Benefícios do esporte: motivos para incentivar sua prática

15 de fevereiro de 2020
A prática esportiva vem acompanhada de inúmeros benefícios para a saúde, como, por exemplo, a perda de peso. No seguinte artigo, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre as consequências positivas de colocar o corpo em movimento.

Sabe-se bem que o esporte traz inúmeros benefícios para a saúde. De fato, os benefícios do esporte têm um impacto tanto físico quanto mental. Por isso, pode ser interessante repassar quais são os efeitos positivos do exercício para as pessoas que o praticam.

Certamente, a atividade física faz com que você se sinta bem no que se refere ao corpo e à mente, ao mesmo tempo em que você se diverte. Fazer atividades esportivas de maneira regular e combiná-las com uma dieta equilibrada é a melhor maneira de garantir o bem-estar de um indivíduo.

O esporte permite ter uma boa condição física. Isso é algo que, além da melhora das suas atividades esportivas, facilita a vida diária. No entanto, se exceder com o esporte também pode trazer maior risco de lesões, porque os movimentos repetitivos podem sobrecarregar o corpo e afetar o desenvolvimento muscular.

Para reduzir as probabilidades de sofrer uma lesão, qualquer que seja a temperatura na qual você pratique um esporte, um bom aquecimento é sempre essencial.

Do mesmo modo, você precisa saber que há tanto esportes internos quanto externos, assim como também há os de time e modalidades individuais. Entretanto, o mais importante para qualquer esportista é escolher aquele que melhor se adapta aos seus gostos e às suas necessidades.

Quais são os melhores benefícios do esporte?

1. Elemento socializador

O primeiro dos benefícios do esporte é que ele permite que você conheça muitas pessoas, amplie o círculo de amigos e fomente as habilidades de comunicação. Assim, por meio dos esportes, você vai conhecer pessoas com interesses semelhantes, e é provável que você faça muitas novas amizades.

Além disso, trata-se de uma ótima forma de socializar, que promove o desenvolvimento de muitos valores. Exemplos disso podem ser o fato de ter que respeitar as regras do jogo ou a necessidade de trabalhar em equipe em busca de um mesmo objetivo.

Benefícios do esporte

Em síntese, o esporte desenvolve habilidades comunicativas e evita o isolamento social. Tudo isso é promovido pela prática grupal, o que também transmite valores como o respeito por si mesmo e pelos demais, por exemplo.

2. Mais felicidade

Outra coisa que você precisa saber é que, se você treinar regularmente, vai se sentir muito melhor com o seu corpo, mas também mentalmente.

Isso ocorre porque a prática de esporte gera um bem-estar físico e mental por conta da secreção de hormônios como a endorfina, que gera uma verdadeira sensação de prazer e euforia.

Além disso, a energia e o vigor conseguidos por meio da atividade física ajudam você a realizar certas tarefas diárias com maior facilidade.

Como se não bastasse, a prática de esporte tem uma ação calmante e permite se desconectar das preocupações da vida cotidiana.

A atividade física dará a você mais energia, gerando um efeito realmente positivo nas suas outras atividades. Sem dúvida, é uma forma divertida de passar o tempo e dá a oportunidade de fazer o que você ama ou, pelo menos, de relaxar.

3. Maior confiança, um dos benefícios do esporte que mais se destaca

Ao treinar com frequência e trabalhar para alcançar objetivos concretos, o esporte permite aumentar a confiança e as habilidades. Em outras palavras, conseguir pequenas conquistas esportivas faz com que você tenha uma melhor autoestima, o que dá a você a capacidade de assumir novos projetos e tarefas na sua vida cotidiana.

4. Controla o seu peso

Por último, mas não menos importante, a prática de exercício permite controlar o peso corporal. De fato, não tenha dúvida alguma de que a atividade física é essencial para lutar contra o sobrepeso e a obesidade, já que, quando você treina, você queima calorias.

Quanto mais alta for a intensidade, maior vai ser o número de calorias queimadas.

Benefícios do esporte

Com certeza o exercício regular permitirá que você queime calorias e, assim, vai facilitar a perda de peso. Se você quiser emagrecer, recomendamos atividades cardiovasculares, como, por exemplo, a corrida ou o ciclismo.

Pelo contrário, se a sua missão for tonificar os músculos, o ideal é escolher exercícios com pesos ou esportes como a natação. Não se esqueça de que, seja qual for o seu objetivo, o mais importante é manter uma dieta equilibrada.

Antes de finalizar, recomendamos que você escolha um esporte levando em conta os seus gostos, seja individualmente ou em time.

O ideal é fazer uma atividade física com regularidade se você desejar se manter saudável, tanto mental quanto fisicamente. O que você está esperando para escolher o seu esporte favorito e aproveitar os seus inúmeros benefícios?

  • Aparicio Garcia-Molina, V. A., Carbonell Baeza, A., & Delgado Fernández, M. (2010). Revisión. Beneficios de la actividad física en personas mayores. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de La Actividad Física y Del Deporte, 10(40), 556–576.
  • Ramírez, W., Vinaccia, S., & Gustavo, R. S. (2018). El impacto de la actividad física y el deporte sobre la salud, la cognición, la socialización y el rendimiento académico: una revisión teórica. Revista de Estudios Sociales, (18), 67–75. https://doi.org/10.7440/res18.2004.06
  • Guillén García, F., Castro Sánchez, J. J., & Guillén García, M. Á. (1997). Calidad de vida, salud y ejercicio físico : Revista de Psicología Del Deporte, 6(2), 0091–0110. Retrieved from https://ddd.uab.cat/record/63598