Luvas e bandagens ideais para praticar boxe ou kickboxing

· 31 de março de 2019
Tanto as luvas como as bandagens são uma medida de segurança e de prevenção na prática do boxe ou do kickboxing. Por isso, elas devem ser do tamanho correto e estar bem ajustadas.

Não é necessário se tornar um lutador ou boxeador profissional para se vestir como um. Certos elementos são fundamentais no treinamento e você deve saber como escolher. Neste artigo, vamos falar sobre as luvas e bandagens para praticar boxe ou kickboxing. Não deixe de ler até o fim!

Como devem ser as luvas e bandagens

Luvas

Embora existam muitas opções de luvas para praticar esses esportes, o lado bom é que elas servem para qualquer disciplina. No momento da escolha, é muito importante que você possa experimentá-las e que tenha em mente o seguinte:

  1. O peso ou o tamanho

Ao contrário das roupas, as luvas de boxe não estão disponíveis em tamanho pequeno, médio ou grande, mas muda de acordo com o peso, que é medido em onças (OZ).

Existem várias opções: de 8 OZ, que é usada para disciplinas profissionais com pesos inferiores ao peso médio; de 10 OZ para combates amadores ou profissionais; de 12 e14 OZ são mais comuns em pessoas que pesam até 80 quilos; de 16 OZ para boxeadores com pesos entre 80 e 85 quilos e o de 18 e 20 OZ para pesos-pesados (mais de 95 kg).

Mulher socando o saco

  1. A composição

Hoje em dia, as luvas e bandagens para praticar boxe ou kickboxing são feitas com couro sintético, com diferentes qualidades ou resistências.

Mas, embora não sejam tão comuns, também é possível encontrar algumas feitas com pele de animal, como por exemplo de vaca, de carneiro ou de búfalo. Essas opções tendem a ser mais duráveis e confortáveis.

  1. O ajuste

Temos duas opções com relação ao ajuste ou fecho das luvas. O primeiro é com cordas, estilo mais tradicional e antiga dos pugilistas. Em lutas de boxe elas são obrigatórias. Podem ser um pouco difíceis para colocar e remover. Geralmente precisamos da ajuda de alguém.

A segunda alternativa é o velcro; o mais comum em academias. É muito importante ajustar bem as luvas para que elas não se movam e também tenha em mente que o velcro não deve incomodar, nem nós mesmos e nem o adversário.

  1. A fabricação

Atualmente existem três principais países que fabricam luvas de boxe: o México, o Paquistão e a Tailândia. No primeiro, temos produtos artesanais e de boa qualidade, mas que são caros. Já nos dois países asiáticos podemos encontrar luvas de diferentes tipos e resistências.

  1. O design

Além das típicas luvas vermelhas com borda preta, hoje em dia encontramos uma infinidade de designs e de opções, tanto em cores como em decoração ou desenhos. Isso é apenas estético e não tem vantagem ou desvantagem no boxe em si.

Bandagens

Elas não ficam à mostra, mas são muito importantes para praticar esse tipo de disciplina. Aqueles que acabaram de começar nas artes marciais ou no boxe se perguntam por que deveriam usar bandagens.

Aula de luta

Como primeiro passo, você deve saber que as mãos devem ser bem protegidas o tempo todo nesse tipo de esporte, porque elas são muito usadas e entram em contato direto com o adversário. Quando damos um golpe, toda a força é absorvida pela mão. Por isso ela deve estar bem acolchoada!

As bandagens de boxe ou de kickboxing evitam fraturas ou torções, protegem os ossos e as articulações e diminuem o efeito dos golpes. Elas também são projetadas para absorver a transpiração e evitar que a mão faça atrito dentro da luva e machuque a pele ou as unhas.

Existem basicamente dois tipos de bandagens: de algodão e elásticas. As primeiras são as mais comuns, mas também são as que exigem uma certa técnica para serem colocadas. No primeiro dia que você for praticar boxe ou kickboxing, o técnico deve mostrar como colocar as bandagens. Cada um tem a sua própria técnica.

As de elástico se ajustam melhor e, para alguns, chegam até a cortar a circulação, mas elas são super fáceis de colocar e não é preciso ter ajuda de ninguém. Quanto ao preço, elas tendem a ser mais caras.

Agora que você sabe como devem ser as luvas e as bandagens para praticar boxe ou kickboxing… Entre no ringue!