3 séries de Yoga para pessoas que trabalham em escritório

1 de outubro de 2019
Você já pensou em fazer Yoga em seu próprio trabalho? Com apenas alguns minutos de relaxamento, você poderá obter uma maior concentração e vitalidade para cumprir suas obrigações.

O Yoga limpa a mente, libera o estresse e relaxa os músculos, tornando-se uma alternativa ideal para pessoas que trabalham em escritório. Por isso, apresentamos vários exercícios de Yoga que você pode fazer durante o seu dia de trabalho.

Trabalhar em um escritório envolve ficar sentado por muitas horas e, às vezes, suportar altos níveis de estresse. Como se isso não bastasse, gastar muito tempo no mesmo espaço fechado pode esgotá-lo ainda mais mentalmente.

Por esse motivo, o Yoga é um aliado perfeito para que você relaxe seus pensamentos e dê uma respirada.

Yoga no escritório

O Yoga é praticado em espaços abertos, geralmente em locais com muito silêncio e vegetação em abundância. No entanto, existem posições que podem ser executadas sem dificuldades em locais não tão amplos, como os escritórios.

O trabalho, seus colegas, o som da cidade, a agitação do escritório, entre outros aspectos, podem encher sua cabeça de estresse. Além disso, a inatividade física promove a letargia e causa o enrijecimento das articulações. Em vista disso, uma série de Yoga pode ser o que você precisa para ter ânimo e tranquilidade durante o dia.

1. Série de Yoga em sua cadeira

Alguns escritórios são cubículos bem pequenos e não permitem que você se levante e faça movimentos sem tropeçar em algo. Se esse for o seu caso, então essa série de yoga é a mais adequada você, já que você pode realizá-la tranquilamente em sua cadeira de trabalho:

  • Lua crescente: sentado em sua cadeira, levante as mãos e junte as palmas das mãos acima da cabeça, como mostrado na primeira imagem deste artigo. Incline-se para o lado direito e respire fundo três vezes. Depois, volte ao centro e faça o mesmo para o lado esquerdo.
  • Postura da águia: sente-se com as costas retas, estique os braços à sua frente e flexione os cotovelos até que os antebraços estejam em um ângulo de noventa graus. Em seguida, cruze um braço sobre o outro e junte as palmas das mãos. Mantenha a postura por cinco respirações.
Série de yoga em sua cadeira
Imagem: ciudadyoga.com
  • Torção da coluna: gire o tronco com as mãos no encosto da cadeira, mantenha por três respirações e repita para o outro lado.
Torção da coluna: gire o tronco com as mãos no encosto da cadeira, mantenha por três respirações e repita do outro lado
Imagem: puntodeyoga.com

2. Série de Yoga com a mesa

Como você fará a série de Yoga dentro do escritório, você pode utilizar os elementos ao seu redor como uma vantagem e não como um obstáculo. Essa série inclui posturas em pé e com sua mesa:

  • Posição do bastão: posicione-se a dois passos da sua mesa, coloque as mãos na sua superfície e incline o corpo para a frente em uma posição reta. Mantenha essa posição por alguns segundos e depois retorne à posição inicial. Repita quatro vezes.
  • Cachorro olhando para cima: de pé e com as mãos na borda da mesa, apoie e estique os braços enquanto empurra a cabeça para trás e arqueia as costas. Mantenha a posição por cinco respirações profundas.
Postura do cachorro olhando para cima

  • Postura restaurativa: sentado em sua cadeira, cruze os braços sobre a mesa e apoie a cabeça gentilmente sobre os braços olhando para baixo. Conte até dez enquanto inspira e expira.
O yoga é um aliado perfeito para que você relaxe seus pensamentos e dê uma respirada

 3. Série em pé

Essa série te ajudará a despertar seu corpo e limpar sua mente. É praticada em pé, mas não é necessário muito espaço. Você pode realizá-la sem problemas em qualquer canto do escritório onde possa ficar de pé e estender os braços:

  • Postura do triângulo: fique em pé com os pés afastados e estenda os braços para trás, entrelaçando as mãos. Em seguida, incline-se para a frente e empurre os braços para a frente o máximo que puder. Mantenha a postura por seis respirações.
O yoga limpa a mente, libera o estresse e relaxa os músculos

  • Postura da cadeira: de pé e com as costas retas, flexione as pernas até ficar em um ângulo de noventa graus, semelhante a um agachamento. Estenda os braços para frente ou para cima, mantenha a posição por três respirações e repita duas vezes para ativar seus músculos.
Postura da cadeira

  • Guerreiro I: posicione-se com os pés afastados e estenda os braços para cima, juntando as palmas das mãos. Em seguida, dê um passo à frente e flexione uma perna, deixando a de trás esticada. Respire três vezes e depois troque de perna.
Uma série de yoga pode ser o que você precisa para ter ânimo durante o dia
Imagem: Widemat.com

Dedicar alguns instantes para praticar Yoga no trabalho é um hábito que traz muitos benefícios para o corpo e também para a jornada de trabalho. Portanto, não espere mais e coloque em prática essas séries de Yoga!

  • Cheema, B. S., Houridis, A., Busch, L., Raschke-Cheema, V., Melville, G. W., Marshall, P. W., … Colagiuri, B. (2013). Effect of an office worksite-based yoga program on heart rate variability: Outcomes of a randomized controlled trial. BMC Complementary and Alternative Medicine13. https://doi.org/10.1186/1472-6882-13-82
  • Smith, C., Hancock, H., Blake-Mortimer, J., & Eckert, K. (2007). A randomised comparative trial of yoga and relaxation to reduce stress and anxiety. Complementary Therapies in Medicine15(2), 77–83. https://doi.org/10.1016/j.ctim.2006.05.001