Vida sem açúcar: desintoxique o corpo

· 15 de maio de 2019
Você já analisou o seu consumo de açúcar diário? Descubra todas as razões pelas quais deve parar de consumir açúcar refinado.

O açúcar tornou-se uma praga presente na maioria dos alimentos que podemos encontrar nos supermercados. Certamente muitos dos alimentos que você come diariamente têm açúcar e você nem sequer sabe disso. Siga estas dicas, desintoxique o seu corpo e comece uma vida sem açúcar.

Alguns exemplos de alimentos com “açúcar mascarado” são salsichas processadas, massas e até arroz. O resultado disso é um consumo excessivo de açúcar que pode trazer sérios riscos para o seu corpo.

Vida sem açúcar: a dieta

Quando falamos da necessidade de eliminar o açúcar da dieta diária, estamos nos referindo ao açúcar adicionado aos produtos. Em outras palavras, muitos produtos não contêm naturalmente açúcar, ele é adicionado artificialmente para tornar tais produtos mais atraentes para o consumidor.

Este açúcar não traz nada de positivo para o corpo, por isso não deve ser consumido. É melhor consumir o açúcar em sua forma natural, pois está associado a nutrientes como vitaminas ou proteínas. Um exemplo claro disso são as frutas. Ou seja, elas são a melhor maneira de ingerir açúcar e vitaminas ao mesmo tempo.

Ao longo do dia consumimos uma enorme quantidade de açúcar. O mais perigoso é que não temos consciência disso. Um exercício que te abrirá os olhos será registrar durante um dia as gramas de açúcar que você consome. Você pode facilmente fazer isso vendo a composição dos produtos na tabela nutricional.

Certamente no final do dia você ficará chocado ao ver todo o açúcar que consumiu. Para evitar que isto aconteça, a melhor opção é deixar de consumir açúcar refinado. Dessa forma, você evitará todos os problemas que te explicaremos a seguir.

Benefícios de cortar o açúcar refinado

1. Prevenir a diabetes

A diabetes é uma das doenças mais comuns no mundo. Estima-se que 8% da população adulta mundial sofra com esse mal. Além disso, esse é um número que cresce dramaticamente ano após ano. As mudanças na dieta e o aumento do consumo de açúcar desempenham, sem dúvida, um papel fundamental neste aumento.

Diabetes e esporte: afetam a minha dieta?

Vários estudos têm demonstrado que a ingestão constante de açúcar está diretamente relacionada ao início da diabetes. É verdade que este consumo não produz a diabetes diretamente, mas sim indiretamente.

O que acontece é uma reação em cadeia: o consumo de açúcar refinado está intimamente relacionado à obesidade por causa do alto teor calórico desses produtos. Além disso, as pessoas com obesidade são mais propensas a terem diabetes.

2. Você terá mais energia com uma vida sem açúcar

Os alimentos ricos em açúcar são difíceis de digerir. Nosso sistema digestivo leva várias horas para processá-los completamente, e o corpo nota isso.

É comum ter uma sensação de cansaço ou sono após as refeições. A diferença é que se você comer alimentos com um alto teor de açúcar, você estará alongando esse processo.

Como resultado, você se sentirá privado de energia por várias horas após as refeições. Portanto, você não será ativo o suficiente e terá uma sensação constante de cansaço.

3. Você vai comer de forma mais saudável

Eliminar os açúcares refinados é sinônimo de deixar de consumir muitos industrializados e fast-food. Assim, ao mesmo tempo em que pararemos de comer açúcar, teremos uma dieta muito mais saudável. Esta é, sem dúvida, uma boa razão para parar de consumir açúcares.

Além disso, uma alimentação mais saudável evitará problemas como excesso de peso, obesidade ou doenças cardíacas.

4. Melhorar a sua saúde oral

O açúcar é o principal inimigo da saúde oral. Seu consumo favorece o aparecimento de cáries, o que pode levar a outros problemas mais graves. Ao reduzir a ingestão de açúcar, conseguimos reduzir a probabilidade de sofrer esses problemas irritantes que todos nós estamos propensos a sofrer ocasionalmente.

Uma mulher fazendo um check-up de cárie no dentista.

De qualquer forma, lembre-se que a escovação dos dentes após as refeições e visitas regulares ao dentista são essenciais para manter uma saúde bucal adequada.

O açúcar é um dos principais inimigos da saúde. Seu uso para a elaboração de produtos é tão difundido que é realmente difícil parar de consumi-lo. Como mostramos, vale a pena fazer um esforço para o bem da nossa saúde.

Evite açúcares refinados e consuma apenas os provenientes naturalmente dos alimentos. Esta é a melhor fórmula para evitar problemas como diabetes, excesso de peso ou falta de energia. Além disso, ao mesmo tempo, você estará comendo de uma maneira muito mais saudável do que antes.

  • Cabezas Zabala, C. C., Hernández Torres, B. C., & Vargas Zárate, M. (2016). Azúcares adicionados a los alimentos: efectos en la salud y regulación mundial. Revisión de la literatura. Revista de La Facultad de Medicina64(2), 319. https://doi.org/10.15446/revfacmed.v64n2.52143
  • Saltiel Berzin, R. (2008). Hipoglucemia y la diabetes: ¿Como puedo prevenirlas?