Dicas para ter mais confiança em si mesmo

12 de dezembro de 2019
A autoconfiança é um elemento importante para se relacionar com o seu ambiente e ter um melhor desempenho nas atividades que você realiza. Compartilharemos neste artigo algumas dicas para ganhar mais confiança.

Confiar nas pessoas, situações e até em nós mesmos denota segurança e firmeza de maneira positiva. Às vezes, a autoconfiança diminui com várias experiências e pensamentos. No entanto, existem maneiras de aumentá-la e sentir-se completo e feliz. Tome nota destas dicas para estimular a confiança em si mesmo!

O desenvolvimento de pilares estáveis ​​de confiança pode ser um grande benefício para a autoestima e como nos projetamos para o mundo exterior.

Dicas para ter confiança em si mesmo

1. Fique longe de pessoas negativas

A negatividade tende a prejudicar a saúde e nosso psicológico, direta ou indiretamente. Embora a confiança em si mesmo seja responsabilidade sua, grande parte da sua segurança também depende das pessoas ao seu redor.  

Talvez quando você era criança, não tivesse controle sobre as pessoas em seu ambiente ou dos pensamentos negativos. No entanto, agora você tem o poder de escolher quem você quer na sua vida.

Pense nos membros do seu círculo social e como eles fazem você se sentir. Mantenha aqueles que evocam sentimentos positivos e fazem você dar o melhor de si mesmo.

Pessoas negativas, conflitantes e problemáticas sugam a sua energia e causam estresse e danos na forma como você se sente. Você não deve se sentir culpado por se afastar dessas pessoas. Pelo contrário, é muito mais saudável para você.

Dicas para ter confiança em si mesmo

2. Aumente o seu amor próprio

Se você não tiver amor para dar a si mesmo, o que você poderá oferecer aos outros? É essencial que você aprenda a viver consigo mesmo, a amar a si mesmo, a se ouvir, a seguir o seu instinto e a reconhecer as suas realizações.

Você é a pessoa com quem você passará o resto da vida. Amigos e amores vêm e vão, e a família nem sempre estará presente para você. Portanto, você deve saber ficar consigo mesmo, elevar a sua autoestima e, através dela, irradiar boas energias.

3. Enfrente os seus medos para ganhar confiança

Quando nos sentimos no controle e à vontade com alguma situação, o medo não aparece. Por outro lado, o desconhecido e as situações que escapam do nosso controle causam medo e diminuem a nossa confiança.

Nessas circunstâncias, enfrentar o medo é uma maneira de fortalecer a sua confiança. Pelo contrário, ignorá-lo ou evitá-lo apenas tornará os medos maiores e lhes dará mais força.

Obviamente, você não enfrentará os seus medos repentinamente, nem precisa criar uma experiência traumática. Pelo contrário, pouco a pouco, aproxime-se dos seus medos, estude-os e supere-os.

4. Não se isole

Fechar-se a novas experiências, pessoas e lugares não o ajudará a aumentar a sua confiança em si mesmo. Isolar-se de novas possibilidades impede que você melhore ou cresça, pois, com o passar do tempo, há situações que precisamos aprender a enfrentar com a maior confiança possível.

Portanto, não se feche a experiências que possam mudar a perspectiva de si mesmo e do seu ambiente. Geralmente, novas experiências deixam traços de aprendizado que fortalecem os nossos valores e nos tornam pessoas mais seguras.

Não se isole

5. Seja você mesmo

Agir como uma pessoa que você não é demonstra pouca confiança em si mesmo. Você precisa se apegar a quem você realmente é. Ser fiel a si mesmo é uma excelente maneira de se conhecer e se aceitar.

Além disso, se você não mostrar a sua personalidade, é muito provável que construa um tipo de concha que oculte o seu verdadeiro eu. A longo prazo, isso se torna um problema, tanto devido a como você se projeta em relação aos outros quanto a como você se sente consigo mesmo.

Portanto, não tenha vergonha dos seus gostos, aparência ou personalidade. Cada pessoa é única, por isso somos todos diferentes e temos virtudes diferentes.

A autoconfiança é algo que você deve construir todos os dias, pois a cada dia você aprende algo novo e enfrenta situações diferentes. Em qualquer área que você queira se sair bem, a confiança desempenha um papel importante.

Estas pequenas dicas podem ajudar você a confiar mais em si mesmo. Se você se sente bem, tudo ao seu redor parece diferente e as energias fluem de uma maneira positiva. Confiar em si mesmo é fundamental para o seu bem-estar!

  • Bénabou, R., & Tirole, J. (2002, August). Self-confidence and personal motivation. Quarterly Journal of Economics. https://doi.org/10.1162/003355302760193913
  • Cook, K. S., & Gerbasi, A. (2017). Trust. In The Oxford Handbook of Analytical Sociology (pp. 218–241). Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780199215362.013.10
  • Dincer, O. C., & Uslaner, E. M. (2010). Trust and growth. Public Choice142(1–2), 59–67. https://doi.org/10.1007/s11127-009-9473-4
  • Deutsch, M. (1958). Trust and suspicion. Journal of Conflict Resolution2(4), 265–279. https://doi.org/10.1177/002200275800200401