5 motivos para fazer trekking que envolvem o corpo e a mente

20 de janeiro de 2020
Cada vez mais pessoas experimentam fazer trekking pelos seus múltiplos benefícios para o corpo e a mente. Falamos tudo o que você precisa saber neste artigo.

O trekking é uma das melhores formas de explorar e apreciar a beleza da natureza. Além disso, como esporte, ele traz incríveis benefícios. Assim, neste artigo, falamos quais são os motivos para fazer trekking. Preste atenção e descubra-os a seguir!

Fazer exercício em uma academia pode parecer pouco animador depois de um dia sentado na escrivaninha do escritório de trabalho. De fato, não é surpreendente que um número cada vez maior de pessoas comece a abandonar a academia e comece a caminhar por trilhas para melhorar a saúde.

Os benefícios para a saúde do trekking são um motivo importante pelo qual ele se transformou em uma atividade tão popular. Isso porque esse esporte age como um reforço perfeito para a melhora do humor.

Ele combina os benefícios físicos de um treino com o adicional de melhorar a saúde mental. Esse último benefício se dá uma vez que é praticado na natureza enquanto você socializa com outros excursionistas.

Os motivos mais importantes para fazer trekking

Caminhar pela natureza e respirar ar fresco pode ser o treino perfeito para o corpo. Como se não bastasse, isso pode eliminar a negatividade e o estresse da mente dos esportistas.

Assim, longe das redes sociais, do estilo de vida atarefado e barulhento, da televisão e das notícias, esse esporte proporciona para a mente uma sensação de relaxamento e de calma de maneira automática.

Portanto, a combinação de estar em um belo ambiente natural, se divertir e estar ativo pode trazer um efeito mental extremamente positivo. De fato, o trekking é uma forma de meditaçãomediante a qual você pode se concentrar conscientemente em cada passo e sentir o contato com o solo.

Efetivamente, realizar trekking em lugares remotos pode ensinar a você quais são as coisas que são primordiais na sua vida e quais não são. No entanto, esse é apenas um dos seus benefícios. Detalharemos outros na seguinte lista:

1. Melhora a condição física

Um dos principais motivos para fazer trekking é que ele melhora imensamente a saúde física. O terreno desigual proporciona um treino adequado para todo o corpo e tonifica todos os músculos. Como se não bastasse, suportar o peso da mochila também fará com que as suas costas e abdômen fiquem mais fortes.

motivos para fazer trekking

2. Potencializa a força cardiovascular

O trekking é uma excelente maneira de aumentar a resistência aeróbica e muscular. Embora ele não seja necessariamente um esporte muito intenso, a frequência cardíaca se mantém constante e aumentando.

Por esse motivo, o fluxo de sangue para os músculos e para o cérebro aumenta. Além disso, quanto mais você respirar ar fresco, mais ativos ficarão os seus pulmões e mais sangue o coração vai bombear.

3. Reduz o estresse

O trekking é uma excelente maneira de reduzir o estresse na sua vida, devido à liberação de endorfinas. Aproveitar o ar fresco da natureza ao realizá-lo é uma excelente maneira de ajudar a melhorar a sua saúde mental.

Esse esporte refresca a mente e cura o corpo, agindo, assim, como um aniquilador total do estresse.

Diferentemente dos entediantes exercícios com pesos ou das longas sessões na esteira, o trekking oferece a oportunidade de relaxar e fazer exercício em ambientes naturais. Portanto, ele oferece um descanso muito necessário da monotonia rotineira da vida.

4. Ajuda a fazer amizades

Durante essa experiência esportiva, você vai encontrar pessoas com interesses similares e fazer novos amigos. Como se não bastasse, trata-se de uma atividade física que pode ser realizada em grupo, seja com amigos, seja com a família ou de maneira individual. Seja como for, qualquer opção é boa para quebrar a rotina!

motivos para fazer trekking

5. Queima calorias

Quando ele é combinado com uma alimentação adequada, esse esporte faz com que o corpo use a gordura como fonte de combustível dominante. Isso é uma excelente notícia para aquelas pessoas que desejam fazer uma atividade física que permita melhorar a sua aparência e a sua saúde igualmente.

Antes de finalizar, vale lembrar que o trekking é uma atividade física que não apenas oferece a adrenalina que você procura, mas também que fornece incríveis vantagens para a saúde e permite que os esportistas se mantenham em forma. Por tudo isso, por que não praticar esse esporte?

  • Pretty, J. (2006). How nature contributes to mental and physical health. Spirituality and Health International, 5(2), 68–78. https://doi.org/10.1002/shi.220
  • Kang, S.-J. (2014). Trekking exercise promotes cardiovascular health and fitness benefits in older obese women. Journal of Exercise Rehabilitation, 10(4), 225–229. https://doi.org/10.12965/jer.140136
  • Ayala, R., Shu, T., & Tsai, L. H. (2007, January 12). Trekking across the Brain: The Journey of Neuronal Migration. Cell. https://doi.org/10.1016/j.cell.2006.12.021