O esporte é a melhor solução para combater o estresse
Para combater o estresse, é aconselhável se exercitar e introduzir algumas mudanças na sua rotina. Queremos aproveitar este artigo para mostrar como a atividade física influencia quando se trata de combater situações de estresse. Tome nota e descubra mais abaixo!
Quando você pratica esportes, isso tem uma grande influência sobre os hormônios, já que o seu corpo libera uma onda de endorfinas. As endorfinas permitem que você mergulhe em um estado de bem-estar e melhore seu humor para enfrentar as dificuldades que encontra todos os dias.
Praticar um esporte regularmente diminui a adrenalina, que é o hormônio associado ao estresse. De fato, o esporte atua como um verdadeiro antidepressivo, por isso consideramos a melhor solução para combater o estresse. Para esquecer os problemas ou fugir da rotina, é realmente a melhor alternativa.
O esporte para combater o estresse
As fontes de estresse são muitas: saúde, problemas familiares, vida profissional, etc. Quando é controlável, o estresse é algo normal que nos mantém acordados.
No entanto, quando o estresse se torna incessante e sentimos que não podemos mais controlar a situação, pode causar distúrbios crônicos como ansiedade, problemas de sono, depressão, dor nas costas, entre outros. Tudo isso, é claro, diminui a qualidade de vida da pessoa.
O esporte força as pessoas a se concentrarem em algo que não seja pensamentos sombrios, trabalho ou problemas domésticos. Felizmente, o esporte oferece a possibilidade de liberar as tensões e canalizar energia, sendo a maneira mais saudável de evitar situações estressantes e suas consequências.
Para tornar isso possível, preparamos uma seleção de esportes especialmente recomendados para manter a calma diariamente e combater o estresse. Escolha o seu favorito!
Quais são os melhores esportes para combater o estresse?
1. Natação
Entre os esportes mais eficazes para combater o estresse, a natação é um que aumenta significativamente o seu nível de serotonina, o hormônio que regula o estresse.
Como outros esportes aquáticos, a natação é especialmente recomendada para combater impulsos ou nervosismo devido à fadiga no final do dia. Ao nadar no seu próprio ritmo, você fica consciente da sua respiração e faz os músculos trabalharem sem comprometer as articulações.
2. Correr
Correr é uma das melhores atividades para limpar a mente, trabalhar todos os músculos e combater o estresse. Durante o esforço, todo o sistema cardiovascular é ativado e as endorfinas são liberadas.
No final das suas sessões, você observará como a sua mente está muito mais relaxada e sentirá uma calma interior. Assim como a corrida, recomendamos que você pratique esportes de resistência para aliviar o estresse, como caminhar, nadar ou andar de bicicleta.
3. Kickboxing para combater o estresse
O kickboxing é um esporte poderoso para reduzir o estresse. Como disciplina, consiste em combinar movimentos de socos e chutes controlados. Você pode fazer um treinamento bastante rigoroso em uma aula de kickboxing, e esse é apenas um dos seus excelentes benefícios.
Treinar kickboxing regularmente ajuda a melhorar o equilíbrio, a flexibilidade e a coordenação. É também uma maneira muito boa de resolver a frustração, sendo uma saída para liberar energia e raiva, o que por sua vez pode aliviar o estresse.
4. Yoga
O Yoga é um esporte voltado para as pessoas que estão constantemente estressadas, porque permite liberar a tensão através do trabalho de respiração. O Yoga envolve uma série de posturas que são combinadas com a respiração profunda.
Esse esporte, antiestresse por excelência, tem duas vantagens: o relaxamento é imediato, graças à concentração necessária para a prática, e o estresse se acalma a longo prazo, à medida que a taxa de cortisol, o hormônio que o produz, diminui.
Finalmente, lembramos que a prática de esportes ao ar livre permite que você esvazie a sua mente, pense em outras coisas e se liberte do estresse.
Não se esqueça de que você deve sempre começar gradualmente ao iniciar um esporte. Não se trata de desmoronar depois de alguns minutos muito intensos! Então, o que você está esperando para escolher seus esportes favoritos e combater o estresse?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Gleeson, M. M. (2006). Immune Function in Sport and Exercise. Immune Function in Sport and Exercise. Elsevier Ltd. https://doi.org/10.1016/B978-0-443-10118-2.X5001-7
- Asztalos, M., Wijndaele, K., De Bourdeaudhuij, I., Philippaerts, R., Matton, L., Duvigneaud, N., … Cardon, G. (2012). Sport participation and stress among women and men. Psychology of Sport and Exercise, 13(4), 466–483. https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2012.01.003
- Brotherhood, J. R. (2008, January). Heat stress and strain in exercise and sport. Journal of Science and Medicine in Sport. https://doi.org/10.1016/j.jsams.2007.08.017
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.