas devem considerar.
Por isso, preparamos uma lista com as melhores dicas para melhorar o desempenho naturalmente. Temos certeza de que você vai se surpreender!
As melhores dicas para melhorar o desempenho naturalmente
1. Consuma os alimentos certos na hora certa
Independentemente de você ser um atleta de elite ou apenas alguém que quer melhorar o seu condicionamento físico, fornecer alimentos de boa qualidade para o seu corpo vai te ajudar a se sentir bem enquanto treina, além de permitir que você se recupere mais rápido.
Você não deve ter dúvidas de que a alimentação desempenha um papel crucial no desempenho esportivo. Um atleta não pode ter uma nutrição ruim e esperar os melhores resultados no seu corpo. Na verdade, é muito importante escolher os alimentos certos tanto antes quanto depois dos treinos.
Para explorar melhor esta questão crucial, preparamos uma lista de alguns nutrientes saudáveis que vão permitir que você ganhe mais força e resistência:
- Primeiramente, você deve ter em mente que o chá verde aumenta o tempo que um atleta leva para atingir a fadiga.
- Em segundo lugar, a beterraba melhora o desempenho esportivo ao reduzir o consumo de oxigênio e aumentar o tempo que um atleta leva para atingir a exaustão.
- Como você já deve saber, o salmão está repleto de ácidos graxos ômega-3, que são bem conhecidos pelas suas propriedades anti-inflamatórias e por apoiarem a função celular ideal.
- A cúrcuma ajuda a prevenir o dano oxidativo durante o exercício e reduz a inflamação nas articulações.
- Finalmente, os probióticos, encontrados no iogurte, melhoram a fadiga muscular.
2. Hidratação
Em segundo lugar, também recomendamos que você tenha uma hidratação adequada. De fato, isso é algo tão relevante que até mesmo uma desidratação leve pode influenciar o desempenho de forma negativa. Portanto, isso não é algo que deva ser negligenciado.
Se você é um atleta, não se esqueça de que é necessário se hidratar antes, durante e depois do treino para poder oferecer a sua melhor versão.
Certamente, o corpo também precisa de líquidos, minerais e proteínas. É por isso que muitos atletas recorrem às bebidas energéticas, que proporcionam tudo o que o corpo precisa para se recuperar do treinamento.
3. Descanso
Finalmente, você deve saber que a recuperação afeta o desempenho esportivo mais do que qualquer outra coisa. O exercício e o treinamento causam muito estresse fisiológico e podem desequilibrar o corpo de modo que é necessário ter tempo para se recuperar.
Dormir e descansar são uma parte muito importante do programa de treinamento de um atleta e isso nunca deve ser negligenciado.
Não duvide que dormir pouco aumenta a possibilidade de fadiga, e além disso também faz com que tenhamos pouca energia e problemas de concentração na hora do jogo. Isso pode até mesmo retardar a recuperação após uma competição ou treinamento.
Por isso, nos seus dias de descanso, você deve apenas descansar e não fazer nenhuma sessão de cardio de recuperação ativa – a menos que um especialista diga o contrário. Você certamente se sentirá melhor na sua próxima sessão de treinamento se tiver o descanso apropriado.
Como você pode ver, é possível melhorar o seu desempenho naturalmente graças à uma nutrição adequada, um bom descanso e à hidratação apropriada. Então, não fique mais esperando para incluir essas dicas na sua rotina de treinamento!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Pérez-Guisado, J. (2008). Rendimiento deportivo: glucógeno muscular y consumo proteico. Apunts. Medicina de l’Esport, 43(159), 142–152. https://doi.org/10.1007/s10672-009-9128-0
- Travis, D. T., Erdman, K. A., Burke, L. M., & MacKillop, M. (2016). Nutrición y Rendimiento Deportivo. PubliCE Premium. https://doi.org/10.1249/MSS.0000000000000852.TEMA
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.