8 motivos para tomar chá de camomila

4 de junho de 2019
Entre as infusões mais populares do mundo está o chá de camomila. Além de seu efeito positivo mais conhecido, o de beneficiar a flora intestinal, a camomila pode nos fornecer diferentes nutrientes.

O chá de camomila é uma das infusões mais populares e consumidas em todo o mundo. Além de seu sabor suave e delicioso, essa conhecida infusão contém muitos nutrientes que favorecem e fortalecem a saúde do corpo humano. São muitos os motivos para dizer sim ao chá de camomila.

Chá de camomila: por que tomá-lo?

1. Combate a ansiedade

O chá de camomila é uma infusão maravilhosa para aliviar a ansiedade e o estresse em geral. As doses baixas deste chá servem para acalmar a ansiedade, enquanto as doses mais altas ajudam a pessoa a dormir. Em geral, a camomila contém diferentes substâncias que contribuem para acalmar significativamente o sistema nervoso.

Além disso, esse tipo de chá é muito eficaz para relaxar. Isso se deve ao fato de conter luteolina, apigenina e bisabolol; todos esses compostos relaxam as fibras musculares e acalmam a ansiedade.

2. Anti-inflamatório

Uma das propriedades mais conhecidas dessa infusão é seu efeito anti-inflamatório. A camomila contém flavonóides e outros óleos voláteis, como o alfa-bisabolol, que ajudam a desinflamar e a aliviar os sintomas de diferentes doenças.

É por isso que é tão eficaz para aliviar desconfortos gerados pela irritação e inflamação da garganta.

3. Previne a diabetes

Existe uma relação direta entre o consumo regular de camomila e a prevenção da diabetes. Esse chá, desde que seja ingerido naturalmente, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. No entanto, também é necessário levar uma dieta equilibrada e praticar um pouco de exercício diariamente.

Chá de camomila: por que tomá-lo?

4. Menos dores menstruais

O consumo diário de chá de camomila permite aumentar os níveis de glicina. Trata-se de um tipo de aminoácido que ajuda a relaxar o útero.

Como resultado, os espasmos típicos que ocorrem no momento da menstruação são reduzidos significativamente e se tornam muito menos dolorosos.

5. Antioxidantes

Um dos melhores motivos para beber chá de camomila diariamente é que ele possui propriedades antioxidantes. Nesse sentido, os flavonóides presentes na flor de camomila ajudam a depurar o organismo de diferentes tipos de toxinas.

Portanto, o consumo regular desse chá não apenas ajuda a manter um metabolismo mais rápido e saudável, como também reduz as chances de desenvolver diferentes tipos de doenças.

6. Melhora a digestão

Como mencionamos, a camomila ajuda a aliviar a sensação de acidez e a desinflamar áreas como o estômago. Além disso, tomar uma xícara desse chá todos os dias também ajuda a melhorar a digestão. Por isso, é altamente recomendado para aquelas pessoas que costumam sofrer de desconfortos no estômago.

7. Diminui a insônia

Como vimos, a camomila em doses altas é muito eficaz contra a insônia. O motivo está em suas diferentes propriedades relaxantes, que ajudam a melhorar o sistema nervoso e reduzem os níveis de estresse e ansiedade.

Por outro lado, essa infusão também é muito eficaz para aliviar e melhorar dores e espasmos musculares. Isso, claro, se traduz em um melhor descanso.

8. Colabora no processo de perda de peso

A camomila também é um excelente aliado na perda ou no controle do peso corporal. Isso se deve não apenas às suas propriedades relaxantes, que reduzem consideravelmente a ansiedade, mas também ao seu sabor suave e delicado. Por este motivo, não requer aditivos como açúcar ou adoçantes.

A camomila ajuda a aliviar a sensação de acidez e a desinflamar áreas como o estômago

Além disso, essa infusão por si só praticamente não tem calorias e não há contraindicações quanto a tomá-la várias vezes ao dia. Essa planta natural contém inúmeras propriedades, que se traduzem em benefícios para o corpo humano. No entanto, esses benefícios não se limitam apenas ao seu consumo.

Dentro de sua variedade de usos, o chá de camomila está muito presente em diferentes procedimentos estéticos caseiros. Um bom exemplo é a colocação de compressas frias de chá sobre os olhos para reduzir a inflamação e as olheiras, mas há ainda muitos outros usos.

Esses motivos para beber chá de camomila resumem muito bem os diferentes benefícios que são obtidos a partir da ingestão dessa infusão. Como explicamos anteriormente, quase não contém calorias e seu sabor suave não torna necessário adicionar açúcares ou outros adoçantes. O resultado é um corpo desintoxicado e relaxado.

  • Beneficios de consumir manzanilla. Extraído de: http://www.lhaura.com/wp-content/uploads/2017/08/Agrosalud-Beneficios-de-consumior-manzanilla.pdf
  • Nuria Linares Gimeno. 2013. Plantas medicinales. Extraído de: http://www.fademur.es/_documentos/ponencias/Ponencia_Fademur_farmacia_OK.pdf